sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Professora ateia fogo ao próprio corpo

 Policiais e ambulâncias foram enviados ao local 
depois que a professora colocou fogo no próprio corpo

Uma professora de matemática sobreviveu após atear fogo ao próprio corpo na escola de ensino médio onde dava aulas, em Béziers, no sul da França.

Alunos e professores viram a mulher de 44 anos se cobrir com gasolina no pátio e gritar, logo antes de acender um isqueiro.
Várias pessoas teriam tentado apagar o fogo com cobertores, mas ela teria pedido que a deixassem em paz.
Um helicóptero ambulância levou a professora até o hospital de Montpellier, onde ela está internada em estado grave, mas estável.

Relacionamento difícil

Relatos na mídia local indicam que a professora não tinha um bom relacionamento com os estudantes e que teria tido um "encontro difícil" com vários deles na noite anterior para discutir seu "estilo rigoroso de ensino".
O ministro da Educação da França, Luc Chatel, foi até o hospital e disse estar chocado com "o ato de desespero"
.
Falando à rádio RTL, ele disse que a professora "estava em uma situação de grande fragilidade" e que uma investigação está sendo conduzida.

A escola Jean Moulin dispensou todos os alunos após o incidente e estabeleceu uma unidade para oferecer apoio psicológico às testemunhas da tentativa de suicídio.

BBC brasil

Pan começa nesta sexta com festa grandiosa e 518 atletas brasileiros

 

Cerimônia de abertura começa às 22h e abre transmissão histórica da Record

Portugal anuncia cortes no orçamento e aumento de jornada de trabalho


O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, anunciou nesta quinta-feira novos cortes no orçamento do país para o ano de 2012.
As medidas incluem o fim do 13º e do 14º salário dos funcionários públicos e dos aposentados portugueses que recebem mais de mil euros, além do aumento de meia hora na jornada de trabalho sem compensação salarial.
Em Portugal, além do salário de Natal, os trabalhadores recebem um pagamento extra quando tiram férias.
As medidas também afetarão os cidadãos que pagam o maior imposto de renda, já que eles vão perder o direito de descontar despesas de saúde e educação. O governo divulgou ainda uma lista de produtos que terá maiores impostos.
"Vivemos num momento de emergência. Quando tomei posse, em meados deste ano, cerca de 70% do deficit para o final do ano já fora esgotado. Em consequência, o ajuste tem que ser mais profundo. Temos agora que fazer mais, muito mais, do que estava inicialmente estabelecido", disse Coelho.

Fatores negativos

Segundo o primeiro-ministro, as medidas evitarão que o país fique sem condições de manter o programa de resgate do Fundo Monetário Internacional, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu.
"Se nos víssemos privados da assistência externa, teríamos de enfrentar imediatamente uma situação em que estaria em jogo o pagamento de salários e a importação de bens essenciais. Teríamos uma demissão indiscriminada de funcionários públicos", explicou.
Coelho, que assumiu o poder em junho, afirmou que as medidas são consequência de uma conjugação de fatores negativos, como a explosão do deficit português e o agravamento da crise internacional.
Além disso, o governo português encontrou desvios na execução do orçamento de 2011 superiores a 3 bilhões de euros.

Menos feriados

O premiê disse ainda que as medidas destinam-se a manter os empregos e aumentar a produtividade. O governo planeja também uma diminuição do número de feriados no país, que será negociada com a Igreja católica.
"As medidas que constam do orçamento são a resposta mais prudente às ameaças de uma espiral descendente e de uma paralisação dos serviços do Estado", afirmou.
Coelho garantiu que o corte do 13º e do 14º salários será apenas pelos próximos dois anos e para quem recebe mais de mil euros. Quem recebe menos do que esse valor ficará sem um dos dois salários.
O Partido Socialista português, principal nome da oposição, disse que esperaria para ver o conjunto do orçamento antes de fazer comentários. O líder do partido disse que a probabilidade de votar contra as medidas era inferior a 0,5%.

Jair Rattner