segunda-feira, 4 de abril de 2011

Complemento x adjunto

Quem acompanha esta coluna sabe que evitamos o “nomenclaturismo gramatical”. Aquela história de aprender a identificar um “agente da passiva”, uma “oração subordinada substantiva objetiva direta”... Somos rigorosamente contra essa forma de ensino da língua portuguesa. Mas hoje vamos abrir uma exceção. Tudo porque a jovem Larissa Alves, 14 anos, nos enviou uma mensagem em que fez um pedido: “Professor Laércio, por favor, me ensine a saber a diferença entre um adjunto adnominal e um complemento nominal”.

Por ser estudante do 8º ano do ensino fundamental, esse conteúdo está sendo cobrado a Larissa. A nosso ver, saber diferenciar um adjunto adnominal de um complemento só tem utilidade quando esse conhecimento é vinculado à produção de texto. Ou seja, quando o conhecimento do que é um sujeito, um objeto, um adjunto, ajuda o aluno a produzir bons textos. O professor, portanto, precisa associar o ensino de sintaxe à produção textual.

Posto isso, vamos atender ao pedido de Larissa: cara leitora, antes de tudo você precisa saber que o complemento nominal, como o próprio nome diz, completa o significado de um nome, ao passo que o adjunto é apenas um termo acessório, não é necessário para dar sentido ao nome.

O complemento nominal sempre é iniciado por preposição, o adjunto, às vezes. Quando o adjunto não é iniciado por preposição, é tranquilo, não existe a confusão complemento/adjunto. Mas, quando é, surgem os casos em que o aluno tem dificuldade para distinguir esses dois termos.

» DESAFIO AO LEITOR

» O verbo “aprazer” está corretamente conjugado em:

a) Ontem eu me aprazi olhando a Lua.

b) Ontem eu me aprouve olhando a Lua.

c) As duas formas estão corretas.

Tire suas dúvidas

Complemento x adjunto (2)

Para não ter essa dificuldade, o estudante tem de ficar atento às diferenças entre o complemento nominal e o adjunto adnominal.

PRIMEIRA DIFERENÇA: o complemento nominal se liga a substantivos abstratos, a adjetivos e a advérbios, o adjunto se liga a substantivos, que podem ser abstratos ou concretos.

SEGUNDA DIFERENÇA: o complemento nominal tem sentido passivo, ou seja, recebe a ação expressa pelo nome a que se liga, o adjunto tem sentido ativo, isto é, ele pratica a ação expressa pelo substantivo modificado por ele.

TERCEIRA DIFERENÇA: o complemento não expressa ideia de posse, o adjunto frequentemente indica posse.

Complemento x adjunto (3)

Vamos agora praticar essa teoria: “As casas de madeira são ótimas no inverno”.

“De madeira” é complemento nominal ou adjunto?

Lembra-se do que dissemos na “primeira diferença”? O complemento nominal se liga exclusivamente a substantivos abstratos. “De madeira” está modificando um substantivo concreto, “casas”. Logo, “de madeira” é adjunto adnominal.

Mais um exemplo: “A fuga do ladrão foi ousada”.

Há neste caso ideia de posse: “do ladrão” é, portanto, adjunto adnominal.

No blog Português na Rede (www.portuguesnarede.com)continuamos este texto e damos mais exemplos.

A pergunta que não quer calar

Como finalmente se pronuncia a palavra “recorde”? (Elias Martins – Recife-PE)

Resposta

A palavra “recorde” é paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima, “-cor”. Existe também a variante “récorde”, proparoxítona e com acento no “e” inicial.

Resposta do desafio

Tradicionalmente o verbo “aprazer” é irregular no pretérito (e nos derivados deste): eu aprouve, ele aprouve, nós aprouvemos, eles aprouveram. Hoje, porém, se aceita a conjugação regular no pretérito desse verbo: eu aprazi, ele aprazeu, nós aprazemos, eles aprazeram. Letra “c” é, portanto, a resposta correta.


LAÉRCIO LUTIBERGUE

UPE divulga mudanças no conteúdo do vestibular



Como antecipou o NE 10, a Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (1º), novidades no conteúdo programático do seu processo seletivo. As mudanças passam a valer já para o Vestibular 2012 e estendem-se ao Sistema Seriado de Avaliação.
Embora tenha divulgado os novos conteúdos nesta sexta, a comissão do Vestibular da UPE só deverá comentar as mudanças na próxima segunda-feira (04). O NE 10 tentou entrar em contato, durante todo o dia, com a presidente da comissão Izabel Avelar, mas não teve retorno. No entato, a assessoria da Universidade informou que será divulgado um resumo com as principais mudanças na manhã da segunda.

Muitos professores de cursinhos e escolas do Recife avaliaram o novo conteúdo. "Parabenizo a UPE pela iniciativa de reformular o programa e de ouvir a opinião dos educadores", afimou o professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Motivo, Mário Souza. No último mês de março, a UPE reuniu uma comissão formada por representantes de escolas particulares e públicas do ensino médio para uma avaliação da prova do último exame.

Para Mário Souza, em relação ao conteúdo de Filosofia, a mudança mais polêmica foi a retirada do assunto lógica. "Não concordo com a mudança. Nos últimos anos, as provas da UPE sempre abordam questões de lógica", explicou. Sobre Sociologia, o professor estranhou uma maior redução dos assuntos do vestibular tradicional em relação aos seriados. "Geralmente, o vestibular tradicional reúne os assuntos dos seriados do 1º ao 3º ano. Dos 12 temas resultantes da soma das três provas, apenas quatro estão no conteúdo do vestibular clássico", disse.

O professor de Química do Motivo, Gustavo Hollanda, também falou sobre as mudanças. "No geral, acho que as provas de Química estão mais 'leves' e trazem assuntos mais atuais e humanos. Grande parte dos temas já são abordados nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como contaminação e proteção do meio ambiente", disse. Segundo ele, o conteúdo do Sistema Seriado de Avaliação para o 2º ano foi o que sofreu mais mudanças.
Confira os novos conteúdos programáticos:

» Vestibular tradicional

» Sistema Seriado de Avaliação

Inscrições para Pró-IFPE do campus Caruaru seguem até a próxima sexta



Começam nesta segunda-feira (04), as inscrições para o Pró-IFPE do campus Caruaru, um programa voltado para preparação de candidatos para concorrer à seleção por uma das vagas de cursos técnicos oferecidas pela a Instituição – uma espécie de cursinho pré-vestibular gratuito.

A oportunidade é somente para estudantes da rede pública de ensino, estadual ou municipal, ou bolsistas de escolas particulares. É necessário estar cursando ou já ter concluído o terceiro ano do nível médio. 

As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (08) e devem ser feitas no próprio campus, localizado na estrada do Alto do Moura, Km-3,8; no Distrito Industrial 3. São oferecidas 40 vagas. Quem passar vai ter aulas de Português, Matemática, Física e Química. Não é cobrada qualquer taxa de inscrição ou mensalidade.

O campus Caruaru do IFPE também está com inscrições abertas, até sexta-feira, para o programa de estágio. Ao todo, são oferecidas 11 vagas. As oportunidades para quem está no ensino superior são para os cursos de Pedagogia, Administração, Ciências da Computação ou áreas afins e ainda nas licenciaturas de Química e Física. As bolsas são de R$ 520, mais vale transporte no valor de R$ 132.

Há também oportunidades para estudantes dos cursos técnicos de Edificações, Administração, Mecatrônica e Segurança do Trabalho. Neste caso a bolsa é de R$ 290 mais vale transporte de R$ 132. 

Informações sobre o Pró-IFPE podem ser obtidas através do telefone (81) 8193-5983. Já os interessados em se candidatar às vagas de estágio podem tirar dúvidas através do (81) 8107-5280. Também há informações no site do IFPE sobre os dois programas. 

Ambev abre inscrições para programa de trainee industrial


No fim do programa, os trainees são contratados




A Ambev abre inscrições para a segunda edição do programa de trainee industrial. A companhia vai selecionar, até 1º de maio, estudantes de todo o país, formados desde o segundo semestre de 2009 ou que irão se formar em julho deste ano. Estudantes dos cursos de engenharia, química, farmácia, agronomia e biologia podem se inscrever pelo site da instituição.

Não há limite de vagas e o treinamento total tem duração de até 18 meses. No fim do programa, os trainees serão contratados. Entre os critérios analisados estão habilidade para gerenciamento de pessoas, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, negociação, capacidade de liderança, visão empreendedora, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país, e inglês fluente.

Ao longo do período de treinamento, os selecionados passam por todas as áreas da companhia. Durante os cinco primeiros meses, os trainees conhecem o processo de produção das unidades fabris, passam pelas áreas comerciais (distribuição e vendas) dos Centros de Distribuição Direta (CDD) e participam de treinamento estratégico na central administrativa, em São Paulo, para se aprofundar na cultura Ambev. 

Nos sete meses seguintes, os jovens recebem orientação dirigida para a área que optaram, seja engenharia industrial ou mestre cervejeiro, e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Após esses 12 meses de programa, os trainees são alocados em projetos assistidos no Brasil ou enviados ao exterior para complementarem a formação com cursos específicos.   

A Ambev conta atualmente com 116 mestres cervejeiros em todas as suas operações. O profissional é responsável por garantir o rígido cumprimento dos padrões de qualidade das fábricas. Ele também avalia todos os insumos e matérias-primas, observando questões como transporte e armazenagem.