quinta-feira, 5 de julho de 2012

Para neto de Gandhi, escola tem que ensinar como converter raiva em ação transformadora

Arun Gandhi, 78, neto do indiano Mahatma Gandhi

Arun Gandhi, 78, neto do pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), esteve neste final de semana em São Paulo para mostrar como a escola pode ser um espaço de transformação da sociedade. Segundo ele, as instituições de ensino têm um papel fundamental para ajudar a converter a raiva em ações transformadoras do mundo.

O neto de Gandhi é escritor, jornalista e palestrante e nasceu na África do Sul. Ele passou boa parte da infância ao lado do avô.

A raiva é uma bomba que carregamos amarrada em nossos corpos. Por uma ação pequena, tola, podemos explodir”, disse a estudantes durante palestra a convite do IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade).

Ele elegeu o espaço escolar como determinante para evitar que esse tipo de coisa aconteça. “A escola tem de ensinar os alunos a lidar com essa energia; a convertê-la em pensamentos e em ações que transformam, dentro de uma cultura de paz”, afirmou.

Arun também disse acreditar em punição não de maneira violenta, nas sim de forma educativa. “As crianças devem receber penalidades de acordo com a gravidade de suas faltas, mas de uma maneira edificante. Da mesma maneira, as prisões devem ser lugares que façam os cidadãos melhores, capazes de eliminar a marca de seus crimes de suas vidas”, disse.

do uol

MEC divulga lista de aprovados no ProUni

Candidatos selecionados em primeira chamada devem se matricular até 13 de julho

 O MEC (Ministério da Educação) divulgou na manhã desta quinta-feira (5), a lista de aprovados em primeira chamada no ProUni (Programa Universidade para Todos). Para ver se passou nesta etapa, o candidato deve colocar o número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o CPF.

Confira a lista de aprovados

Os candidatos aprovados na primeira chamada do ProUni devem se matricular até o dia 13 de julho. A segunda chamada será divulgada no dia 20 e a matricula irá até o dia 26.

Aqueles que não forem selecionados podem demonstrar interesse por vagas nos dias 2, 3 e 4 de agosto e participar da lista de espera. Confira o calendário completo.

Do R7