sexta-feira, 15 de abril de 2011

Calvície

                                                                                                                                                               
A queda de cabelos é um problema que afeta homens e mulheres em diversas fases da vida e pode ocorrer por vários motivos – doenças, medicamentos, agressões químicas, carência de nutrientes, entre outros. Já a calvície propriamente dita é restrita àquelas pessoas com predisposição genética para tal. A calvície masculina e a feminina têm a mesma causa, mas se manifestam de formas diferentes.
Cada fio de cabelo tem um “ciclo” de existência que dura muitos anos. Nesse ciclo, o fio passa por fases de crescimento, “dormência” e morte. Os fios da cabeça não estão todos na mesma fase ao mesmo tempo. É por isso que todos os dias alguns fios caem – chegaram ao fim de seu ciclo.
Toda queda de cabelo, para ser corretamente avaliada, deve ser examinada por um médico. Ele irá observar o cabelo e o couro cabeludo, analisar o histórico do paciente e solicitar exames relevantes como, por exemplo, taxas de hormônio ou outros dados. Essa avaliação é fundamental para determinar as possíveis causas da perda dos cabelos e os tratamentos que podem surtir efeito.
A calvície é um tipo específico de queda de cabelos, de caráter hereditário e progressivo. Sabe-se hoje que, na calvície, a presença de uma enzima, determinada geneticamente, resulta na produção de uma substancia chamada DHT, que age sobre o folículo do cabelo (a raiz). Essa substância provoca o afinamento progressivo dos fios até surgir a calvície. Nos homens, essa perda segue um padrão claro, configurando a calvície verdadeira. Nas mulheres, a causa é a mesma, mas o afinamento e diminuição ocorrem de maneira mais difusa e raramente provocam a calvície total.
Hoje existem tratamentos que podem controlar ou suspender o processo da queda dos cabelos. Esses medicamentos devem ter uso contínuo já que a causa (a presença do DHT) não é eliminada – se o tratamento é interrompido, o DHT volta a agir. E preciso paciência, pois os resultados demoram um pouco para aparecer.  É importante lembrar que nem todos podem fazer uso dos medicamentos mais indicados, devendo ser analisado junto com o médico os pros e os contras de cada remédio.
O uso de shampoos antiqueda quase sempre tem resultados ínfimos, ou nenhum, na queda de cabelos, particularmente se for o caso da calvície. Podem ajudar em outros fatores que afetam o couro cabeludo, como a caspa, por exemplo. Mas não interrompem ou recuperam fios caídos. Mais uma vez, o caminho mais indicado é conversar com seu médico.
Apesar de ser extremamente desgastante e angustiante para a maioria das pessoas, em especial as mulheres, existem soluções, mesmo que parciais. Medicamentos, transplantes capilares, próteses e outros recursos podem ser utilizados, dependendo do caso.  O importante é procurar ajuda de especialistas idôneos e fugir de promessas mirabolantes cujos resultados dificilmente se sustentam (e que representam perda de dinheiro e mais frustrações). É importante tentar manter a calma, pois o estresse emocional com certeza só agrava as circunstâncias.

Sandrely F Miranda

Dia dos ciclistas


Compare a bicicleta comum e a ergométrica

Em oito tópicos, analise os dois modelos e comece já a pedalar


do msn.com

Com medo de cair e passar vergonha, muita gente restringe as pedaladas a uma bike ergométrica. Mas as diferenças entre uma magrela tradicional e um aparelho de academia não terminam no vento batendo no rosto. Do preparo físico exigido aos resultados obtidos (quando a intenção é perder peso ou ganhar músculos nas pernas), há muita diferença. "Os dois exercícios são ótimos, mas oferecem benefícios diferentes. Tomar nota disso evita o abandono do treino e a desmotivação", afirma a personal trainerValéria Alvim.

1. Mobilidade 

Neste quesito o modelo tradicional é muito mais atrativo. Você consegue combinar exercício físico e transporte, aumentando o ritmo das pedaladas mais rapidamente. "Comprei a bicicleta pensando na prática esportiva, mas atualmente uso também para ir a lugares próximos, como padaria, mercado ou visitar meus amigos", afirma Eric Rinardo, 28, ciclista há mais de 10 anos.  
Bicicleta ao ar livre - foto Getty Images
2. Tombos e trombadas 

O medo dos tombos afasta muitos adultos que não venceram as lições de equilíbrio na infância. Se você pertence a esta turma, encontra uma alternativa na ergométrica. "Para muitos alunos, a ergométrica representa uma espécie de superação, já que não há dificuldades quanto ao equilíbrio", afirma o fisiologista Paulo Correia, da Unifesp. "A base das ergométricas é grande e resistente. Os modelos são projetados para suportar grande peso e esforço, é preciso muita força para derrubar uma".

3. Lesões 

O risco de lesões está presente nos dois aparelhos. Em ambos, um bom alongamento antes do treino pode prevenir o problema. E, no caso da ergométrica, o controle criterioso do peso é fundamental: nunca pedale sem carga, evitando lesionar os joelhos ou agravar lesões já existentes nas articulações do tornozelo e da coluna. E, para escolher a carga ideal, peça orientação de um educador físico. "O estímulo precisa ser desafiante para que o aluno fique entusiasmado sem risco de romper ligamentos", afirma Valéria. Pouca gente sabe, mas a bike de academia foi preparada para pessoas que não podem caminhar ou que apresentam restrições para isso. "Usamos o aparelho com pacientes que operaram os joelhos e não podem sofrer os impactos da caminhada, por exemplo. O banco mais largo proporciona maior conforto genital, principalmente para os homens e se mais alto, força menos as articulações", explica Paulo. 
Ergométrica - foto Getty Images
4. Rotina 

A possibilidade de encontrar pessoas diferentes e de variar as paisagens funciona como estímulo para quem busca um exercício físico. Principalmente se você passa o dia inteiro fechado em um escritório, a bicicleta oferece um atrativo difícil de resistir. E, além de oferecer o sentimento de liberdade, o vento facilita a inspiração do ar. "O ciclismo é o esporte que tem o maior consumo de oxigênio. Um vento de aproximadamente 50 km/h no rosto economiza a musculatura respiratória em até 25% de seu gasto energético", explica Paulo Correia. As pedaladas outdoor também melhoram a síntese de vitamina D (relacionada à absorção de cálcio pelos ossos), reação favorecida sob os raios solares. Por outro lado, com uma ergométrica, você pode praticar seus exercícios sem sofrer com as mudanças do clima.

5. Novas amizades 

Durante as pedaladas indoor, é comum fazer amigos. "Geralmente uso a bicicleta para me aquecer antes de fazer musculação. Enquanto isso, posso conversar e conhecer pessoas novas", afirma o ciclista Paulo Henrique Granjeiro, 24 anos. Mas os grupos de ciclismotambém incentivam quem anda em busca de uma turma adepta dos exercícios: há dia e hora certa para as partidas e alguns roteiros incluem até passeios por cidades do interior, favorecendo os laços de amizade. 
Bicicleta Horizontal - foto Getty Images
6. Conforto e dificuldades 

Biomecanicamente é importante ressaltar que a resistência exercida pela bicicleta comum é resultado da combinação entre atrito, condições do terreno, influência do peso do equipamento e do praticante. "É preciso utilizar diversos grupos musculares ao mesmo tempo para acelerar ou pegar uma subida. Normalmente as pessoas ficam em pé sobre os pedais e fazem força nos braços e glúteos a fim de aumentar a força", afirma o fisiologista. Já, na ergométrica, a dificuldade é controlada na carga e de acordo com os seus objetivos - emagrecer ou ganhar músculos, por exemplo.

A bicicleta horizontal é uma opção indoor mais confortável do que a ergométrica comum. Seus pedais ficam à frente do corpo. Guidão e selim não existem - no lugar, há um banco com encosto ergonômico ladeado por alças para apoio das mãos. "Com as pernas mais distantes, o aparelho não agride a parte genital", explica Paulo Correia. 

7. Dores após o treino 


A ergométrica tende a ser confortável, mas é preciso prestar atenção na posição dos pedais. "Se estiverem muito abaixo do selim, causam a projeção da pessoa para frente, ocasionando dores nas costas. Além disso, a compressão genital pode ser maior e o ciclista não suporta permanecer cinco minutos sentados", argumenta o fisiologista.

8. Gasto de energia 

A diferença entre o gasto de energia na bicicleta de rua e na ergométrica pode ser de quase 50%. Para uma pessoa de 70 quilos que pedalar durante 30 minutos em uma montain bike, o gasto calórico será de aproximadamente 310 calorias. Por outro lado, se esta mesma pessoa pedalar, na academia, durante o mesmo período gastará cerca de 180 calorias. As conclusões aparecem no estudo Promovendo o Uso da Bicicleta Para uma Vida mais Saudável, da Universidade do Estado de Santa Catarina e não deixam dúvidas: para emagrecer, pedalar ao ar livre é uma das melhores opções disponíveis atualmente.

Saiba curiosidades sobre a vida de Tiradentes




No Brasil, o dia 21 de abril é dedicado ao militar e ativista político Joaquim José da Silva Xavier. Mais conhecido por "Tiradentes", o também tropeiro e comerciante atuou no Brasil colonial, sendo considerado herói nacional e mártir da Inconfidência Mineira, movimento separatista contra o domínio português no País. Mas, além do que é contado nos livros de história, o Kids buscou curiosidades sobre essa personalidade, desvendando o mito.

Como ele foi executado no dia 21 de abril de 1792, a data tornou-se feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. A professora de história do Colégio Motivo, Adriana Ribeiro, e alunos do 5º ano (antiga 4ª série) conversaram sobre alguns fatos da vida de Tiradentes. Saiba por que o apelido Tiradentes, o que aconteceu com a casa onde ele morava e com a cabeça dele após o esquartejamento.


HERÓI CRIADO - Tiradentes não foi considerado herói nacional logo depois da sua morte. Mesmo após a Independência do Brasil, em 1822, ele foi uma personalidade histórica relativamente obscura. Isto ocorreu porque o País continuou sendo uma monarquia. Foi Dona Maria I, avó e bisavó dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, respectivamente, quem havia emitido a sentença de morte dele.

Apenas a República, em 1889, buscou na figura de Tiradentes uma personificação da identidade republicana do Brasil. Daí a sua imagem forjada de barba e camisolão, vagamente assemelhada a Jesus Cristo. Como militar, o máximo que Tiradentes poderia ter era bigode. Além disso, na prisão, onde passou os últimos três anos de vida, os detentos eram obrigados a raspar barba e cabelo para evitar piolhos.


Cidades pernambucanas só agora conhecem telefonia celular




Por Daniel Guedes

Tuparetama e Verdejante são municípios localizados no interior de Pernambuco. As duas cidades ficam no Sertão. A primeira tem apenas 7.925 habitantes e está no Sertão do Pajeú. A outra tem 9.142 pessoas e fica no Sertão do Moxotó. Em comum, uma marca de atraso: ambas só passaram a ter serviço de telefonia celular nos últimos seis meses.

O serviço é tão recente que as cidades sequer aparecem no mapa de cobertura da única operadora que oferece sinal por lá, a TIM. “Antes celular só pegava nas partes altas da cidade. Era complicado para a população por falta de comunicação. Agora, quase todo mundo tem um celular”, conta o comerciante Ari Rodrigues, que trabalha num mercadinho de Tuparetama.

Domingos Sávio (PTB), prefeito do município localizado a 377 quilômetros do Recife, diz que a telefonia móvel chegou a Tuparetama há cerca de 60 dias. “Era muito ruim (não ter sinal de celular). Eu usava celular com anteninha”, reclamava o prefeito. Atualmente fica-se sem celular na cidade apenas quando falta energia. “Hoje celular não é só mordomia. (Telefonia móvel) ajuda no desenvolvimento da cidade”, conta o Sávio.

Antes da chegada da operadora havia apenas um aparelho na casa de Ari Rodrigues. Agora são três. “Um pra mim, um pra minha esposa e um pra minha mãe”. Apesar do aumento da demanda, Tuparetama ainda não tem loja exclusiva para venda de telefones móveis.

Em Verdejante, a 99 quilômetros da capital, a telefonia celular chegou há mais tempo - uns 5 ou 6 meses, de acordo com a Prefeitura. Ter celular por lá não é mordomia, mas questão de sobrevivência. A maioria da população vive na zona rural, onde não há nem orelhão. “É mais um serviço que o município não tinha e facilita muito a comunicação. É um benefício socioeconômico”, resume o prefeito Haroldo Silva Tavares (DEM).

Mesmo morando na zona urbana de Verdejante, a empregada doméstica Francisca da Silva festejou a chegada do sinal GSM. Agora pode falar tranquila com parentes e amigos que moram longe. “Antes eu ia para um orelhão, mas se estivesse chovendo, por exemplo, não ligava, a não ser que fosse uma emergência”.

SINAL - A TIM disse, em nota, que “os municípios pernambucanos de Tuparetama e Verdejante não fazem parte do compromisso de cobertura da operadora, previsto no edital 002/2007, da agência reguladora. Apesar disso, as localidades citadas contam com cobertura 2G (GSM) da TIM”.

A Vivo informou que Tuparetama e Verdejantes fazem parte da Meta Anatel proposta para 2011. “Eles serão ativados até a terceira semana do mês de maio de 2011”, informou a assessoria de imprensa por nota. O prefeito de Tuparetama disse que a antena da operadora já está instalada.

A Oi não deu informações específicas sobre Pernambuco, mas o prefeito de Tuparetama diz ter recebido um telefonema da empresa e afirmou que ela está interessada em gerar sinal para o município.

A Claro também não afirmou se pretende atender os municípios. Em nota ressaltou que cumpriu “todas as suas metas de cobertura da Anatel em Pernambuco”.



Jamildo Melo 

Em discurso na China, Dilma destaca vantagens de investir no Brasil

Em discurso durante o Fórum Econômico de Boao, na China, a presidenta Dilma Rousseff destacou nesta sexta-feira (15) as vantagens de investir no Brasil. Para ela, o país é o local para se aplicar em vários setores porque há uma combinação de fatores que favorecem os investimentos, como estabilidade econômica e crescimento acelerado. Mas os destaques, segundo Dilma, são as garantias do Estado de direito democrático e do respeito aos direitos humanos.
No quarto dia de visita à China, a presidenta afirmou que no novo mundo multipolar, não há espaço para modelos únicos. "Não buscamos modelos únicos e unanimidades. Os consensos da história recente sob a égide do mercado, que supostamente nunca falhariam, mostraram-se frágeis como um castelo de cartas", disse Dilma a uma plateia de empresários, autoridades e líderes políticos, entre eles o presidente da China, Hu Jintao. "Existem grandes oportunidades no Brasil", acrescentou.
“Nós hoje combinamos estabilidade econômica, crescimento acelerado, projeto estratégico de desenvolvimento, ciência e tecnologia, inovação, inclusão social, Estado de direito democrático, compromisso com os direitos humanos e um profundo sentimento de autoestima de nosso povo".
A discussão em torno da questão dos direitos humanos na China ganhou mais força nos últimos dias, depois da prisão do artista e crítico do governo Ai Wei Wei. O artista usava a internet para difundir suas ideias e foi preso após a onda de protestos em países como o Egito e a Tunísia. O governo chinês não fornece informações sobre Wei.
Ao final, em rápida entrevista coletiva, Dilma comentou o caso do artista chinês. "Todo mundo tem problema de direitos humanos", afirmou.
Fonte: Agência Brasil

Caminhada trabalha os músculos do bumbum

A caminhada, atividade física que pode ser praticada em qualquer lugar, não faz bem apenas à saúde do coração. Caminhar também ajuda a deixar pernas e bumbuns em forma. Além de melhor o tônus muscular, ela também melhora a circulação, o funcionamento do intestino, controla o colesterol e ajuda na perda de peso. Para que seu efeito benéfico ocorra o ideal é caminhar de 20 a 60 minutos, de três a seis vezes por semana. 

Apesar de ter um gasto calórico inferior a corrida e a natação, a caminhada é um bom exercício aeróbico. A atividade queima por hora 250 calorias. Existem diferenças entre caminhar na esteira ergométrica e na rua. Na primeira há a vantagem de ter amortecimento e um melhor controle do ritmo, uma vez que a medição do tempo é constante e não há obstáculos no caminho. Já a vantagem de se exercitar na rua está no fato da paisagem diversificada.
Fonte: Agência Estado


Falta de nutrientes pode gerar problemas de saúde

Sintomas como dores de cabeça, fraqueza e cansaço excessivo podem estar sendo causados por uma alimentação desequilibrada. A falta de nutrientes pode ocasionar uma série de problemas no organismo. Veja o que a carência de alguns deles pode causar no corpo humano: 

Memória fraca  - a falta de inositol e acetil pode estar prejudicando a memória. As substâncias para ativá-la são encontradas na gema de ovo e na lecitina de soja. 

Cabelos e unhas fracas - seu corpo pode estar carente de colágeno, presente no ovo, carnes, peixes e gelatina. 

Vontade de comer doce  - pode ser ocasionada por falta de cromo que é encontrado nas nozes, cereais integrais, espinafre, cenoura, banana e centeio. 

Retenção de líquido  - pode estar sendo ocasionada pela falta de cálcio e água. 

Intestino preso - falta de fibras nas verduras, frutas e cereais integrais. Também é importante aumentar a ingestão de água.
Fonte: Agência Estado


Páscoa é comemorada em outros países do mundo


Do NE10


A Páscoa é comemorada de formas diferentes em diversos países do mundo. No Brasil é comum celebrar a data em família ao redor de uma mesa farta e distribuir ovos de chocolate. No mundo, porém, dependendo da localidade, a época é lembrada com desfiles, guerra de tortas e visita aos túmulos dos antepassados.

Nos EUA as comemorações acontecem durante o dia, em lugares ao ar livre, onde as crianças fazem brincadeiras com ovos de páscoa coloridos que são escondidos. Na Quinta Avenida de Nova Iorque acontecem desfiles, enquanto na Casa Branca há a tradicional caça aos ovos.

A brincadeira tradicional na Inglaterra é a guerra de tortas de lebre e o chute de garrafas. Já na Grécia acontecem procissões, quando são utilizados ovos vermelhos representando o sangue de Cristo. Estes ovos são quebrados quando as pessoas anunciam que Cristo ressuscitou.

Na Suécia, a Páscoa aproxima-se ao dia das bruxas dos EUA, pois as crianças se fantasiam e saem pelas casas pedindo doces. Os indianos comemoram a Festa de Holi para lembrar o aparecimento do Deus Krishna.
 
As pessoas visitam os túmulos dos seus antepassados e fazem oferendas na China, num evento chamado Ching-Ming. Em países como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição é a decoração de ovos para serem dados de presente a amigos e parentes.



Crea fará visita às obras da Arena Pernambuco



O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realizará, nesse sábado, 16, visita técnica ao canteiro de obras do Estádio Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A ação, que estava inicialmente prevista para acontecer na última quarta-feira, 13, foi transferida para sábado devido às fortes chuvas ocorridas na região.
  
Participarão da visita o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, conselheiros regionais, profissionais e parlamentares.Eles estarão divididos em dois grupos de 50 pessoas, saindo da sede do Conselho às 8h e às 10h.

Marcelo Cavalcante

Pânico 4


Título Original: Scream 4, EUA, 2011
Direção: Wes Craven
Elenco: Courteney Cox, Neve Campbell
Gênero: Terror
Duração: 111'
Classificação Etária: 16 anos

Sidney Prescott está de volta a sua cidade natal, Woodsboro. Mas enquanto todos comemoram o anivesário de sua sobrevivência ao serial killer Ghostface, novos assassinatos começam a acontecer.

Box Guararapes [+]
SALA 6LEG14h20, 16h50, 19h15, 20h40
SALA 8LEG14h20, 16h50, 19h15, 21h40
Multiplex Boa Vista [+]
SALA 4LEG14h, 16h20, 18h50, 21h.
UCI Kinoplex Plaza [+]
SALA 4LEG14h30, 16h50, 19h10, 21h30; 23h50 (exc dom, seg e ter).
 * 12h10 (sab, dom e qui)
UCI Ribeiro Recife [+]
SALA 8LEG14h40, 17h, 19h20, 21h40 
 * 0h (sex e sab, qua e quin). 12h20 (sab, dom, quin)

Vídeo: Secretaria de Saúde e igrejas na luta contra a dengue

Da TV Jornal

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e igrejas, tanto evangélicas como católicas, dá início a uma campanha de conscientização contra a proliferação da dengue. Medidas de prevenção serão debatidas em palestras. Nos cultos e nas missas, pastores e padres também vão entrar na luta incluindo o assunto nos sermões. [Veja o vídeo]