terça-feira, 6 de dezembro de 2011

McDonald’s é multado em mais de R$ 3 milhões por causa de McLanche Feliz


A associação de venda de alimentos com brinquedos rendeu uma multa de R$ 3,1 milhões para o McDonald’s. O Procon de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (6), a decisão. Mas a empresa ainda pode recorrer.

O caso foi denunciado pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, no ano passado. Segundo a denúncia, com a venda do McLanche Feliz, “o McDonald’s cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.

Desde a denúncia do Criança e Consumo para o Procon, no ano passado, até hoje, já foram feitas cerca de 18 campanhas dirigidas a crianças. Este mês, a rede de fast food lançou mais uma promoção, com brinquedos do filme “Gato de Botas”.

- A criança assiste à publicidade do McDonald’s com os personagens do filme nas TVs e depois nos trailers. Quando sai do cinema, não raras vezes, já esbarra numa loja da rede. É uma ação de marketing muito agressiva, que se aproveita da vulnerabilidade infantil para vender. É antiético - comenta Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Projeto Criança e Consumo.

Por e-mail, o McDonald’s disse que “não comenta detalhes dos processos em andamento e informa que respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos”.

Veja a íntegra da resposta:

“A companhia não comenta detalhes dos processos em andamento e informa que respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos. Além disso, segue um rigoroso código de auto-regulamentação publicitária e obrigações previstas no compromisso celebrado em conjunto com outras grandes empresas do setor de alimentos, nos quais voluntariamente assumiu normas de conduta para a comunicação com seus clientes.
Quanto ao McLanche Feliz, a rede esclarece que os brinquedos podem ser adquiridos separadamente, ou seja, desvinculados da compra dos produtos. Portanto, a empresa tem convicção de respeitar todas as normas da legislação vigente tanto em relação à comunicação como em relação a práticas comerciais.”


Nasa encontra 1º planeta habitável



A busca por planetas Habitáveis nunca foi tão grande como tem sido atualmente, verdade também que a tecnologia avança ano a ano, será o homem realmente que socializar com novos seres ou tem algo obscuro por traz dessas intenções?
A Nasa informou nesta segunda-feira (5) que seu telescópio espacial Kepler confirmou a existência do primeiro planeta habitável numa região fora do sistema solar.

No início deste ano, cientistas franceses confirmaram a existência do primeiro planeta fora do sistema solar a atender às exigências para a manutenção da vida, conhecido como Gliese 581d, mas o Kepler 22b, visto pela primeira vez em 2009, foi o primeiro cujas características puderam ser confirmadas pela agência espacial norte-americana.

O Kepler-22b está há 600 anos-luz de distância e é maior do que a Terra. O planeta tem uma órbita de 290 dias ao redor de sua estrela.

A Nasa também anunciou que o Kepler descobriu mais de 1.000 planetas com potencial de abrigar vida, duas vezes o número previamente localizado, segundo uma pesquisa que está sendo apresentada numa conferência realizada na Califórnia nesta semana.

Temos tanto para investir, aqui mesmo na terra... , e os governos investem incontáveis somas de dinheiro literalmente jogado ao espaço. A verdade é que não sabemos nem cuidar do nosso planeta e ainda queremos invadir outros. Sei que as informações não são passadas por completa e que eles não dão ponto sem nó ( como diz o ditado) se estão investindo tanto nisso deve haver um porque. 

Diego Felipe e escolavirtual1 com Agências 

Cientistas confirmam derretimento glacial no Himalaia


As geleiras no Himalaia diminuíram em um quinto em apenas 30 anos, afirmaram cientistas no primeiro relatório de confirmação dos efeitos das mudanças climáticas na região.
As descobertas, publicadas em três relatórios do Centro Internacional pelo Desenvolvimento Integrado da Montanha, sediado em Katmandu, conhecido pela sigla em inglês Icimod, mostra que as geleiras do Nepal sofreram uma redução de 21%. No Butão, a redução chegou a 22% em 30 anos.
O relatório, divulgado no domingo durante as negociações climáticas realizadas em Durban, na àfrica do Sul, representa a mais abrangente avaliação sobre a extensão do degelo no Himalaia Uma pesquisa que durou três anos e foi financiada por uma fundação sueca, liderada pelo Icimod, mostrou que as 10 geleiras investigadas na região apresentaram redução, com acentuada aceleração de derretimento entre 2002 e 2005.
Outro estudo também mostrou uma significativa redução na cobertura de neve em toda a região na última década. "Esses relatórios fornecem uma nova linha de base e informações específicas sobre localização para a compreensão das mudanças climáticas em um dos mais vulneráveis ecossistemas do mundo", disse Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC. As informações são da Dow Jones.
Da Agência Estado.