quarta-feira, 11 de julho de 2012

Olimpíada de Filosofia busca atrair estudantes para os temas da disciplina


A conquista da obrigatoriedade do ensino de Filosofia na educação básica – homologada em 2006 – lança luz sobre o desafio de como tornar gratificante e envolvente a aprendizagem da disciplina em sala de aula.

Para mobilizar o interesse dos alunos por temas, problemas ou mesmo pela historiografia filosófica, diversas atividades vêm sendo criadas Brasil afora. É neste contexto que ocorrerá, no segundo semestre de 2012, a Olimpíada de Filosofia, realizada anualmente em estados do sul e do sudeste do Brasil e em países vizinhos, como Argentina e Uruguai.

Sediada em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, a Olimpíada tem o objetivo de estimular entre os jovens o pensamento filosófico, incrementando a sua importância e destaque nas diretrizes estabelecidas pelo currículo escolar.

Edições
Instituído em 1995 pela Unesco no programa “Filosofia e Democracia no Mundo”, o movimento olímpico de Filosofia tem também edições internacionais, como as que ocorrem no continente europeu. Como aqui, as atividades são consideradas uma ação estratégica na difusão e estímulo da disciplina entre os jovens.  Há também uma versão latinoamericana do evento, este ano marcada para outubro, em Petrópolis (RJ).

Flávio Aquistapace

Polícia aponta que 152 tiveram acesso antecipado à prova da OAB


Investigações da Polícia Federal concluíram que 152 candidatos tiveram acesso antecipado às respostas de três exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de 2009. Durante a apuração, foi descoberto ainda que 1.076 pessoas copiaram as respostas uns dos outros durante a aplicação do exame.


De acordo com a PF, 19 candidatos fraudaram o exame 2009.1, aplicado no dia 17 de maio de 2009; 76 fraudaram o exame 2009.2, aplicado em 13 de setembro de 2009; e 57 candidatos fraudaram o exame 2009.3, aplicado em 17 de janeiro de 2010.

O desvio das provas foi provocado por uma organização criminosa que teria sido responsável ainda por fraudes nos concursos de agente de PF de 2004, de delegado de PF de 2004, de agente e escrivão de PF em 2001, de auditor-fiscal da Receita Federal de 1994, de agente e oficial de inteligência da ABIN de 2008 e de analista e técnico administrativo da ANAC de 2009.

Durante toda a Operação Tormenta, que investigou as fraudes, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão temporária e 44 mandados de prisão preventiva. Segundo a PF, até o momento, foram indiciadas 282 pessoas, além de 62 servidores afastados ou impedidos de tomar posse e do confisco de bens de 18 pessoas.

Segundo a polícia, os criminosos estão respondendo por vários crimes, como formação de quadrilha, estelionato qualificado, receptação, corrupção ativa e passiva, dentre outros.

Dentre as pessoas que "colaram" nos exames da Ordem, a PF aponta que 190 casos ocorreram no exame 2009.1, 527 no exame 2009.2 e 359 no exame 2009.3. Tais candidatos não tinham ligação com a organização criminosa, mas foram apontados pelos peritos como fraudadores.

Em 2010, uma suspeita de vazamento do gabarito fez com que a OAB anulasse a segunda fase do exame nacional. A tentativa de fraude ocorreu em Osasco (na Grande São Paulo), onde um candidato foi flagrado com as respostas de cinco questões da prova, antes mesmo da distribuição dos formulários do exame.

folha

PE aumenta índices educacionais em todas as modalidades de ensino



Pernambuco já superou todas as projeções do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC), para o ano de referência de 2011, de acordo com o levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), apresentado na manhã de ontem pelo secretário de Educação, Anderson Gomes. Isso representa um crescimento em todas as modalidades da educação, desde as séries iniciais até o ensino médio.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice subiu de 4 para 4,4; nos anos finais, foi de 3,4 para 3,5; e no ensino médio, o quantitativo foi de 3 para 3,3. As médias esperadas pelo MEC, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são de 3,9; 2,8; e 3, respectivamente.
Os indicadores mostram que estamos no caminho certo com crescimento em todas as modalidades. Com a política pública instituída pelo governador Eduardo Campos, a intenção é que os alunos saiam da escola cada vez mais preparados para fazer uma faculdade ou ingressar no mercado de trabalho”, declarou Anderson Gomes.

O secretário destacou, ainda, a grande conquista identificada no modelo de educação integral. O resultado das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) em tempo integral subiu de 4,6 para 4,72. O resultado geral das escolas de referência, unificando as integrais com as semi-integrais, evoluiu de 4,15 para 4,4.

Do total de 103 escolas que participaram da avaliação, 20 unidades obtiveram índice superior a 5, superior à média esperada pelo MEC em 2021, que é de 4,5. “Não é por acaso que as escolas nesse modelo obtiveram os melhores índices. Nenhum outro estado tem o projeto de educação integral que Pernambuco tem e vem ampliando a cada ano”, afirmou Gomes. A Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, em Caruaru, Agreste do Estado, obteve o maior índice, com  5,7.
Foram avaliados mais de 127 mil alunos de 928 escolas estaduais. O IDEPE utiliza a mesma metodologia do Ideb, indicador análogo adotado pelo MEC. Este é o quarto ano em que a Secretaria de Educação promove a avaliação.

BDE – Ao todo 24.145 trabalhadores da educação da rede estadual serão beneficiados com o Bônus de Desempenho Educacional (BDE). O benefício vem no contracheque do mês de julho e tem como base do salário de início de carreira do servidor. Esses profissionais trabalham nas 520 unidades e Gerências Regionais de Educação (GREs) que vão receber o incentivo por terem alcançado as metas estabelecidas no IDEPE.

O investimento no BDE é de R$ 51,5 milhões, superior ao do ano passado, quando chegou a R$ 45 milhões. Para receber o bônus, as GREs e as escolas precisaram cumprir pelo menos 50% da meta acordada com a Secretaria de Educação, através de um termo de compromisso. Das 520 unidades, 369 cumpriram 100% da meta.

Boletim – Uma das novidades anunciadas pelo secretário de Educação é o Boletim dos Pais Saepe. O documento é individualizado e possui o desempenho de cada aluno na prova do Saepe (Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco) – que avalia a proficiência dos alunos nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. O boletim será entregue aos pais e responsáveis pelos estudantes e, além das notas do aluno, vai constar também do desempenho da escola e do Estado no mesmo exame, para que seja possível contextualizar o resultado do estudante. O documento também vai dar dicas sobre como os pais podem contribuir com a melhoria do desempenho escolas de seus filhos, como incentivar a leitura e acompanhar as tarefas de casa.

envida por Delly Miranda

Diariamente, 800 mulheres morrem durante o parto em todo o mundo

No Dia Mundial da População, ONU alerta para necessidade do planejamento familiar

Nesta quarta-feira, 11 de julho, é comemorado o Dia Mundial da População — data criada em 1987 para marcar o momento em que a população da Terra atingiu a marca de 5 bilhões de pessoas. Hoje, esse número já ultrapassou os 7,5 bilhões (acompanhe aqui a contagem), e, até 2050, devemos ser 9 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Para o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês), um dos grandes desafios dessa população crescente é diminuir a taxa de mortalidade durante o parto e possibilitar aos casais um planejamento familiar.

Todos os dias, 800 mulheres morrem devido a complicações da gravidez. De acordo com o diretor-executivo do UNFPA, Babatunde Osotilmehin, muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com planejamento familiar e assistência médica.

Entre as adolescentes, a situação também é preocupante. Hoje, as complicações durante a gravidez e o pós-parto são a maior causa de mortes entre jovens de 10 a 19 anos, na maior parte dos países em desenvolvimento. Cerca de 1,8 bilhão de jovens estão entrando em idade reprodutiva sem a devida assistência e sem saber como se proteger.

“Garantir a sobrevivência e a qualidade de vida das mulheres e meninas é um direito imperativo”, afirmou Osotilmehin, em um comunicado. Para o diretor, a comunidade internacional tem que tornar o acesso à saúde reprodutiva uma prioridade.

— [Muitas mulheres] continuam sem acesso a métodos contraceptivos e sem informação. Temos que ajudar as 222 milhões de mulheres que querem evitar ou adiar a gravidez, mas não têm acesso a métodos contraceptivos modernos. [...] Podemos ajudar a prevenir 21 milhões de partos não planejados e evitar 79 mil mortes maternas.

Do R7

STF suspende concurso da Polícia Federal que oferece 600 vagas

Supremo Tribunal Federal alega falta de reserva de vagas para deficientes nos editais dos concursos. A suspensão ficará válida até que a União publique editais retificadores

Um dia após o término das inscrições, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender o concurso público da Polícia Federal (PF), que oferece 600 oportunidades de nível superior para escrivães, peritos e delegados. A liminar de suspensão foi concedida pelo presidente do Supremo, ministro Ayres Britto, a pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A justificativa foi a falta de reserva de vagas para deficientes nos editais dos concursos. A suspensão ficará válida até que a União publique editais retificadores. A decisão, todavia ainda está passível de recurso.

O procurador–geral alegou que a falta de reserva de vagas vai contra a decisão da ministra Cármen Lúcia Rocha (RE 676335) “que assentou a obrigatoriedade da destinação de vagas em concurso público aos portadores de deficiência física, nos termos do inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal”.

De acordo com o STF, o pedido tem origem em uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal em 2002, referente a outro concurso da PF que também não discriminava chances para deficientes. Na ocasião, porém, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) entendeu que as atribuições do cotidiano de trabalho tanto de delegados, como de escrivães, peritos e agentes, exigem habilidades que não são compatíveis com pessoas com algum tipo de deficiência, já que se tratam de situações por vezes de conflito armado e que podem colocar ainda mais em risco suas vidas e a das pessoas ao seu redor.

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) já havia ajuizado neste mês ação civil pública exigindo a reserva de vagas para o cargo de delegado, ao qual estão sendo oferecidas 150 oportunidades.

Segundo o item 3.7 do edital, é requisito básico para tomar posse que os candidatos tenham aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo. O documento trata apenas sobre a possibilidade de atendimento especial durante a realização das provas para quem assim solicitar.

Cerimônia oficializa uniões homoafetivas em Caruaru

Dois casais de mulheres celebram união.
 São os primeiros casos registrados no interior do estado

Pela primeira vez no interior de Pernambuco, dois casais do mesmo sexo oficializam a união civil. A cerimônia acontece nesta quarta-feira, a partir das 18h, no Fórum de Caruaru, no Agreste. As duas decisões judiciais favoráveis à união já foram homologadas pelo juiz José Adelmo Barbosa da Costa Pereira.

A primeira sentença foi anunciada em 18 de junho. Solange Pereira da Silva e Janaína Ferreira Tavares formalizaram a união. Dois dias depois, foi a vez de Rhaquel Bibiano e Theodora Nascimento. Com a aprovação da Justiça, os dois casais marcaram o dia da cerimônia que vai reunir familiares, amigos e personalidades da cidade.

"As decisões tiveram parecer favorável do Ministério Público e foram homologadas por mim. Essa é uma demonstração de que o judiciário está avançando de acordo com a evolução dos fatos sociais. A união homoafetiva segue os princípios constitucionais", afirmou o juiz José Adelmo Barbosa da Costa Pereira, que também vai celebrar a união nesta quarta-feira.

Em setembro do ano passado, Pernambuco registrou o primeiro caso de união homoafetiva do Norte-Nordeste. A estudante Ana Carina da Silva Costa, 28 anos, e a assessora comercial Poliana Karla Costa da Silva, 26 anos, oficializaram o casamento civil na na 1ª Vara da Família e Registro Civil do Recife, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra.