sexta-feira, 10 de agosto de 2012

100 anos de Jorge Amado: o que você sabe sobre suas obras?


A mulher sensual, o homem fogoso e infiel, o coronel malvado e o defensor dos pobres e injustiçados. Quem conhece a obra de Jorge Amado já sabe de cor os perfis psicológicos retratados pelo baiano que completaria 100 anos em 10 de agosto. Militante do Partido Comunista e com livros traduzidos em 48 idiomas e dialetos, o escritor é um dos maiores expoentes da literatura brasileira contemporânea. 

Descubra o que você sabe sobre os personagens de Jorge Amado

A Bahia e o sincretismo religioso, no qual catolicismo e candomblé convivem em harmonia, são contextos frequentemente retratados ao longo das obras, afirma o professor de literatura e autor do Sistema Anglo de Ensino, Mauro Soares Filho. Ele lembra que a valorização da religião africana também ocorreu quando Jorge Amado foi deputado federal pelo PC e criou a Lei da Liberdade Religiosa e de Culto - em vigor até hoje e que assegura o direito de exercer rituais de fé.

Apesar da grande lista de personagens famosos, normalmente os perfis não têm grande densidade psicológica, defende o professor. "Em geral, eles são um tanto quanto esquemáticos, seguindo grandes arquétipos: a beata, o pai de família, o homem e a mulher sensuais", explica.

Mesmo assim, sucessos como Gabriela, Cravo e Canela, Tieta do Agreste, Dona Flor e seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres e Capitães da Areia asseguraram a fama do autor que, entre os dias 17 de abril e 22 de julho deste ano, foi homenageado na exposição "Jorge Amado e Universal", no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, trabalho que estreará no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, no dia de seu centenário.

Responda o quiz acima e teste seus conhecimentos sobre os personagens das obras de um dos maiores escritores brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário