quarta-feira, 8 de junho de 2011

Confira imagens da confusão entre professores e a guarda municipal em Fortaleza

mais informações: http://adrianossad.blogspot.com/

Vídeo mostra como e por que economizar água



Levar à reflexão acerca do uso sustentável da água. Essa é a proposta do vídeo acima, segundo a Mexichem, detentora da marca Amanco, de material de construção. A empresa quer sugerir, com o trabalho, a construção de uma nova maneira de conviver com o recurso.  O título é Hydros IV - cotidiano e se inspira em livro de mesmo nome. Cliqueaqui para acessar o vídeo na internet.
do ciencia e meio ambiente

Quase 1 milhão de estudantes treinam artes marciais em escolas públicas

Iniciativa faz parte do programa Mais Educação que promove a prática esportiva



Divulgação

Mais de 800 mil crianças e adolescentes treinam artes marciais em quatro mil escolas públicas em todo o país. Todos fazem parte do programa de educação integral Mais Educação, que estende o tempo na escola para prática de esportes e atividades extracurriculares. As artes marciais oferecidas pelo programa são taekwondo, judô, capoeira e caratê.
O judô é praticado pela maioria dos alunos, são 280,9 mil estudantes em 1.355 escolas; o caratê vem logo depois com 128,5 mil alunos aprendendo a luta em 597 escolas. O taekwondo encantou 80,2 mil estudantes em 373 escolas; e a capoeira, luta brasileira com raízes africanas tem 338,9 mil alunos em 1.692 escolas.
Caratê
Uma das escolas que se destaca no ensino de caratê é a Escola Municipal Nestor José Soeiro do Nascimento, na periferia de Manaus. Mestre Antônio ensina a arte a 60 estudantes sob o lema “primeiro o diálogo, depois a autodefesa”.
As palavras de sabedoria são fundamentais para os adolescentes da região que estão próximas de vários tipos de violência, como tráfico, trabalho infantil, aliciamento. Ele explica que essa luta ajuda na concentração, no equilíbrio físico e mental. O professor tem 34 anos e luta desde os cinco.
Para unir o esporte ao estudo Antônio sugeriu que só alunos com notas azuis poderiam treinar, segundo ele a medida foi bem sucedida. Atualmente 80% dos estudantes que fazem a arte marcial têm notas azuis e o índice de agressão caiu muito.
- Quando cheguei à escola, vi um show de notas vermelhas nos boletins. Propus a eles que para treinar caratê tinham que tirar notas azuis. É um saldo maravilhoso.

Judô
A arte marcial japonesa atraiu outros estudantes da cidade amazônica.  A Escola Municipal Etelvina Pereira Braga, em Manaus, oferece judô à criamãs e adolescentes entre dez e 15 anos.No grupo, 30% são meninas e 70% são meninos.
Alongamento, aquecimento, técnicas e a história da modalidade fazem parte das aulas do professor Janderson do Carmo Santos. O mestre diz que as aulas fazem sucesso, ele conta que no começo das aulas estavam matriculados 100 estudantes, 30 alguns desistiram, mas cerca de 20 deles já pediram para voltar.

Capoeira
No reduto da capoeira, 65 estudantes aprendem a luta com o professor Sandro Alex Dias Oliveira na Escola Carneiro Ribeiro Classe II, em Salvador. O aluno aprende a história dessa arte além da dança, da ginga, do samba de roda, da música e a tocar os instrumentos, mas o comportamento dentro e fora da escola é o principal ganho, segundo o professor.
- Acontece uma transformação que é vista por nós e relatada pelos pais.
Taekwondo
 No Distrito Federal, o Centro de Ensino Fundamental 113, da cidade de Recanto das Emas, adotou o taekwondo como parte do projeto. Deisyane Marques de Jesus ensina 40 alunos com idade de seis a 14 anos.
Mesmo tendo aula no auditório da escola, que tem pouca ventilação e faz muito calor, ela se surpreende com a assiduidade deles.
- Estão presentes em todas as aulas. Eu explico que eles são atletas, que devem ter disciplina.

* Com Informações da Assessoria de Imprensa do MEC
Do R7

UPE reformula o vestibular a partir deste ano


Margarida AzevedoDo Jornal do Commercio
O vestibular deste ano da Universidade de Pernambuco (UPE) terá novidades. Os candidatos farão provas iguais de cada disciplina, independentemente do curso em que estão concorrendo vaga. O fera de medicina, por exemplo, terá a mesma prova de biologia que o colega de administração. O que vai diferenciar, na hora da correção dos testes, é o peso de cada matéria.

Outra mudança será a aplicação de conteúdo único para os vestibulares tradicional e seriado. Os assuntos que cairão nas provas serão os mesmos nas duas seleções, com a diferença que no seriado virão distribuídos em três anos.

O desvio padrão, instrumento usado no cálculo da média, deixa de existir. Aplicado há cerca de 20 anos no vestibular da UPE, o desvio leva em conta o desempenho do grupo e compara o resultado do estudante com os demais concorrentes. O vestibulando não conseguia calcular sua média sozinho pois não sabia qual era esse desvio. A partir de agora, fica mais fácil, pois valerá seu real desempenho. Ele não vai depender da universidade para saber sua nota. Basta somar os acertos e atribuir os pesos.

"Essas são algumas das mudanças. Anunciaremos outras novidades ainda este mês. Tudo foi pensado para qualificar o processo seletivo e beneficiar os estudantes. Iniciamos os debates no final do ano passado e envolvemos representantes dos sindicatos das escolas particulares e públicas e da Secretaria Estadual de Educação", ressalta a presidente da Comissão do Vestibular e pró-reitora de graduação da UPE, Izabel Avelar.

Sobram quase metade das vagas de cursos do MEC para professores


Agência Estado

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou pela segunda vez o prazo para que professores da rede pública possam se inscrever em cursos de formação continuada. O prazo termina nesta sexta-feira (10) e ainda sobram vagas.. Das 86 mil vagas disponíveis, até o momento apenas 50 mil (58%) foram solicitadas pela direção das escolas.
Apenas no Acre, em São Paulo e no Paraná a demanda é maior do que a oferta. Nos outros  23 estados e no Distrito Federal a procura é menor do que o número de vagas. Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro são os estados com menor participação. Nessas unidades da Federação, apenas 6%, 9% e 12% das vagas disponíveis foram solicitadas, respectivamente.
Lançado em 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores tem como objetivo capacitar docentes que não têm a formação mínima exigida por lei – ou não têm o ensino superior ou são formados em áreas diferentes daquela que ensinam. Os cursos são oferecidos pelo governo federal em parceria com instituições públicas de ensino superior.
Para os que já concluíram essa etapa, são oferecidas vagas em cursos de capacitação ou atualização – presenciais, semipresenciais ou a distância – em universidades públicas. Mas a demanda está aquém do que foi planejado pelo ministério.
A inscrição do professor deve ser feita pelo diretor da escola. A lista dos cursos disponíveis, com informações sobre a duração e o conteúdo de cada um deles, está disponível na Plataforma Freire. Em seguida, o educador inscrito pela escola deve confirmar se quer ou não participar do curso até dia 12.
do Agência Brasil