quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aniversário de Teresina

Ano de fundação: 1852

Teresina é a única capital do nordeste que não é banhada pelo mar e a primeira do Brasil a ser planejada.

Mas os rios Poti e Parnaíba compensam essa distância do litoral, banhando a cidade que é mais conhecida como a Cidade Verde.

O apelido foi dado porque todas as ruas e avenidas do lugar são ladeadas por árvores, especialmente mangueiras.

Além das mangueiras, Teresina possui ainda uma sólida indústria de confecções e uma rede hoteleira de qualidade.

Também funciona como centro redistribuidor dos produtos oriundos do Sudeste e das capitais nordestinas.

História

Dificuldade de comunicação e de comércio ocasionaram a transferência da capital da antiga capitania do Piauí - anteriormente a cidade de Oreiras - para onde atualmente é Teresina, nome escolhido, aliás, em homenagem à Imperatriz Dona Maria Teresa Cristina.

Planejada por um mestre de obras, que imaginou a cidade no formato de um tabuleiro de xadrez, Teresina, uma vez criada, logo se tornou um centro administrativo e comercial, com expressivo e conseqüente aumento da população.

No ano de 1858, o Porto Fluvial, construído pela Companhia de Navegação do Rio Parnaíba, deu destaque especial à capital.

A instalação da Estrada de Ferro São Luís-Teresina e de rodovias federais acarretaram o surgimento de novos bairros. Além disso, por toda a BR-316 surgiram conjuntos habitacionais e um Distrito Industrial, que ampliou a função comercial e de serviços de Teresina.

Nos dias de hoje, empresas internacionais do ramo manufatureiro e de comércio investem no local.

 



Jornal: novo currículo do ensino médio terá fusão de disciplinas

O Ministério da Educação (MEC) está preparando um novo currículo do ensino médio que vai distribuir as 13 disciplinas atuais em quatro áreas: ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática.

 A proposta, que deverá ser fechada ainda neste ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação, prevê que alunos de todo o País passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos.

Educadores, porém, afirmam que a mudança curricular proposta pelo governo federal é positiva, mas a implementação pode ser um problema.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Klinger Barbosa Alves, a principal dificuldade é que os atuais professores foram formados em licenciaturas específicas, como física ou matemática. O novo modelo pode trazer dificuldades para esses profissionais, que deverão saber mais de uma área e ter uma integração mais forte com professores das demais disciplinas.

Terra

Aluno do ensino médio na escola pública sabe menos que o do fundamental na particular



Alunos de colégios particulares, mesmo tendo estudado menos anos, sabem mais que os estudantes de escolas públicas em séries superiores.

Os conhecimentos de matemática e português de um aluno no 9º ano do ensino fundamental (antigo ginásio) em colégio particular são maiores que os de estudantes do ensino médio (ex-colegial) em escola pública.

É o que demonstram os dados da Prova Brasil de 2011, cujos dados foram divulgados na terça-feira (14) pelo MEC (Ministério da Educação).

Diferença socioeconômica

A nota na Prova Brasil é "fortemente dependente do nível socioeconômico", segundo Romualdo Portela de Oliveira, professor e pesquisador da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). Se o estudante vem de uma família com mais dinheiro, ele tem mais acesso a bens culturais que um aluno pobre.

É como se aluno da escola privada saísse com 50m de vantagem numa corrida de 100m, exemplifica a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, fazendo, como ela mesma diz uma "simplificação tremenda". Segundo ela, se essa diferença for retirada, "a escola privada acrescentaria pouco". Por isso, o Estado precisaria "dar mais para quem tem menos" na visão de Priscila.

Karina Yamamoto
Do UOL, em São Paulo

Hora de estudar: Fonologia