segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Hoje é o Dia Mundial do Coração


Doenças cardíacas e ataques do coração são as maiores causas de mortes no mundo, sendo responsáveis por 45% de todas as mortes em países industrializados, e até 25% em outros. Também é muito limitador viver com doenças cardíacas.
Mas o "Dia Mundial do Coração” não é só sobre prevenção de doenças, é também sobre viver a vida plenamente, não importando a idade ou situação.
Você pode provocar uma grande diferença mudando alguns de seus hábitos:
Exercite-se regularmente (sim, sabemos que é difícil)
Só 30 minutos de caminhadas diárias ou algumas voltas de 10-15 minutos algumas vezes ao dia o ajudarão a ter um coração saudável por toda a vida.
Algumas atividades divertidas são:
jogging
esportes de praia
natação
ciclismo
golfe
dança
jardinagem
trabalhos domésticos
Coma bem
É uma das melhores coisas da vida. Mas não descuide de sua dieta e tente não comer comidas gordurosas, mantendo o nível de colesterol baixo.
Mantenha um peso saudável
É muito mais confortável. Se você estiver acima do peso, você estará forçando o seu coração.
Tente parar de fumar
Sabemos que é difícil, mas existem vários grupos de apoio que podem ajudar e isso fará uma grande diferença na prevenção de doenças cardíacas e também diminuirá o risco de sofrer com câncer de pulmão. Encoraje e apoie os seus amigos também.
Relaxe, corte o estresse
Sorria para a vida quando puder e tente relaxar quando possível. Você não só ficará mais feliz, como também mais saudável.
Cheque sua pressão arterial
Visite seu médico para checar sua pressão e verificar se você é hipertenso. Seu médico pode lhe recomendar um tratamento e reduzir as chances de você ter uma doença cardíaca ou um ataque do coração.
Verifique se tem diabete
Se você é diabético, terá um risco maior de ter uma doença no coração se a diabetes não for adequadamente controlada.
Verifique o nível de seu colesterol
Níveis altos de colesterol contribuem para doenças cardíacas mas, normalmente, uma dieta saudável é o bastante para trazer o nível de colesterol de volta ao normal.
Cheque sua saúde
Vá ao seu médico uma vez ao ano para um check-up, mesmo quando estiver se sentindo bem, já que os sintomas podem não ser notáveis. Seu médico irá verificar se você está realmente saudável.
Tenha um coração para a vida
Cuide bem dele para poder viver mais e melhor. Quanto mais cedo começar, melhor. Mas nunca é tarde para começar.
Fonte: World Heart Federation

Semana Nacional de Doação de Órgãos incentiva pernambucanos

NE10
 
A Semana Nacional de Doação de Órgãos tem início nesta segunda-feira (26) e segue até a sexta (26), com programação por meio da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A abertura acontece nesta manhã no Hospital da Restauração, com o I Encontro de Incetivo à Doação de Órgãos de Pernambuco, que terá Antônio Carlos Figueira, o secretário estadual de Saúde, como palestrante.

Atualmente, 3.327 pacientes aguardam em lista de espera por um transplante em Pernambuco. Desse total, mais de 1,8 mil pessoas aguardam por um rim, 1.299 por córneas, 169 por um fígado e 9 pacientes estão na esperança por um transplante de coração. O objetivo da campanha é incentivar a população para diminuir a fila de espera por órgãos. De janeiro a agosto de 2011, a CT-PE registrou 678 transplantes no Estado, um aumento de aproximadamente 12% em relação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 595 transplantes.

Na programação da campanha  estão previstas aulas de sensibilização com servidores da Secretaria de Defesa Social (SDS), no auditório do Imip, na terça-feira (27); com profissionais que atuam no Hospital Barão de Lucena, na quarta (28); e no Real Hospital Português, na sexta (30). Haverá, ainda, ações na Estação Central do Metrô Recife e durante a Bienal do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções.

Termômetro da Doação – Na quarta-feira (28), a partir das 14h, a Central de Transplantes de Pernambuco, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau e a Infraero, inaugura o Termômetro da Doação no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O totem eletrônico irá exibir, em tempo real, a contagem de doações de órgãos e tecidos em Pernambuco. “A população vai ter uma maior noção do tema e de sua importância. Com isso, queremos estimular a discussão sobre a doação de órgãos na sociedade”, explicou Zilda Cavalcanti.

REDOME – Ainda na quarta-feira, das 14h às 16h, o cadastro para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) poderá ser feito no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O Redome também estará: no Imip, na terça-feira, de 8h às 12h; na quarta, de 8h às 12h, no Hospital Barão de Lucena; e, na manhã da quinta, na Estação Central do Metrô Recife. O cadastro é feito com a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) utilizada no exame que diagnostica características genéticas importantes para a verificação da compatibilidade entre o doador e o receptor da medula óssea. Os dados do doador são catalogados no cadastro e a compatibilidade é verificada cada vez que surge um novo paciente à procura de transplante. Em Pernambuco, 49 pacientes estão na lista de espera por um transplante de medula óssea.

DOAÇÃO - Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar órgãos. A principal dificuldade para o aumento do número de doadores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto. Para informações e orientações, o telefone da CT-PE é 0800.281.2185.

Greenpeace realiza nesta terça manifestação no Marco Zero


Nesta terça, das 8h às 12h, no Marco Zero (Centro do Recife), um faixa onde se lê “Senado, desligue a motosserra” servirá de cenário para protesto contra a mudança do Código Florestal. O papel de ativista será desempenhado pela população. A ideia do Greenpeace, que organiza a manifestação, é que as pessoas tirem foto ao lado da faixa e divulguem nas redes sociais.

Outra possibilidade para se integrar à campanha é fazer o download da imagem pela internet para tirar uma foto. Clique aqui e saiba como fazer.
À noite, o a ONG promove palestra aberta ao público no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco. Será a partir das 19h.