sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sapinho de 3 dedos é mais nova espécie da Mata Atlântica

Nova espécie mede apenas 1,5 centímetro de comprimento e vive em regiões altas da Mata Atlântica do Paraná. (Foto: Divulgação)

Este sapinho acabou de ser descoberto. Ele mede 1,5 centímetro de comprimento e tem cor alaranjada. Só foi encontrado nas partes mais altas, acima dos 900 metros de altitude, da Reserva Natural Salto Morato, uma área 2,3 mil hectares de Mata Atlântica, administrada pela Fundação Grupo Boticário, em Guaraqueçaba, Paraná. A nova espécie foi denominada Brachycephalus tridactylus, devido a ter apenas três dedos nos membros da frente.

O pequeno anuro foi encontrado em fevereiro de 2007, pelo biólogo Michel V Garey. Mas só no mês de junho deste ano, a descoberta foi publicada e oficialmente reconhecida na revista internacional Herptologica. É a segunda espécie descoberta na regiáo. Em 2002, pesquisadores descreveram o bagreListrura boticario, na mesma reserva.

A descoberta ocorreu durante um estudo da Universidade Federal do Paraná, com apoio da Fundação Boticário, que buscava comparar a diversidade de rãs, pererecas e sapos em paisagens distintas. Foram registradas 42 espécies de 9 famílias distintas. O B. tricactylus faz parte de um pequeno grupo de 5 espécies achadas em ambientes que não faziam parte do estudo.

Em todo o planeta, são mais de 6,7 mil espécies descritas de anfíbios. O Brasil tem a maior diversidade destes animais, com 946 espécies conhecidas até o momento. No Paraná, apesar de existiram mais de 120 espécies de anuros, existe pouca informação sobre eles, segundo Michel Garey.

Estamos observando um declínio global dos anfíbios por diversos motivos: poluição da água e do solo, desmatamento, aumento da radiação ultravioleta, doenças, fungos, vírus... Enfim, precisamos preservar os locais onde eles ocorrem e estudar seus hábitos”, afirmou o pesquisador. “Esta espécie, por exemplo, ocorre no topo dos morros onde o clima é mais ameno e úmido. Com o aumento da temperatura, ela pode não ter para onde ir, pois não existem lugares mais frios para ela se mudar”.


Vandré Fonseca

Dia do capoeirista


Regulamentação da Atividade Capoeira

Regulamentação no Projeto de Lei PL 5222/2009 Dispõe sobre a regulamentação da atividade de capoeira e dá outras providências.
O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º.É livre o exercício da atividade de capoeira em todo território nacional.

Art. 2º. A atividade de capoeirista aplica-se a todas as modalidades em que a capoeira se manifesta,
seja como esporte, luta, dança, cultura popular e música.

Art. 3º. A capoeira, em todas as suas modalidades, é declarada bem de natureza imaterial, na forma do art. 216 da Constituição Federal, devendo o Poder Executivo tomar as providências necessárias para proceder ao seu registro e divulgação.

Art. 4º. É livre a atividade de capoeira nas modalidades de esporte, luta, dança, cultura popular e música, devendo ser incentivadas e apoiadas pelas instituições públicas e privadas.
Parágrafo único. A capoeira nas modalidades luta e esporte é considerada como atividade física e desportiva, podendo ser exercida na forma lúdica, amadora e profissional.

Art. 5º. Ficam reconhecidas como profissão as atividades de 2 capoeira nas modalidades luta e esporte.

Parágrafo único. Ficam reconhecidos como Contramestre e Mestre os profissionais com dez anos ou mais na profissão.

Art. 6º. É privativo do capoeirista profissional:

I – o desenvolvimento com crianças, jovem e adultos das atividades esportivas e culturais que compõem a prática da capoeira em estabelecimentos de ensino e em academias;
II – ministrar aulas e treinamento especializado em capoeira para atletas de diferentes esportes, instituições ou academias;
III – a instrução acerca dos princípios e regras inerentes às modalidades e estilos da capoeira;
IV – a avaliação e a supervisão dos praticantes de capoeira;
V – o acompanhamento e a supervisão de práticas desportivas de capoeira e a apresentação de profissionais;
VI – a elaboração de informes técnicos e científicos nas áreas de atividades físicas e do desporto ligados à capoeira.

Art.7º. Fica a cargo do Poder Executivo a criação dos Conselhos Federal e Regionais dos capoeiras.
Art.8º. As unidades de ensino superior que ministrem cursos de graduação em Educação Física manterão em sua grade curricular a formação em capoeira nas modalidades luta e esporte.
Art.9º. As unidades de ensino fundamental e médio integrarão em sua grade curricular a prática da capoeira nas modalidades de luta, dança, cultura popular e música.
Art.10. Fica instituído o Dia Nacional da Capoeira e do Capoeirista a ser comemorado anualmente no dia 12 de setembro.
Art.11. Compete aos órgãos públicos de educação, esporte, cultura e lazer promover atividades que explorem as origens culturais e históricas 3 da capoeira, bem como sua prática nas diversas modalidades referidas nesta lei.
Art. 12. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte: cev.org.br

A batalha do monte das Tabocas


Estudo revela que poluição da Ásia contamina EUA e Canadá



A poeira e a poluição de aerossóis na Ásia viaja pelo oceano e contamina o ar dos Estados Unidos e Canadá, provavelmente piorando os efeitos das mudanças climáticas, revelou um estudo publicado na última quinta-feira (2).

Aproximadamente a metade das partículas de aerossol na América do Norte provêm de fontes de fora da região e a maioria é poeira de origem natural, ao invés da produzida pela queima de carvão ou outros combustíveis fósseis, destacou a pesquisa publicada na revista Science.

Visto que as emissões de poeira poderiam aumentar devido a condições meteorológicas cada vez menos úmidas e da seca e da desertificação provocada pelas mudanças climáticas, os esforços da América do Norte para deter a contaminação por si só não seriam suficientes, destacou o estudo.

Ao contrário, disse, todas as nações devem trabalhar juntas para reduzir as emissões nocivas ao meio ambiente.

Os aerossóis importados poderiam prejudicar o meio ambiente, mediante a absorção da radiação do sol, alterando a formação de nuvens e os padrões de chuva e nevasca, assim como acelerando o degelo da neve nas montanhas do oeste dos Estados Unidos, reportou o estudo.

A investigação se baseou em dados de um satélite de Estados Unidos e França para vigilância do meio ambiente, chamado Calipso, que permitiu aos cientistas identificar quais partículas de pó eram naturais e quais tinham origem contaminante.

A equipe de cientistas foi integrada por especialistas da Universidade de Maryland (leste), do centro da Nasa Goddard Space Flight Center e da Associação de Universidades para a Pesquisa Espacial (USRA, na sigla em inglês), em Maryland.

"Para mitigar os efeitos dos aerossóis sobre a mudança climática regional, as ações de uma única nação são insuficientes. O mundo deve trabalhar em cooperação e agir em sincronia para enfrentar os desafios da saúde mundial em um planeta em transformação", destacou o estudo.

aftp

Ranking: Brasil domina top 10 das latinas com 7 universidades

A USP é a brasileira melhor colocada no ranking geral, e a primeira no top 10 entre as latinas
 
 
O Brasil tem 7 universidades entre as melhores latinas, segundo a nova edição do ranking mundial Webometrics Ranking of World Universities, que considera os conteúdos disponibilizados na internet, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico. A Universidade de São Paulo (USP), primeira colocada entre as latinas, também é a instituição brasileira melhor colocada no ranking geral, subiu cinco posições e aparece agora em 15º lugar.

Veja os rankings de universidades divulgados em 2012

A segunda instituição brasileira melhor colocada é a Universidade Federal de Santa Catarina, em 98º lugar no ranking geral. Na sequência aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 121º lugar; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 124º; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 172º; e a Universidade Federal de Minas Gerais, em 184º, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na 213ª posição na classificação geral, e é a 10ª colocada no ranking latino.

O Webometrics Ranking Web of World Universities é divulgado duas vezes por ano e avalia a visibilidade na internet de instituições de ensino superior de todo o mundo. O ranking é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha e leva em conta o número de visitantes em páginas da internet pertencentes às universidades e o número de publicações.