domingo, 5 de agosto de 2012
sábado, 4 de agosto de 2012
ProUni: termina hoje prazo para manifestação de interesse em vagas
Hoje é o último dia para estudantes manifestarem interesse na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados em participar da seleção para as vagas remanescentes devem fazer a declaração no site do ProUni.
Mais de 450 mil se inscreveram para participar do programa.
Para o segundo semestre de 2012, foram oferecidas 52.487 bolsas integrais e 37.824 parciais (que custeiam 50% da mensalidade). O benefício integral destina-se a estudantes com renda familiar per capita mensal até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais são reservadas a quem tem renda familiar per capita até três salários mínimos.
O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Para participar, é preciso ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. É pré-requisito também ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e atingido pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas, além de não ter zerado a nota da redação.
Terra
UPE prorroga inscrições do sistema seriado até o dia 16
A Universidade de Pernambuco (UPE) prorrogou as inscrições do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da instituição. Os interessados em concorrer a uma das vagas da terão até o dia 16 de agosto para efetuarem suas inscrições no site da instituição. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70 e deve ser pago até o dia 20 de agosto.
As provas da 1ª e 2ª fases do SSA/UPE serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, sendo a primeira pela manhã e a segunda na parte da tarde. Já a 3ª fase ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro. O resultado da 3ª fase será divulgado até o dia 30 de janeiro de 2013.
Ao todo, a UPE está oferecendo 694 vagas para o SSA, destinadas para estudantes que realizaram provas no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. O estudante terá quatro horas e meia para realizar as provas com um total de 148 questões, um incremento de oito questões em relação ao ano passado.
A novidade para este ano é o aumento do número de cursos de graduação, que passam de 44 para 52. Os oito novos cursos são: Licenciatura em Ciências Sociais (40 vagas), Bacharelado em Saúde Coletiva (20 vagas), Direito (30 vagas), que serão ofertados no campus da instituição em Santo Amaro; pertencentes ao campus Mata Norte (Nazaré da Mata) são Licenciatura em Letras Espanhol (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas); Serviço Social (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas) oferecidos no campus Mata Sul (Palmares); e Medicina (20 vagas) no campus da UPE em Serra Talhada.
O critério para concorrer ao sistema de cotas (20% das vagas de todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno) permanece o mesmo do ano passado. O sistema define como cotista aquele candidato que cursou, integral e exclusivamente, o ensino fundamental ( 5a à 8a séries) e o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais do Estado de Pernambuco. Não são considerados cotistas estudantes oriundos de instituições federais ou filantrópicas. O candidato dito cotista que não comprovar sua condição será eliminado definitivamente do processo.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: processodeingresso@upe.pe.gov.br ou do telefone: (81) 3183-3660 / 3791.
Terra
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Sapinho de 3 dedos é mais nova espécie da Mata Atlântica
Nova espécie mede apenas 1,5 centímetro de comprimento e vive em regiões altas da Mata Atlântica do Paraná. (Foto: Divulgação)
Este sapinho acabou de ser descoberto. Ele mede 1,5 centímetro de comprimento e tem cor alaranjada. Só foi encontrado nas partes mais altas, acima dos 900 metros de altitude, da Reserva Natural Salto Morato, uma área 2,3 mil hectares de Mata Atlântica, administrada pela Fundação Grupo Boticário, em Guaraqueçaba, Paraná. A nova espécie foi denominada Brachycephalus tridactylus, devido a ter apenas três dedos nos membros da frente.
O pequeno anuro foi encontrado em fevereiro de 2007, pelo biólogo Michel V Garey. Mas só no mês de junho deste ano, a descoberta foi publicada e oficialmente reconhecida na revista internacional Herptologica. É a segunda espécie descoberta na regiáo. Em 2002, pesquisadores descreveram o bagreListrura boticario, na mesma reserva.
A descoberta ocorreu durante um estudo da Universidade Federal do Paraná, com apoio da Fundação Boticário, que buscava comparar a diversidade de rãs, pererecas e sapos em paisagens distintas. Foram registradas 42 espécies de 9 famílias distintas. O B. tricactylus faz parte de um pequeno grupo de 5 espécies achadas em ambientes que não faziam parte do estudo.
Em todo o planeta, são mais de 6,7 mil espécies descritas de anfíbios. O Brasil tem a maior diversidade destes animais, com 946 espécies conhecidas até o momento. No Paraná, apesar de existiram mais de 120 espécies de anuros, existe pouca informação sobre eles, segundo Michel Garey.
“Estamos observando um declínio global dos anfíbios por diversos motivos: poluição da água e do solo, desmatamento, aumento da radiação ultravioleta, doenças, fungos, vírus... Enfim, precisamos preservar os locais onde eles ocorrem e estudar seus hábitos”, afirmou o pesquisador. “Esta espécie, por exemplo, ocorre no topo dos morros onde o clima é mais ameno e úmido. Com o aumento da temperatura, ela pode não ter para onde ir, pois não existem lugares mais frios para ela se mudar”.
Vandré Fonseca
Este sapinho acabou de ser descoberto. Ele mede 1,5 centímetro de comprimento e tem cor alaranjada. Só foi encontrado nas partes mais altas, acima dos 900 metros de altitude, da Reserva Natural Salto Morato, uma área 2,3 mil hectares de Mata Atlântica, administrada pela Fundação Grupo Boticário, em Guaraqueçaba, Paraná. A nova espécie foi denominada Brachycephalus tridactylus, devido a ter apenas três dedos nos membros da frente.
O pequeno anuro foi encontrado em fevereiro de 2007, pelo biólogo Michel V Garey. Mas só no mês de junho deste ano, a descoberta foi publicada e oficialmente reconhecida na revista internacional Herptologica. É a segunda espécie descoberta na regiáo. Em 2002, pesquisadores descreveram o bagreListrura boticario, na mesma reserva.
A descoberta ocorreu durante um estudo da Universidade Federal do Paraná, com apoio da Fundação Boticário, que buscava comparar a diversidade de rãs, pererecas e sapos em paisagens distintas. Foram registradas 42 espécies de 9 famílias distintas. O B. tricactylus faz parte de um pequeno grupo de 5 espécies achadas em ambientes que não faziam parte do estudo.
Em todo o planeta, são mais de 6,7 mil espécies descritas de anfíbios. O Brasil tem a maior diversidade destes animais, com 946 espécies conhecidas até o momento. No Paraná, apesar de existiram mais de 120 espécies de anuros, existe pouca informação sobre eles, segundo Michel Garey.
“Estamos observando um declínio global dos anfíbios por diversos motivos: poluição da água e do solo, desmatamento, aumento da radiação ultravioleta, doenças, fungos, vírus... Enfim, precisamos preservar os locais onde eles ocorrem e estudar seus hábitos”, afirmou o pesquisador. “Esta espécie, por exemplo, ocorre no topo dos morros onde o clima é mais ameno e úmido. Com o aumento da temperatura, ela pode não ter para onde ir, pois não existem lugares mais frios para ela se mudar”.
Vandré Fonseca
Dia do capoeirista
Regulamentação da Atividade Capoeira
Regulamentação no Projeto de Lei PL 5222/2009 Dispõe sobre a regulamentação da atividade de capoeira e dá outras providências.O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º.É livre o exercício da atividade de capoeira em todo território nacional.
Art. 2º. A atividade de capoeirista aplica-se a todas as modalidades em que a capoeira se manifesta,
seja como esporte, luta, dança, cultura popular e música.
Art. 3º. A capoeira, em todas as suas modalidades, é declarada bem de natureza imaterial, na forma do art. 216 da Constituição Federal, devendo o Poder Executivo tomar as providências necessárias para proceder ao seu registro e divulgação.
Art. 4º. É livre a atividade de capoeira nas modalidades de esporte, luta, dança, cultura popular e música, devendo ser incentivadas e apoiadas pelas instituições públicas e privadas.
Parágrafo único. A capoeira nas modalidades luta e esporte é considerada como atividade física e desportiva, podendo ser exercida na forma lúdica, amadora e profissional.
Art. 5º. Ficam reconhecidas como profissão as atividades de 2 capoeira nas modalidades luta e esporte.
Parágrafo único. Ficam reconhecidos como Contramestre e Mestre os profissionais com dez anos ou mais na profissão.
Art. 6º. É privativo do capoeirista profissional:
I – o desenvolvimento com crianças, jovem e adultos das atividades esportivas e culturais que compõem a prática da capoeira em estabelecimentos de ensino e em academias;
II – ministrar aulas e treinamento especializado em capoeira para atletas de diferentes esportes, instituições ou academias;
III – a instrução acerca dos princípios e regras inerentes às modalidades e estilos da capoeira;
IV – a avaliação e a supervisão dos praticantes de capoeira;
V – o acompanhamento e a supervisão de práticas desportivas de capoeira e a apresentação de profissionais;
VI – a elaboração de informes técnicos e científicos nas áreas de atividades físicas e do desporto ligados à capoeira.
Art.7º. Fica a cargo do Poder Executivo a criação dos Conselhos Federal e Regionais dos capoeiras.
Art.8º. As unidades de ensino superior que ministrem cursos de graduação em Educação Física manterão em sua grade curricular a formação em capoeira nas modalidades luta e esporte.
Art.9º. As unidades de ensino fundamental e médio integrarão em sua grade curricular a prática da capoeira nas modalidades de luta, dança, cultura popular e música.
Art.10. Fica instituído o Dia Nacional da Capoeira e do Capoeirista a ser comemorado anualmente no dia 12 de setembro.
Art.11. Compete aos órgãos públicos de educação, esporte, cultura e lazer promover atividades que explorem as origens culturais e históricas 3 da capoeira, bem como sua prática nas diversas modalidades referidas nesta lei.
Art. 12. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Fonte: cev.org.br
Estudo revela que poluição da Ásia contamina EUA e Canadá
A poeira e a poluição de aerossóis na Ásia viaja pelo oceano e contamina o ar dos Estados Unidos e Canadá, provavelmente piorando os efeitos das mudanças climáticas, revelou um estudo publicado na última quinta-feira (2).
Aproximadamente a metade das partículas de aerossol na América do Norte provêm de fontes de fora da região e a maioria é poeira de origem natural, ao invés da produzida pela queima de carvão ou outros combustíveis fósseis, destacou a pesquisa publicada na revista Science.
Visto que as emissões de poeira poderiam aumentar devido a condições meteorológicas cada vez menos úmidas e da seca e da desertificação provocada pelas mudanças climáticas, os esforços da América do Norte para deter a contaminação por si só não seriam suficientes, destacou o estudo.
Ao contrário, disse, todas as nações devem trabalhar juntas para reduzir as emissões nocivas ao meio ambiente.
Os aerossóis importados poderiam prejudicar o meio ambiente, mediante a absorção da radiação do sol, alterando a formação de nuvens e os padrões de chuva e nevasca, assim como acelerando o degelo da neve nas montanhas do oeste dos Estados Unidos, reportou o estudo.
A investigação se baseou em dados de um satélite de Estados Unidos e França para vigilância do meio ambiente, chamado Calipso, que permitiu aos cientistas identificar quais partículas de pó eram naturais e quais tinham origem contaminante.
A equipe de cientistas foi integrada por especialistas da Universidade de Maryland (leste), do centro da Nasa Goddard Space Flight Center e da Associação de Universidades para a Pesquisa Espacial (USRA, na sigla em inglês), em Maryland.
"Para mitigar os efeitos dos aerossóis sobre a mudança climática regional, as ações de uma única nação são insuficientes. O mundo deve trabalhar em cooperação e agir em sincronia para enfrentar os desafios da saúde mundial em um planeta em transformação", destacou o estudo.
aftp
Ranking: Brasil domina top 10 das latinas com 7 universidades
A USP é a brasileira melhor colocada no ranking geral, e a primeira no top 10 entre as latinas
O Brasil tem 7 universidades entre as melhores latinas, segundo a
nova edição do ranking mundial Webometrics Ranking of World
Universities, que considera os conteúdos disponibilizados na internet,
especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação
acadêmica de conhecimento científico. A Universidade de São Paulo (USP),
primeira colocada entre as latinas, também é a instituição brasileira
melhor colocada no ranking geral, subiu cinco posições e aparece agora
em 15º lugar.
Veja os rankings de universidades divulgados em 2012
A segunda instituição brasileira melhor colocada é a Universidade Federal de Santa Catarina, em 98º lugar no ranking geral. Na sequência aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 121º lugar; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 124º; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 172º; e a Universidade Federal de Minas Gerais, em 184º, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na 213ª posição na classificação geral, e é a 10ª colocada no ranking latino.
O Webometrics Ranking Web of World Universities é divulgado duas vezes por ano e avalia a visibilidade na internet de instituições de ensino superior de todo o mundo. O ranking é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha e leva em conta o número de visitantes em páginas da internet pertencentes às universidades e o número de publicações.
Veja os rankings de universidades divulgados em 2012
A segunda instituição brasileira melhor colocada é a Universidade Federal de Santa Catarina, em 98º lugar no ranking geral. Na sequência aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 121º lugar; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 124º; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 172º; e a Universidade Federal de Minas Gerais, em 184º, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na 213ª posição na classificação geral, e é a 10ª colocada no ranking latino.
O Webometrics Ranking Web of World Universities é divulgado duas vezes por ano e avalia a visibilidade na internet de instituições de ensino superior de todo o mundo. O ranking é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha e leva em conta o número de visitantes em páginas da internet pertencentes às universidades e o número de publicações.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Governo quer incentivar leitura com ações por telefone e rede social
O Ministério da Cultura lançou nesta quinta-feira (2) a segunda etapa da campanha "Leia Mais, Seja Mais", com foco nas classes C, D e E.
Com investimentos de R$ 4,5 milhões, a ação quer associar o hábito da leitura não apenas ao lazer mas também ao ganho de autonomia das pessoas.
"Está havendo uma ascensão dessas classes e grande parte das pessoas já conseguiu ter acesso ao básico. Mas elas podem ter algo a mais. O conhecimento é muito importante, e, para isso, a leitura é fundamental", afirmou a ministra Ana de Hollanda após participar da cerimônia de lançamento da campanha, na Biblioteca Nacional, no Rio.
Na internet, a campanha irá convidar os usuários do Facebook a trocarem a foto de seu perfil pela capa de um livro com o qual se identifiquem. "Muita gente acha que a internet faz uma concorrência desleal com a leitura, mas podemos usá-la a favor da leitura", diz o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim.
A campanha será realizada ao longo de todo o mês de agosto e está orçada em R$ 4,5 milhões. Com os custos da primeira fase, focada em anúncios de jornal e revista, o total investido chega a R$ 8 milhões.
Segundo Amorim, a campanha integra o Plano Nacional do Livro e da Leitura, que receberá R$ 373 milhões em 2012. Entre as ações previstas ou em execução estão a construção e a aquisição de acervo para bibliotecas públicas, a formação de agentes de leitura e a concessão de bolsas para jovens autores e tradutores.
DENISE MENCHEN
DO RIO
o escolavirtal apoia essa corrente e em breve estará mudando a foto do seu perfil no facebook
Comemoração de 03 de Agosto
Da
Equipe V1
O
IHGVST - Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo
Antão, localizado na Rua Imperial, 187 - Matriz, neste município,
realizará amanhã, feriado municipal do dia 03 de Agosto, por ocasião das
comemorações
da Batalha do Monte das Tabocas – 367 Anos, Solenidade com a Acadêmica e Desembargadora Federal
Dra. Margarida Cantarelli.
Desmatamento na Amazônia cai 23% em 12 meses
O Sistema de Monitoramento em Tempo Real (Deter), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrou que, com exceção de Roraima, todos os estados da região mantiveram ou reduziram a taxa de desmatamento local. O Maranhão foi o estado que registrou a maior queda de desmatamento (67%), seguido pelo Amazonas com 45% menos áreas devastadas e pelo Acre e pelo Pará, onde a derrubada de árvores reduziu em 42% em cada estado.
Para a ministra Izabella Teixeira, os números mostram “o resultado da robustez nas políticas e estratégias de monitoramento”. No ano passado, o Pará foi responsável por quase 47% do desmatamento.
O Deter revelou que o desmatamento da região amazônica aumentou apenas em Roraima, com acréscimo de 218% no período 2011/2012. O estado contabilizou 56 mil quilômetros quadrados de áreas devastadas, enquanto entre agosto de 2010 e julho de 2011, a área desmatada somava 18 mil quilômetros quadrados.
“Viremos com nova tecnologia para captar esse novo perfil [de desmatamento]. Esta nova tecnologia vai informar antes do crime. A gente vai colocar um óculos no Deter”, disse a ministra.
Em dezembro deste ano, o Inpe vai lançar o novo satélite Cbers 3, como resultado de uma cooperação com a China. A expectativa é que o satélite entre em operação em janeiro de 2013. “ Com isso, poderemos contar com informação em muito mais alta resolução espacial. Vamos ter um monitoramento constante e semanal, podendo detectar pequenos desmatamentos de vários hectares”, explicou Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.
Nobre admitiu que, os atuais dados, ainda “não são uma boa métrica do
desmatamento anual como todo, mas eles indicam tendência de queda.”
Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil
Edição: Carolina Pimentel
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
segunda-feira, 30 de julho de 2012
sábado, 28 de julho de 2012
Tudo tende a dar errado? Veja o que diz a ciência sobre a Lei de Murphy
A torrada escorrega da sua mão com a manteiga para baixo, o tempo vira só porque você saiu sem guarda-chuva e o seu carro parece ser o fator determinante para a fila andar mais devagar. Existem dias em que, independentemente do que seja feito, as circunstâncias parecem estar dispostas a torná-lo vítima da Lei de Murphy. Será mesmo que, se algo tem chances de dar errado, dará, e de modo a causar o maior estrago possível?
Desde a primeira menção pública do termo, atribuída ao médico militar John Stapp, a Lei de Murphy cruzou os limites das áreas técnicas ligadas à engenharia e passou a integrar o imaginário popular, que se encarregou de criar uma série de novos cenários onde o princípio poderia ser aplicado. Hoje existem aforismos para inúmeras situações, que vão desde exames escolares ("80% do conteúdo da prova será baseado na única aula que você perdeu") aos relacionamentos ("a probabilidade de encontrar uma pessoa bonita é maior quando você está acompanhado").
Cartola - Agência de Conteúdo
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Para ex-cientista da Nasa, explorar Marte é fundamental para desenvolvimento humano
Foto: Igo Bione/JC Imagem
No próximo dia 6 de agosto, uma sonda deverá pousar em Marte. Ou, pelo menos, é o que os cientistas, incluindo o ex-engenheiro da Nasa Mike Comberiate, rezam para que acontece.
Comberiate, pela segunda vez no Recife, falou sobre seus projetos de robótica no início da tarde desta sexta-feira (27) na Campus Party e comentou sobre sua expectativa pela aterrissagem da sonda. Comberiate diz que está ainda mais ansioso porque poucas missões deste tipo dão certo.
Poucas missões a Marte chegam no planeta. A maioria quebra no pouso. Espero que seja diferente com esta, até porque equipamentos muito sofisticados foram desenvolvidos para este projeto?, diz Mike, que diz que a exploração do planeta vermelho é fundamental para o desenvolvimento humano. Sempre que exploramos o universo lá fora, aprendemos muito sobre o mundo aqui embaixo, pondera.
Do JC Online.
Professores lançam desafio para construir robô de US$ 10 a ser usado em escolas africanas
Dois professores de engenharia da Universidade da Califórnia-Berkley
resolveram lançar um desafio: construir um robô que custe US$ 10 (cerca
de R$ 20) para ser utilizado em salas de aula na África.
Qualquer pessoa pode participar do concurso, segundo a revista americana “Wired”.
“Obviamente, dez dólares é... um pouco fantasioso”, disse o professor Ken Goldberg à “Wired”. “Mas quisemos estabelecer um preço que deixasse as pessoas pensando. E, pensando em volume [de produção], não é tão improvável assim.” O limite de preço é flexível, e serve como uma meta para produção em larga escala.
Os equipamentos serão utilizados, afirma Goldberg, como um instrumento para ensinar programação e engenharia. O design vencedor deve ter código aberto, que ficará disponível online. A esperança, diz o cientista, é que educadores no mundo inteiro possam usar o desenho do robô e o software.
“Meu pressentimento é que [o projeto] será inspirador”, diz Goldberg. “As pessoas vão começar a fazer códigos para ele.”
(*Com informações da Wired)
Qualquer pessoa pode participar do concurso, segundo a revista americana “Wired”.
“Obviamente, dez dólares é... um pouco fantasioso”, disse o professor Ken Goldberg à “Wired”. “Mas quisemos estabelecer um preço que deixasse as pessoas pensando. E, pensando em volume [de produção], não é tão improvável assim.” O limite de preço é flexível, e serve como uma meta para produção em larga escala.
Os equipamentos serão utilizados, afirma Goldberg, como um instrumento para ensinar programação e engenharia. O design vencedor deve ter código aberto, que ficará disponível online. A esperança, diz o cientista, é que educadores no mundo inteiro possam usar o desenho do robô e o software.
“Meu pressentimento é que [o projeto] será inspirador”, diz Goldberg. “As pessoas vão começar a fazer códigos para ele.”
(*Com informações da Wired)
Por que as pilhas deixam de funcionar?
Não jogue pilhas usadas no lixo.
Pilhas são dispositivos nos quais uma reação espontânea de oxirredução
produz corrente elétrica, mas o que faz estes dispositivos pararem de
funcionar?
As pilhas só existem pela diferença de potencial (ddp) mantida por um gerador que é movido pelo fluxo de elétrons de um circuito fechado. Com o passar do tempo as pilhas se esgotam, ou seja, deixam de funcionar. Isto ocorre porque após algum tempo a ddp apresenta um valor insuficiente para sustentar uma corrente elétrica e a pilha é considerada esgotada.
É aí que surge a recarga, mas é preciso tomar alguns cuidados para fazer uso desta propriedade: para que uma pilha possa ser recarregada, suas semi-reações devem ser reversíveis, ou seja, precisam ocorrer em sentido oposto às que ocorrem na pilha em uso. Pilhas não recarregáveis podem explodir ao tentar recarregá-las.
Outro cuidado: não deixe as pilhas sem uso dentro dos aparelhos eletrônicos durante um longo tempo, para não ocorrer os chamados vazamentos. As lentas reações de oxirredução podem atacar o invólucro de zinco do interior da pilha, causando sua ruptura e em conseqüência o vazamento da corrosiva pasta ácida, danificando os aparelhos eletrônicos.
Agora uma pergunta: por que as pilhas alcalinas duram mais? Elas duram cerca de cinco vezes mais que as pilhas ácidas. As pilhas alcalinas funcionam com uma pasta básica de NaOH, já as pilhas ácidas com uma solução ácida de NH4Cl. O Hidróxido de sódio (NaOH) possui uma maior condutividade elétrica.
É importante ressaltar que não se deve descartar pilhas usadas em lixo comum, havendo lugares específicos para o descarte apropriado deste material. Procure os postos de recolhimento de pilhas de sua cidade, um exemplo são as agências do Banco Real, elas recolhem este tipo de lixo para uma posterior reciclagem.
As pilhas só existem pela diferença de potencial (ddp) mantida por um gerador que é movido pelo fluxo de elétrons de um circuito fechado. Com o passar do tempo as pilhas se esgotam, ou seja, deixam de funcionar. Isto ocorre porque após algum tempo a ddp apresenta um valor insuficiente para sustentar uma corrente elétrica e a pilha é considerada esgotada.
É aí que surge a recarga, mas é preciso tomar alguns cuidados para fazer uso desta propriedade: para que uma pilha possa ser recarregada, suas semi-reações devem ser reversíveis, ou seja, precisam ocorrer em sentido oposto às que ocorrem na pilha em uso. Pilhas não recarregáveis podem explodir ao tentar recarregá-las.
Outro cuidado: não deixe as pilhas sem uso dentro dos aparelhos eletrônicos durante um longo tempo, para não ocorrer os chamados vazamentos. As lentas reações de oxirredução podem atacar o invólucro de zinco do interior da pilha, causando sua ruptura e em conseqüência o vazamento da corrosiva pasta ácida, danificando os aparelhos eletrônicos.
Agora uma pergunta: por que as pilhas alcalinas duram mais? Elas duram cerca de cinco vezes mais que as pilhas ácidas. As pilhas alcalinas funcionam com uma pasta básica de NaOH, já as pilhas ácidas com uma solução ácida de NH4Cl. O Hidróxido de sódio (NaOH) possui uma maior condutividade elétrica.
É importante ressaltar que não se deve descartar pilhas usadas em lixo comum, havendo lugares específicos para o descarte apropriado deste material. Procure os postos de recolhimento de pilhas de sua cidade, um exemplo são as agências do Banco Real, elas recolhem este tipo de lixo para uma posterior reciclagem.
Por líria alves de souza
Assinar:
Postagens (Atom)