quarta-feira, 6 de julho de 2011

Em Pernambuco, duas instituições tiveram aprovação zero na OAB


Do NE10Com informações da Agência Estado
A Faculdade de Olinda (Focca) está da lista divulgada pela OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, nesta terça-feira (5), uma lista com os nomes das 90 instituições de ensino superior que não tiveram nenhum aprovarado no último exame da OAB.(clique aqui e reveja)
Em Pernambuco, duas instituições constam na relação: a Faculdade de Olinda (Focca) e a Faculdade de Ciências Humanas de Igarassu (Facig).
De acordo com a relação, 23 pessoas que concluíram o curso na Focca realizaram a prova e todas foram reprovadas. O coordenador do curso de Direito da instituição, Alysson Santos, informou que a faculdade já solicitou à OAB informações detalhadas sobre o resultado do exame. "Só poderemos comentar sobre o assunto quando avaliarmos todo o processo e identificarmos quais alunos realizaram o exame. Além da confirmação do número de pessoas, precisamos saber em que ano eles se formaram ou se ainda estão cursando a graduação", disse.

A diretora da Faculdade de Ciências Humanas de Igarassu (Facig), Soraia Vieira Nunes, também preferiu não comentar sobre o resultado antes de analisar os dados. "Ainda não fomos informados pela OAB sobre a reprovação dos alunos", argumentou. A lista divulgada pela OAB informa que 24 alunos da instituição realizaram a prova.

Este ano o resultado foi o pior da história, com mais de 90% de candidatos reprovados. Ou seja, apenas 9,7% dos bacharéis em Direito passaram na prova, de um total de 116 mil inscritos em todo o Brasil. Nesse universo também estão incluídos os treineiros - estudantes do último ano da graduação (9º e 10º períodos).

A OAB informou que irá notificar o Ministério da Educação (MEC) para colocar as instituições em regime de supervisão, o que pode levar ao cancelamento de suas operações. De acordo com o MEC, são 1.120 faculdades com capacidade para formar mais de 650 mil bacharéis no País. A avaliação da qualidade dessas instituições é realizada atualmente por meio do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade).

De acordo com a OAB, um estudo feito com dados dos últimos quatro exames anteriores ao de dezembro de 2010 indica que as 20 melhores instituições de ensino superior públicas aprovam, em média, entre 70% e 90% dos candidatos inscritos. Por sua vez, nas 20 piores universidades públicas e nas 20 melhores universidades privadas, a aprovação média é de 40% a 60%. Já as 20 piores instituições particulares têm apenas entre 3% e 5% de seus alunos classificados.

UFPE divulga a concorrência para o vestibular do meio do ano

Graduação a Distância Grátis Pernambuco UFPE EAD Gratuito 233x300 Graduação a Distância Grátis Pernambuco UFPE, EAD Gratuito

Do NE10
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou nesta quarta-feira (6) a concorrência para o vestibular no meio do ano. Os candidatos que realizarem as provas no próximo domingo (10) e na segunda-feira (11) terão que superar uma concorrência de 12,5 feras por vaga. O processo seletivo pretende preencher as 310 vagas disponíveis para os cursos de engenharias de alimentos, civil, elétrica, eletrônica, mecânica, de minas, química e naval, do  Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da universidade.

Foram inscritos 3.893 candidatos, que devem participar de duas etapas. A primeira será uma avaliação da nota do Enem 2010 (realizado em outubro do ano passado) e a segunda será composta pelos testes de Química e Português 1 (aplicados no domingo) e Matemática e Física (aplicados na segunda-feira).

A prova de Português 1 compreenderá duas questões discursivas e uma redação, que será a do enem 2010. Nesta parte, a nota do candidato será aquela enviada pelo MEC, convertida para a escala de zero a oito pontos. Estará eliminado do Vestibular 2011.2 UFPE/CTG o candidato que não tiver obtido nota igual ou superior a 2,5 pontos na redação.

As demais provas conterão 16 questões escritas/objetivas de proposição múltipla (V ou F) e/ou numéricas. Os testes serão aplicados na Região Metropolitana do Recife e em Caruaru. O listão dos classificados deverá ser divulgado até o dia 25 de julho de 2011. As aulas começam em agosto.

Hotmail completa 15 anos na luta por relevância, mas ainda popular

Email foio importante para popularização da web no Brasil

O Hotmail, a primeira conta de email de muita gente completa neste mês 15 anos. O mais popular serviço do gênero tem mais de 350 milhões de contas ativas, segundo sua proprietária, a Microsoft. Apesar das melhorias feitas recentemente, o email sofre com a concorrência do Google, com o seu Gmail. 

Criado em 1996, por Sabeer Bhatia e Jack Smith, foi logo comprado pela Microsoft por algo avaliado em US$ 400 milhões. O nome inicial HoTMaiL era uma referência ao HTML, linguagem utilizada nas páginas web. Desde então tornou-se um dos mais populares serviços de email do mundo. 

No Brasil, foi importante na popularização da internet por ser totalmente gratuito. Naquela época, a internet, além de lenta, era cara. Para ter acesso aos serviços nacionais, como BOL, UOL e ZipMail era preciso pagar. 

Em seguida, o Hotmail ganhou mais fôlego com sua integração com o Windows Live Messenger (na época chamado de MSN). Com a chegada do Yahoo Mail e do Gmail, o email não conseguiu absorver as tendências com a mesma velocidade e foi perdendo a relevância que tinha. 

Ainda muito utilizado, o Hotmail, agora chamado de Windows Live Hotmail é aquela opção utilizada para receber spams e emails de marketing. Mas, a Microsoft ainda aposta alto no serviço. Segundo a empresa, o email ficou dez vezes mais rápido. Também melhorou a segurança e os filtros para emails indesejados.

Blogger e Picasa Estão com os Dias Contados, Graças ao Google+

googleplus150 As Marcas do Blogger e Picasa Estão com os Dias Contados, Graças ao Google+Parece que a Google está fazendo de tudo para levar vários dos seus serviços para debaixo das asas do Google+, e já temos duas vítimas que poderão sofrer um rebranding: o Blogger e o Picasa. O Mashable relatou que a empresa modificará os nomes de ambos no final deste mês, juntamente com a abertura da nova rede social para o público.
Não é a primeira vez que a Google faz esse tipo de coisa com seus produtos adquiridos. A empresa de VOIP GrandCentral, por exemplo, se tornou o Google Voice após sua compra pela gigante da web. Mas neste caso é um pouco diferente, já que a Google comprou o Picasa e o Blogger há quase uma década.
Então, por que mexer na marca desses produtos agora? Será que a Google estava esperando a chance de lançar uma rede social como esta para “reaproveitar” esses produtos? Certamente eles irão ajudá-la em seu rebranding social.
Segundo relatos do Mashable, esse esforço enorme em torno do Google+ vai continuar. A empresa vai levar todos seus elementos sociais para um site: mensagens móveis e de vídeo (Huddle and Hangouts), gestão de relacionamento (Circles), e compartilhamento de fotos (Picasa, que em breve será o Google Photos).

Adeus Blogger?

Renomear o Picasa esclarece a finalidade do produto, mas e o Blogger? Muitos vão ter uma pequena revolta, principalmente pelas boas recordações que a plataforma de blogs proporcionou no início da existência dos blogs, mesmo se você já largou o Blogger há algum tempo. Muitos já mudaram para outras plataformas, mas o Blogger continua sendo relevante, já que continua um dos sites de maior tráfego da web. Este ano a Google até brincou um pouco e atualizou o visual do Blogger, mas remover a marca da plataforma é uma mudança maior que apenas disponibilizar novos templates.
Já que a mudança é iminente, bem que poderiam também implementar uma integração mais completa do Blogger com o Google+, com links entre os perfis de ambos os serviços, e disponibilizar uma posição de destaque pra as atualizações do blog. Mas isso não seria algo que gostaríamos de ver apenas com o Blogger, não é mesmo? Além de outras plataformas de blogs, também esperamos integração da rede social com outros serviços da Google, como o Google Docs, e o Google Apps.

Rebranding da Google

Grande parte dos produtos já se enquadra na nomenclatura da Google. Mas e o YouTube? Será que a Google não vai fazer o mesmo com o principal serviço de streaming de vídeos? O Mashable informa que a Google ainda não tem planos para alterar a marca do YouTube, muito menos mudar seu nome para Google Video (uma boa decisão, considerando o terrível destino do Google Video).
Alinhar todos os produtos com a mesma nomenclatura ajuda a solidificar a marca da Google – seja na busca, no social, na comunicação e em todos esses componentes de colaboração. Mas se isso coloca mais lenha na fogueira das disputas judiciais de violações da empresa, só o tempo dirá.
do readwriteweb

Imagens de tempestade de areia impressionam internautas

Phoenix (EUA) - A tempestade de areia que atingiu a cidade de Phoenix, no estado do Arizona, Estados Unidos, na tarde desta terça-feira, gerou imagens impressionantes que vêm sendo amplamente compartilhadas na web. A chegada da tempestade, que parece mais uma cena de filme sobre o fim do mundo, não chegou a causar grandes danos aos moradores locais.


Com a falta de visibilidade, alguns voos foram cancelados e mais de oito mil cidadãos  ficaram sem energia elétrica por conta dos fortes ventos que trouxeram a areia. A tempestade, porém, se dissipou algumas horas depois. O fenômeno é comum em algumas áreas dos Estados Unidos.

terra

Produção industrial sobe em 11 locais em maio


Houve aumento de 1,3% em todos os setores industriais em maio / Foto: Agência Vale

O levantamento divulgado hoje pelo IBGE revela que apenas 3 não tiveram crescimento em relação a abril

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta quarta-feira, que a produção industrial brasileira obteve crescimento em 11 das 14 regiões analisadas em maio, na comparação com o mês anterior. Segundo o levantamento, houve aumento de 1,3% em todos os setores frente a uma queda de 2,1% em abril. A atividade industrial, em relação ao mesmo período do ano passado, teve alta em oito regiões. 

Frente ao mesmo período de 2010, assim, houve aumento da produção em níveis acima da média nos Estados de Espírito Santo (18,8%), Goiás (9,8%), Amazonas (7,6%), Pará (7,1%), Rio Grande do Sul (5,7%) e São Paulo (3,9%). Abaixo da média no país, mas com taxas positivas estão Rio de Janeiro (0,8%) e Minas Gerais (0,6%).

Os Estados que registraram recuo são: Ceará (-10,9%), Santa Catarina (-9,8%), Paraná (-5,9%), região Nordeste (-4,6%), Pernambuco (-4,2%) e Bahia (-2,3%).

No acumulado nos últimos 12 meses, o indicador da produção industrial para o Brasil mostrou redução no ritmo de crescimento na passagem de abril (5,4%) para maio (4,5%), o que também se refletiu em 13 dos 14 locais pesquisados. As maiores perdas foram registradas no Paraná (de 11,5% em abril para 8,3% em maio), no Ceará (de 0,9% para –1,5%), em Santa Catarina (de 1,5% para -0,4%), na região Nordeste (de 1,6% para –0,2%), em Minas Gerais (de 8,3% para 6,5%) e na Bahia (de -0,5% para -2,0%). Por outro lado, o Rio Grande do Sul, que permaneceu avançando 3,0% nos dois últimos meses, foi o único que não mostrou perda de ritmo entre os dois períodos.

Rebeldes líbios lançam ofensiva a sudoeste de Trípoli

Centenas de rebeldes líbios iniciaram na quarta-feira uma ofensiva nas montanhas a sudoeste de Trípoli, com a intenção de capturar uma aldeia controlada pelas forças de Muammar Kadafi e de levar a frente de batalha para mais perto da capital.
Os rebeldes chegaram à frente de combate ao amanhecer, a bordo de inúmeras picapes. Muitos deles traziam armas antitanque de grosso calibre e lançadores de foguetes artesanais nas caçambas. Vários tanques também vinham sobre caminhões.
Os combatentes logo começaram a disparar foguetes e morteiros, e a cada estampido seus gritos de "Allahu Akbar!" ("Deus é o maior!") ecoavam pelas plantações de oliveiras, amendoeiras e figueiras.
As forças de Kadafi reagiram com salvas esporádicas de foguetes táticos Grad. Nuvens de fumaça preta erguiam-se das encostas nos pontos atingidos pelos disparos.
Depois de cinco meses de rebelião, os rebeldes pouco conseguiram avançar em outras partes do país, mas obtiveram um sólido progresso no planalto que se estende por centenas de quilômetros Líbia adentro, a partir da fronteira com a Tunísia, e de onde se vê a planície litorânea que chega até Trípoli.
O objetivo dos rebeldes na quarta-feira é avançar dez quilômetros, da localidade de Al Qalaa até a aldeia de Al Qawalish, que está sob controle das forças governistas.
Os combatentes na verdade avançam para sudeste, no sentido contrário da capital, mas controlar Al Qawalish é estrategicamente importante porque depois dela, mais a leste, fica a cidade de Garyan, junto à rodovia que segue para o norte até Trípoli.
Ao longo da manhã, os rebeldes avançaram a pé por um terreno acidentado - ora baldio, ora cultivado - na direção de Al Qawalish, portando seus velhos rifles e os lançadores de foguetes improvisados.
Nas encostas, reverberavam os gritos, em forma de chamado e resposta, da frase "Não há Deus senão Deus!."
Após várias horas, os rebeldes haviam avançado um par de quilômetros na direção de Al Qawalish, e não havia sinais de baixas.
Aviões da Otan podiam ser ouvidos no céu, mas não foi possível confirmar se a aviação ocidental estava em coordenação com os rebeldes.

reuteres

Deslizamento de terra mata 18 pessoas na China

O governo chinês informou que em junho 279 pessoas morreram em consequência de catástrofes naturais, a maioria em inundações ou deslizamentos de terra. (AFP, Str)


PEQUIM, China — Um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas registradas no norte da China matou 18 pessoas, informaram as autoridades regionais.
A tragédia aconteceu na cidade de Lueyang, na província de Shaanxi. O deslizamento de terra e rochas destruiu 12 casas.
A chuva também afeta a província vizinha de Sichuan, onde a cidade de Wenchuan - epicentro do grande terremoto de 2008 - foi dividida em duas por um rio de lama, segundo a imprensa.
O governo chinês informou que em junho 279 pessoas morreram em consequência de catástrofes naturais, a maioria em inundações ou deslizamentos de terra.

(AFP)