domingo, 21 de outubro de 2012

COORDENADAS GEOGRÁFICAS


Mapa da Terra mostrando as linhas de latitude (horizontalmente) e longitude
(verticalmente), e em destaque letras a serem localizadas

O sistema de mapeamento da Terra, através de coordenadas geográficas, expressa qualquer posição horizontal sobre o planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico
de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra.


Para localizar qualquer lugar, na superficíe terrestre, de forma exata é necessário usar duas indicações, uma letra e um número.Temos que utilizar elementos de referência que nos permitam localizar com exatidão qualquer lugar da Terra (visualizar a primeira imagem) . A rede cartográfica ou geográfica nos dá a indicação das coordenadas geográficas. Os pontos de orientação dão um rumo, isto é, uma direção,


Assim, quando dizemos que a área A está a leste de B, não estamos dando a localização precisa dessa área, mas apenas indicando uma direção. Para saber com exatidão onde se localiza qualquer ponto da superfície terrestre — uma cidade, um porto, uma ilha, etc. — usamos as coordenadas geográficas.

As coordenadas geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre:


* os paralelos são linhas paralelas ao equador — a própria linha imaginária do equador é um paralelo;

* os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180° — eles vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos.

Figura 2


 Todos os meridianos têm o mesmo tamanho. Convencionou-se que o meridiano de Greenwich, que passa pelos arredores da cidade de Londres, na Inglaterra, fosse o meridiano principal (observar a figura 2).

A partir dos paralelos e meridianos, estabeleceram-se as coordenadas geográficas, que são medidas em graus, para localizar qualquer ponto da superfície terrestre.



Continua ...





Comunicado importante


Nova série visando auxiliar no estudo dos conteúdos de geografia 
 para o vestibular do IFPE 2012

A pedido de uma querida aluna que está cursando o nono ano, vou promover uma série de assuntos geográficos afim de auxiliar os alunos que almejam estudar no IFPE.

Como sempre serei bem didático e por meio desse blog, do facebook ou pela página do aprendendo geografia posso tirar alguma possível duvida.

Fica o convite a quem estiver interessado em entrar nessa importante viagem ao conhecimento geográfico.

http://www.facebook.com/aprendendogeografia
http://www.facebook.com/escolavirtual1
http://escolavirtual1.blogspot.com.br/