quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Conheça a moeda menos valiosa do mundo

O tiyin é a moeda de menor valor em todo o mundo

O caso mais extremo é o do Uzbequistão e seu tiyin, o centavo da moeda uzbeque, o som.

O centavo uzbeque é atualmente a moeda de menor valor em todo o mundo. Um tiyin equivale a 0,001 centavo de real, ou seja, 1 centavo de real vale 1.000 tiyin.

No Uzbequistão é quase impossível encontrar um centavo de tiyin nas ruas.
A inflação fez com que até as moedas de maior valor do Uzbequistão também fossem relegadas à história, mas, ainda assim, elas permanecem sendo adotadas no país.
No país, é mais comum você receber uma caixa de fósforo ou balas como troco do que uma moeda.
Um centavo britânico, o "penny", equivale a 3.038 tiyin e 1 centavo de dólar equivale a 1.999 centavos.

Trocadinho

Mas bancos centrais de muitos países em que os centavos desapareceram das ruas continuam apegados às suas ''moedinhas''.
Na Tanzânia, moedas de cinco centavos, equivalentes a 320 centavos de dólar, estão definhando nos cofres do Banco Central do país ou estão perdidas pelas casas das pessoas.
''Na Tanzânia, é difícil encontrar moedas de cinco centavos em circulação porque elas literalmente não são capazes de comprar nada. O mínimo que você encontra são moedas de 20 centavos, com as quais só é possível comprar um alface no mercado atualmente'', afirma Emanuel Boaz, do Banco Central da Tanzânia.
Mas até mesmo em países com economias sólidas e moedas estáveis, como os Estados Unidos, os centavos estão passando por contratempos.
A Casa da Moeda canadense parou neste mês de cunhar o centavo de sua moeda, o dólar canadense, já que ele custa mais para ser produzido do que o seu valor nominal.
''O sentido da moeda corrente é facilitar transações em dinheiro. Antigamente, o centavo cumpria essa função porque valia alguma coisa, mas não é mais o caso'', afirma Jeff Gore, presidente da entidade Cidadãos em Defesa do Fim do Centavo Americano.

Sem troco

Existe um histórico de nações que já abriram mão de seus centavos. Os Estados Unidos aboliram o meio centavo em 1857 e a Grã-Bretanha abdicou de seu meio centavo em 1984. A Nova Zelândia e a Austrália abandonaram o centavo e suas moedas de dois centavos na década de 90.
Agora, ativistas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha estão buscando a abolição do centavo, sob o argumento de que não há mais nada que possa ser comprado com uma moeda de um centavo nos dois países.
''Há muitas pessoas que estão acostumadas a usar suas moedas porque isso já faz parte de seu patrimônio'', disse Phillip Mussell, diretor da revista Coin News Magazine.
E ainda temores de que abolir as moedas de menos valor e que muitas entidades de caridade perderiam suas fontes de financiamento.