sexta-feira, 22 de julho de 2011

Curso gratuito na web sobre novo acordo ortográfico


Do NE10
Para quem ainda tem dúvidas sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, estão abertas as inscrições para um curso gratuito oferecido na internet e ministrado pela mestre em Literatura pela Universidade de Brasília, Sandra Araújo de Lima. 

O curso, promovido pela American College of Brazilian Studies (Ambra College), com sede na Flórida, acontece às 20h dos dias 26 e 27 de julho, respectivamente, por meio de conferência online. Os temas abordados serão  “O novo acordo ortográfico da língua portuguesa - principais mudanças” e “Como resolver questões de concursos”.

Os interessados precisam realizar um cadastro no site da instituição (www.ambracollege.com) e acessar o link do curso. Nos dias das atividades, as salas virtuais estarão abertas para os convidados a partir das 19h40, com um limite de 100 participantes. Informações pelo telefone 0800 8921 174.

Aluno da UFPE participa de projeto de robótica da Nasa


Do NE10

Bruno na sede da instituição americana (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)
Mais um estudante pernambucano ganha destaque em instituições internacionais de tecnologia. O aluno de mestrado do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Bruno Fernandes, participa de um acampamento de robótica (Boot Camp) localizado no Goddard Space Flight Center, um dos maiores centros da Nasa nos Estados Unidos.

A participação aconteceu após um contato dos engenheiros da Nasa, Michael Comberiate (NASA Mike) e Marco Figueiredo, na Campus Party deste ano. "Eles se interessaram pelo trabalho que já desenvolvia aqui e me designaram como um dos líderes no Brasil que deveria escolher um grupo para ir ao acampamento", conta Fernandes.

Bruno faz parte de um projeto de robótica conhecido como LARGE (Assisted Robotic Group Exploration, na sigla em inglês), ao lado de argentinos e mexicanos. Bruno auxilia a equipe com problemas relacionados à visão computacional. 

A ideia do projeto é realizar o mapeamento de Marte utilizando câmeras que calculam a distância exata de cada ponto ao redor da câmera. Além deste, está em andamento outro projeto que consiste em desenvolver um quadricóptero para vôos autônomos. Esse equipamento deverá auxiliar o robô de outro projeto, o GROVER, que realizará pesquisas científicas na Groelândia. 

O BootCampo acontece todos os anos e estudantes de pós-graduação de todo o mundo podem participar. Potenciais engenheiros da Nasa são recrutados nesses programas.

Cor ou raça influencia na vida para 63,7% dos brasileiros, aponta IBGE