quinta-feira, 2 de junho de 2011

Simulado Enem

você vai prestar provas no enem? está pronto?
O Brasil Escola preparou um simulado para você testar suas habilidades para o exame
clique a baixo escolha a matéria o tema e boa sorte.

USP aprova mudanças e deixa vestibular mais difícil

Segunda fase terá menos questões e primeira etapa volta a valer para toda a Fuvest



O Conselho de Graduação da USP (Universidade de São Paulo) aprovou nesta quinta-feira (2) um conjunto de mudanças no vestibular da Fuvest. Juntas, as medidas podem tornar o exame mais dificil.
Foram votadas cinco propostas. Uma das mais polêmicas é o aumento da nota de corte mínima dos cursos, de 22 para 27 pontos.
A nota de corte é o menor número de pontos que um candidato tem que fazer para passar à segunda fase. Um aluno que esteja disputando o curso de jornalismo, por exemplo, teve que acertar 54 questões de 90 cobradas na primeira etapa da Fuvest, em 2010.
Essa mudança altera os cursos menos concorridos - ao menos 20 devem ser afetados com a medida, já que na última edição da prova eles tiveram nota de corte menor do que 27.
Primeira fase
A primeira fase voltará a ser contabilizada na pontuação final da Fuvest. No vestibular do ano passado, ela valia apenas para que os candidatos pudessem ser aprovados para a etapa seguinte.
Outra medida, aguardada com ansiedade pelos estudantes, era a redução do número de questões no segundo dia da segunda etapa. Na edição anterior, os candidatos tiveram que responder a 20 perguntas de todas as disciplinas neste dia.
Com a aprovação da medida os alunos passarão a responder 16 questões. A mudança foi adotada em 2009, durante a gestão da ex-pró-reitora Selma Garrido Pimenta, e não teve boa aceitação.

A quarta proposta foi a mudança no valor do fator K. O índice define o mínimo de alunos que podem ser aprovados para a segunda etapa. Atualmente, de dois a três candidatos passam para a segunda fase.

A partir deste ano o fator K será proporcional a quantidade de candidatos de cada curso. A medida tem como objetivo diminuir o número de vagas que sobram na Fuvest.

Outra proposta aprovada que tem a mesma intenção é a possibilidade do candidato mudar a opção de curso após a terceira chamada.


Dilma diz que pobreza nunca foi olhada como deveria no Brasil

Brasília – Ao lançar hoje (2) o Plano Brasil sem Miséria, principal eixo da política social do governo federal, a presidenta Dilma Rousseff disse que a pobreza nunca foi olhada como deveria pelos governantes que a antecederam, à exceção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, único que citou como preocupado com a questão da miséria no país. Segundo Dilma, Lula enxergou os pobres como "seres capazes de construir sua própria riqueza, sua dignidade".
"Foram precisos mais de quatro séculos para que o combate à pobreza se convertesse de fato em política prioritária de governo. Os nossos pobres já foram acusados de tudo, inclusive de serem responsáveis pela sua própria pobreza", afirmou Dilma, ressaltando que o ex-presidente Lula foi um um dos inspiradores do plano lançado hoje.
"Já disseram que, se nós déssemos o Bolsa Família, eles [os mais pobres] se conformariam com a pobreza. Já disseram, de forma absurda, que as causas da pobreza eram o clima tropical, o nosso sol, e a miscigenação. Já disseram, e em parte tinham razão, que se a gente fosse olhar a raiz, uma das causas de nossa pobreza era a escravidão. Mas a escravidão passou há muito tempo e a falta de vontade política ultrapassou a escravidão", disse a presidenta.
O Plano Brasil sem Miséria articula e amplia programas já existentes, como o Bolsa Família, que passa a atender mais 1,3 milhão de crianças e adolescentes, e inaugura o que o governo vem chamando de "busca ativa", para identificar famílias que não são ainda atingidas por ações.
Em seu discurso, Dilma também afirmou que o grande mérito do plano é trazer para a pauta dos governos o compromisso de combate à miséria. "Devemos fazer todo e qualquer esforço para superá-la, para dizer que a luta contra a miséria é dever do Estado e tarefa de todos os brasileiros e brasileiras deste país", disse a presidenta.
Dilma destacou ainda o papel de pensadores brasileiros que estudaram as questões sociais, como Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco, Sérgio Buarque de Holanda, Josué de Castro e Darcy Ribeiro. Segundo a presidenta, no Brasil sem Miséria "ecoam as vozes" de todos esses pensadores.
A presidenta também lembrou o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, idealizador da campanha Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, na década de 1990,.e agradeceu à família do pintor  Candido Portinari, que cedeu os direitos da obra do artista para ilustrar peças do Plano Brasil sem Miséria.
da Agência Brasil

Prova de seleção para pré-vestibular gratuito da UPE é realizada neste domingo


Apenas os candidatos inscritos em dez dos 18 municípios em que o projeto é realizado devem fazer a avaliação escrita, que ocorre das 8h15 às 12h

Quem se inscreveu no Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (PrevUPE), curso gratuito voltado para alunos da rede pública de ensino, deve ficar atento. A prova de seleção do projeto acontece neste domingo (5) no horário das 8h15 às 12h, em locais estabelecidos no cartão de inscrição do candidato. É importante não se atrasar, pois os portões serão fechados às 8h.

A avaliação escrita será composta por 40 questões, distribuídas entre as disciplinas que são cobradas nos vestibulares das universidades públicas, com exceção de língua estrangeira e redação. Ao todo, mais de 14,5 mil pessoas se inscreveram para as 6 mil vagas oferecidas.

A prova é destinada apenas aos candidatos que se inscreveram para o projeto nas cidades do Recife e de Palmares, Salgueiro, Nazaré da Mata, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde, Paulista e Cabo de Santo Agostinho.

Já os inscritos para o PrevUPE nos municípios de Olinda, Serra Talhada, Goiana, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Araripina, Belém do São Francisco e Belo Jardim não precisarão fazer a prova de seleção. É que, nesses oito locais, o número de inscritos foi menor que a quantidade de vagas oferecidas, não havendo, portanto, necessidade de seleção.

As matrículas para os inscritos que não farão prova de seleção ocorrem no dia 2 de julho, a partir das 7h. As matrículas e as aulas serão realizadas na Escola Desembargador Renato Fonseca (em Olinda), na Escola de Referência Dom Miguel de Lima Valverde (em Caruaru) e nas sedes da Autarquia Municipal (no caso das cidades de Serra Talhada, Goiana, Afogados da Ingazeira, Araripina, Belém do São Francisco e Belo Jardim).

Para se matricular, os seguintes documentos são necessários: declaração da escola de que está cursando a 3ª série do ensino médio ou a Ficha 19 da escola pública para quem já concluiu; duas fotos recentes coloridas 3x4, de fundo branco; além de original do RG e do CPF.

Durante todo o ano, os estudantes terão aulas ministradas por alunos das faculdades de formação de professores da UPE, supervisionados pela equipe da universidade. Mais informações podem ser obtidas no site da UPE ou pelo telefone 3183-3763. 

Da Redação do pe360graus.com

Escolas técnicas selecionam estudantes que concluíram o Ensino Médio

São oferecidas mais de 2,8 mil vagas em 14 unidades da RMR e do interior de Pernambuco; as inscrições custam R$ 18 e devem ser feitas até 19 de junho, pelo site da Fadurpe


A Secretaria de Educação abriu inscrições para 2.835 vagas para cursos técnicos na modalidade subsequente, ou seja, oferecido a que quem concluiu o Ensino Médio, seja de forma regular ou supletiva. As aulas acontecerão em 14 escolas técnicas espalhadas pela Região Metropolitana do Recife e interior de Pernambuco. O candidato deve se inscrever até o dia 19 de junho, no site da Fadurpe, e pagar uma taxa no valor de R$ 18.
O cartão de inscrição do candidato poderá ser impresso, no mesmo site, a partir do dia 24 de junho. A seleção será feita por meio de uma única prova objetiva de múltipla escolha, a ser realizada no dia 03 de julho. O teste – contendo 40 questões de língua portuguesa e matemática - terá duração máxima de quatro horas, com início previsto às 13h30 e término às 17h30. 
 
O resultado será divulgado até o dia 12 de julho, também pelo site da Fadurpe. Os candidatos aprovados serão classificados por escola, curso e turno em ordem decrescente da nota final.
 
A data da matrícula para o segundo semestre será indicada na portaria de publicação do resultado para efetivação da matrícula, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria da escola técnica na qual o estudante se inscreveu.
 
No ato da matrícula será necessário apresentar o histórico escolar ou certificado de conclusão do Ensino Médio, certidão de nascimento e/ou casamento, carteira de identidade, CPF e quatro fotos 3x4.  As aulas terão início no dia 02 de agosto.

ISENÇÃO
Os estudantes que não tiverem condições de pagar a taxa devem comprovar que possuem o Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), por meio do número do seu registro. A cópia do formulário de inscrição, juntamente com a cópia do cartão do Cadúnico, deverá ser entregue, até o dia 03 deste mês, à Fundação Apolônio Sales, que fica na rua Monsenhor Silva, 45, bairro da Madalena.

A lista com o nome dos candidatos isentos da taxa será divulgada no dia 08 do mesmo mês. Já os estudantes que pediram a isenção, mas não foram beneficiados, devem pagar a taxa bancária até o dia 20.

Da Redação do pe360graus.com

Curso de pedreiro dá nova perspectiva a detentos em regime semi-aberto

O Senai de Petrolina, no Sertão, está investindo em cursos nessa área, que está extremamente aquecida no Estado; para os alunos, o curso é uma forma de se reintegrar à sociedade, conseguir uma profissão e mudar de vida


Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

O setor da construção civil está em expansão em Pernambuco e surgem, a cada dia, novas vagas de emprego, principalmente para pedreiro. Por isso, o Senai de Petrolina, no Sertão, está investindo em cursos nessa área. Muitas vagas foram ocupadas por detentos que estão em regime semi-aberto, que, assim como os outros candidatos, buscam mudar de vida e conseguir um futuro melhor.

No momento, sobram vagas e faltam profissionais no setor. “O curso de pedreiro é um curso que tem grandes chances de assegurar essa profissão, até porque a construção civil é um mercado extremamente aquecido em nossa região”, diz o diretor do Senai de Petrolina, Flávio Guimarães (foto 3).

Para os alunos, o curso é uma forma de se reintegrar à sociedade. “Está sendo muito especial, porque eu sou um cara que não tem profissão nenhuma. Agradeço a quem abriu essa oportunidade para nós, que estamos em regime semi-aberto. Estou gostando muito e pretendo seguir em frente”, diz o detento Gerson Carvalho.

Além de ganhar uma profissão, os presos ganham outro benefício: a redução na pena. “Para cada três dias estudados ou trabalhados, tem um dia de diminuição na sua pena”, explica o diretor do presídio, Ricardo Azevedo (foto 4).

Nas aulas, os alunos aprendem todas as noções de construção civil. “O curso tem uma duração de 240 horas e são ministradas 80 horas de aula teórica”, afirma o professor Hallyson Fernandes (foto 5). Já na aula prática, cada bloco assentado é um passo dado para a construção de um sonho: ingressar no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena.

Da Redação do pe360graus.co
m

Evento no centro do Recife marca o Dia Internacional da Prostituta


Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/prostituicao.jpg
Atividade é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego
Garota de programa, meretriz, messalina, mulher da vida. São muitas as definições para quem oferece serviços sexuais em troca de dinheiro. O dia 2 de junho foi instituído como o Dia Internacional da Prostituta. Para marcar a data, será promovida uma ação integrada de serviços na Praça da Independência, conhecida como Praça do Diário, na área central do Recife, na tarde desta quinta (2). O evento irá contar com a participação de órgãos públicos na divulgação dos direitos da classe e promoção de ações de saúde e cidadania.
Apesar da comemoração, a categoria acredita que houve poucos avanços quanto ao reconhecimento da profissão e mantém a luta contra o preconceito. "O que queremos é que nossos direitos sejam garantidos e que sejamos respeitadas como qualquer outra profissão", diz a coordenadora da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), Nanci Feijó.

Uma pesquisa realizada pela associação na capital pernambucana em 2010 contabilizou 243 profissionais trabalhando no município. Destas, 44% têm entre 18 e 29 anos. Nanci Feijó reconhece que o número encontrado está aquém da realidade, mas justifica. "O estigma ainda é muito forte. Muitas delas não se identificam e têm preconceito com elas mesmas, além de ter medo de assumirem para a família". Um dos trabalhos da associação é lutar pela cidadania da categoria, pelo respeito a seus direitos, contra a violência, o preconceito e a discriminação.

A atividade já é reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego na categoria "profissional do sexo". Na legislação brasileira, a prostituição não é considerada crime. No entanto, a exploração da atividade da prostituta é punida pelo Código Penal Brasileiro. As penas podem variar de um a 10 anos de reclusão para quem tira proveito de prostituição alheia ou impede que a prostituta abandone as suas atividades.

DATA - O dia 2 de junho foi instituído como o Dia Internacional da Prostituta por conta de um movimento organizado por 150 profissionais do sexo na França. Elas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, em 1975, para protestar contra multas e detenções e até contra assassinatos de colegas que não eram investigados.

As mulheres exigiam que o seu trabalho fosse considerado "tão útil à França como outro qualquer". Outras 200 prostitutas percorreram as ruas de carro denunciando que eram vítimas de perseguição policial.

Do NE10

Cursos de direito de Pernambuco com vagas suspensas pelo MEC


Três instituições de ensino superior do Estado de Pernambuco estão entre os 136 cursos de direito que apresentaram resultados insatisfatórios em avaliações da pasta. A Faculdade Integrada de Pernambuco - Facipe, Aeso - Barros Melo e Universidade Salgado de Oliveira - Universo, terão a quantidade de vagas para a graduação limitadas por medida cautelar aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) com base no resultado do indicador que avalia a qualidade do ensino oferecido a partir da nota obtida pelos alunos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
No geral, os cortes variaram  entre 15% e 65% do total de vagas ofertadas pela faculdade a partir do resultado do CPC – quanto pior a nota, maior a redução. Também está publicada hoje a autorização para o funcionamento de 33 novos cursos de direito, totalizando 4,2 mil vagas. Há cerca de um ano o MEC não autorizava a abertura de nenhum curso na área.
» Veja lista completa de universidades. Clique aqui.

Das 200 vagas anuais, a Facipe só poderá disponibilizar 140. Já a Aeso, ficará com apenas 180 vagas de suas 300 e a Universo sofreu redução de 50%, perdendo 400 de suas 800 vagas para o curso.

Esse é o primeiro ato da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, criada recentemente. Antes, essa tarefa era compartilhada por diferentes setores do ministério, principalmente pela Secretaria de Ensino Superior.

Do NE10

Maio de 2011 foi o mais chuvoso dos últimos 50 anos no Recife


As intensas chuvas que caíram no Recife no mês de maio neste ano bateu recorde. Esse foi o maio mais chuvoso dos últimos 50 anos, com 707,6 mm. A média do mês é de 318,5mm. Com esse excesso, o somatório dos cinco primeiros meses do ano (1.960,5 mm) ultrapassou a marca de 2010 (1.933,4). As informações do Instituto de Meteorologia (Inmet) no Recife.

Toda essa água causou vários transtornos no trânsito e levou à retirada de famílias ribeirinhas para alojamentos provisórios, além de exigir um planejamento preventivo de evacuação de áreas de morro sob risco de desabamento. 

Esse controle precisará se intensificar, pois - de acordo com o chefe da seção de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteologia (Inmet) Recife, Ednaldo Correia - em junho as precipitações devem continuar. 

Embora não se espere chuva nesta primeira semana de junho, o tempo deve fechar em seguida e se prolongar até o mês seguinte. A média de junho é de 377,9, enquanto a de julho é de 388,1. Se a marca desses dois meses também for superada, 2011 deve atingir em breve a média anual de 2.417,6 mm.