quinta-feira, 17 de março de 2011

Terremoto em Caruaru

Um tremor de terra atingiu o município de Caruaru, no Agreste, por volta das 17h da última quarta-feira (16).De acordo com técnicos do Centro de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor atingiu dois pontos na Escala Richter.



O abalo foi registrado na estação sismográfica da cidade de Gravatá. “O Brasil está localizado no interior de uma placa tectônica, diferente do Japão, que está no encontro de duas placas. No entanto, os pequenos tremores acontecem porque a placa possui imperfeições, pequenas fissuras que, quando comprimidas, se movem", diz o sismólogo Aderson do Nascimento, do Departamento de Geofísica da UFRN.


No caso de Caruaru, segundo Nascimento, o local do tremor registrado nesta quarta coincide com uma estrutura já mapeada por especialistas, o chamado lineamento de Pernambuco, uma falha geológica que corta o Estado.

Diego F. Ramalho

Aprender a ler, é aprender a ter fé...

Você nem lembra direito, mas sabe que são Os Dez Mandamentos (Todas as religiões possuem regras sagradas, a grosso modo, dadas por Deus aos homens, para que possam seguir o curso da vida em paz e plenitude)

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas
2º - Não usar o nome de Deus em vão
3º - Guardar domingos e festas de guardas (modificado pelo Papa, o original refere-se ao Sábado)
4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
5º - Não matarás.
6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7º - Não roube. (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8º - Não levantar falsos testemunhos.
9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
10º- Não cobiçar as coisas do outro.

Hoje em dia...como será que o homem corresponde aos 10 mandamentos???

1°- Esquecer de Deus a não ser que precise.
2°- Usar o nome de Deus apenas quando medo tiveres.
3°- Guardar domingos e sábados pras festas sem motivos (modificado pela cultura atual)
4°- Honrar pai e mãe (nas conversas de rua, em casa, pode esculhambar)
5°- Pode e matarás.
6°-Não ter castidade nas palavras e perdê-las nas obras.
7°-Não roube, cometa latrocínio de uma vez.
8°-Não levantar falsos testemunhos a não ser que lhe vanglorie ou denigre o próximo infeliz.
9°-Não ter castidade nos pensamentos e dialogar os desejos.
10°- Cobice tudo o que for dos outros.

Em um âmbito geral, não creio que eu estou mentindo...Não somos obrigados a seguir tudo, por isso o livre arbítrio...Mas, e se observarmos que sempre DIZEMOS que somos (ao menos hoje, existe sim quem diga), que somos tementes a Deus, e que só rezamos quando achamos que precisamos, quando não esperamos pra ver que Ele sempre escreve certo por linhas tortas, que sempre há um motivo, que nunca nada em nossas vidas é em vão. Mas, como fracos e meros humanos, nos condicionamos apenas a acreditar que nós temos o livre arbítrio, e que a CULPA de sermos assim, é porque o próprio Deus nos deu essa liberdade. 

Vale salientar, que se percebermos que os Dez Mandamentos são ótimos em nossa própria referência, ou seja, se acontecer em nosso benefício, ou seja, se ninguém nos roubar, não cobiçar o nosso amor carnal (esposa ou esposo), não nos matar, por exemplo, e  mesmo em seu católico resumo, que é "Amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao próximo, como a ti mesmo", se "amamos" a Deus, e o próximo MERECER o nosso amor, então tudo está bem...Lembra da frase "Quando te baterem a face, ofereça o outro lado" e sempre entendemos isso “ao pé da letra", não lemos que quando nos vierem com grosseria, basta ser sábio o bastante para inverter a possível raiva ou tristeza do próximo, e em uma visão geral, quando acharmos que o pior aconteceu, basta procurar que o nosso pior é melhor do que o pior dos outros...

Que os nossos problemas, muitas vezes tem solução, e sabemos qual é a solução, mas temos preguiça e nada além da preguiça, para percebermos que há solução pra tudo, menos para a morte. Será que não é nem um pouco impressionante, o fato de que Deus, já nos deixou tais segmentos, que são DEZ, e podemos reduzir a DOIS, ou seja, duas regras básicas para alcançar a dignidade, a paz e a integridade, incluindo aí o respeito, a sabedoria e a parcimônia para com a vida...E nós, homens, que somos 6 ou 7 bilhões no planeta, temos em cada perímetro, em cada país, livros que pesam uma criança e que possuem tantas palavras anti-sociais, onde o homem é lobo do homem, onde as leis humanas ofuscam e denigrem a todos, independente de classe, etnia ou o que quer que seja...

Todavia, nós temos o chamado "sistema de leis" onde julgamos, condenamos e mesmo destruímos através de nossos conceitos (onde vale lembrar, que a grande massa não tem o conhecimento sobre o que é legal ou ilegal) os que erram, sem chance, sem olhar as condições, e mesmo que mereçam (e muitos merecem) a lei não olha quem precisa e quem não precisa, apenas está em suas milhares de páginas e cláusulas, o ilegível para nós, está em tantas palavras, um sistema que nos privou de observar e comparar que enquanto o homem tenta diariamente aumentar o seu sistema de leis, na Bíblia Sagrada, existem aventuras e mensagens onde o homem pode apreender e aprender o necessário para poder ser um homem respeitado e simples, humilde e inteligente, sincero e justo. Principalmente justo. Se tivermos a capacidade de nos ver assim, como seguidores da palavra divina, e respeitadores da palavra humana, seremos o melhor que se possa ser...
 
Mas se respeitamos a palavra divina, e seguimos a palavra humana, nós nos damos um prazo de validade onde basta-nos viver e ver para aprender (e nem isso...), e por outro lado, em leituras pacíficas, onde ao invés de assistir a perda, morte, lágrimas, desespero de nossos próximos, iremos apenas em nosso conforto residencial aprender a viver, só ganhamos, vivemos, sorrimos e esperamos oferecer o melhor de nós aos nossos próximos, e a nós mesmos. Independente do que ALGUNS "donos e mensageiros da palavra de Deus" que assim se nomeiam brinquem com a fé alheia, basta saber que a casa de Deus foi erguida pelo homem, e que a nossa fé, é individual e usada para o bem coletivo, e não esta fé dominical coletiva, que é regrada para o bem individual, portanto, tenha a SUA fé, ACREDITE na sua fé e PREZE pela sua fé.
Se acha ainda que não existe a fé, então, posso afirmar e categorizar, que você prefere o homem e suas descobertas históricas sobre a evolução natural, do que acreditar que a eletricidade, a gravidade, o fogo, e toda a tabela periódica, ou seja, o palpável e o intocável, já existia, e por isso dizemos que foi DESCOBERTO pelo homem, e não INVENTADO pelo homem. O homem inventa o que Deus deixou pra se descobrir.


O homem apenas é fruto da escolha divina em nomear a determinantes seres, o objetivo disso...O fato de Beethoven ter sido surdo, Einstein mal aluno, Isaac Newton descansando sob a macieira,e eventualmente descobrir a gravidade, Thomas Edison ser eletrocutado pra saber da eletricidade, Elvis era paranóico e compulsivo, e mais pra cá, os bêbados geniais da literatura, as lições de vida nos sambas dos homens boêmios e perdidos, as mensagens de superação e paz regadas a doses "respeitáveis" de drogas dos hippies, ou seja, todos esses nomeados e coletivos seres chamados normalmente e merecidamente de gênios, são amplificadores do existente. A paz já existia, antes de Lennon a propagar...

E, a adoração sobre esses homens e mulheres, nos mostram que existe então uma mínima fé, no desejo humano de respeitar o que não se pode ver, ou seja, a sociedade, tem fé e crê no que seus olhos veem, e não no que seus olhos leem. Infelizmente, todos nós esquecemos um detalhe: A dor ensina a gemer, e só em total desespero, dizemos "Meu Deus". Somos tão egoístas em nossas crenças, que pedimos por nós, sem nem sequer planejarmos o que possa vir a nos ajudar pelos outros, ou seja, não pedimos pelo coletivo pra o bem individual, e sim, pedimos pelo individual para ver, se podemos aproveitar algo para o coletivo.
Dê uma chance a você mesmo. Aprenda a ler. 

Não como você aprendeu, lendo as palavras. As palavras são meros códigos indicadores, pequenos léxicos de um vasto e seletivo vocabulário, onde a semântica, o significado é esquecida em nossas leituras. Não a semântica significativa,  onde nós lemos apenas o que as palavras são individualmente, mas sim, a semântica simbólica, onde lemos o que as palavras querem nos dizer coletivamente, unidas. 

Quando ouvimos que apenas devemos honrar pai e mãe, acha-se que devemos dizer "sim senhor" e "sim senhora", e por trás, no quarto, dizer com um ódio momentâneo e sem hipocrisia alguma "queria que eles não existissem!" e subitamente, um calafrio inexplicável nos percorre a espinha, e ouvimos em nossa consciência o nosso erro, o mal que foi dito, e apenas choramos, não pela raiva externa, e sim pela culpa interna. Não vemos que honrar pai e mãe, vai além do respeito, é a honra de agradecer a união e ao (não que eu concorde) pecado deles, para a sua vida deixar de ser astral e passar a ser física (metáfora espírita, sem conhecimento da mesma). 

Não é apenas gostar e respeitar, é amar, defender, entender, ouvir, concordar e dialogar. Ler, é ver além das palavras, é ver os símbolos, o motivo inicial e a intenção final de uma "mera" frase. Ler, é observar que nem tudo que o homem escreve, é o que ele compreende. A correta habilidade da leitura, me fez escrever este texto. Um texto que agora você está repensando certos conceitos, um texto que você está concordando e discordando, um texto que intriga, mas que faz você pensar sobre muita coisa e de certa forma, você sabe que este texto foi escrito por um profundo conhecedor da Bíblia e das leis divinas. Pois bem. Não sou teólogo. Não sou padre, pastor, nada disso. Nunca li a Bíblia. Não como você leu. Procurando alento, paz, e sossego, e quando lê o primeiro "Dar-te-á, ó ser, amor ao semelhante", desiste e espera o domingo para perguntar o que “tal passagem significa” ao líder de sua igreja. Eu não sou detentor da verdade, nem quero que você concorde comigo. 

Mas quero que você raciocine sobre o que você já leu, e como você leu. Não tente criticar, ao modo de que você provavelmente acha que "criticar" e "procurar defeito para denegrir" sejam sinônimos... Eu não quero que você ache que eu sou sábio e inteligente, embora agradeça aqui o seu elogio, caso você o tenha feito. Eu não procuro nada além de compartilhar com você, meu leitor (a), um pensamento. Acredite, esse texto, é um pequeno pensamento. Apenas um fragmento. Eu creio em nosso Deus. Eu creio em quem devemos ser. Creio nas suas leis. "Video bona proboque deteriora sequo". É um provérbio Latim, que diz "Vejo as coisas boas e as aprovo, mas faço as que não prestam". Sou igual a você. Humano. Eu não sigo TODOS os Dez Mandamentos. Mas sigo os dois que dizem "Ame a Deus acima de todas as coisas". Este é obrigatório, a meu ver. E o outro, é "Ame ao próximo, como a ti mesmo". 

Este texto foi feito de mim, pra você, ou vocês, caso você esteja lendo pela segunda vez, com e/ou para alguém. Estou apenas lhe dizendo, apenas escrevi algo que quando você leu, entendeu. Se você leu com calma, leu com atenção, como você aprendeu na escola, você com toda a certeza entendeu. E se você chegou até aqui, parabéns! Eu consegui a sua atenção, pra lhe dizer o que espero: Espero que você dê uma chance a Deus. Você provavelmente "engoliu seco" agora. Pois sabe, que muito do que foi escrito aqui, posso afirmar que não é mentira, nem alusão a nada. Então, dê uma chance a Deus. 

Leia as palavras em seu coletivo, não em seu individual. Leia para aprender, não para entender. Leia para obter respostas conclusivas, não dúvidas certas. Leia para a sua fé aumentar, não para se testar. Leia a Bíblia. Se quiser. Se eu fizer você abrir a Bíblia daqui a pouco, e você conseguir ler pelo menos uma página inteira como eu lhe disse, lendo o coletivo, procurando o que se quis dizer, e não o meramente escrito, se você ler MESMO, então minha meta se concluiu em parte. Mas se você ler e coincidentemente obter uma resposta e entendeu e aprendeu as mensagens espalhadas pela página em seus capítulos e versículos, então definitivamente, CREIA que você fez um semelhante seu, mais próximo de você e agradecido de verdade.

Ou seja, pude perceber em resumo, que podemos então aprender a evitar sofrimento em qualquer escala, tendo nossos semelhantes como exemplo, e pensei se havia um modo de evitar sofrimento, sem precisar de sangue ou lágrimas de ninguém. Pesquisando, achei a Bíblia como resposta. E eu a li. Mais uma vez, ressalvo: li como deve ser lida. Agora vou propor um certo desafio a você. Leia a letra "Cidadão", interpretada pelo famoso Zé Ramalho. Agora, LEIA, não a ouça, como você já pode ter feito várias vezes. Leia a letra, como uma pequena história. Imagine as partes do personagem ali descrito. Chegou ao final? Ótimo! Leia então. Eu espero! (La-ri-La-raííí...) Leu? E então? Leu algo que você não havia lido antes? Entendeu e aprendeu algo que você sempre havia ouvido, mas nunca dado a devida atenção? Não é bonito e interessante ver que nessa letra, vemos um sofrimento preconceituoso e cotidiano, e a solução foi a busca da fé constante? E quando então Cristo diz que tudo está na terra, o necessário para vivermos. Mas o mesmo Cristo reconhece que deu liberdade demais, deixou o homem voar, e com o tempo, a sua criação o nega, como um adolescente rebelando-se contra os pais. Acho isso incrível e muito bem escrito.

Tudo isso, é para que você saiba que mesmo onde se acha que a negatividade do homem impere, há um motivo sórdido para isso tudo. Que se pesquisar, irá saber a resposta. E foi preciso, eu ver a outra face, o outro lado da história, as visões e escritas contestantes dos meus "heróis" para que eu pudesse escrever este balanceado texto. Espero que você pesquise mais, leia mais e dê uma chance ao que você já conhece e não sabe nada: Sua fé.
 Obrigado por ter me lido, e espero que minhas palavras, possam ter significado alguma coisa. Se você aprendeu algo comigo...


...Imagine o que você poderá aprender com DEUS?           

 (((AUTOR --Gabriel Oleron)))

Gabriel Oleron