sábado, 4 de agosto de 2012

ProUni: termina hoje prazo para manifestação de interesse em vagas


Hoje é o último dia para estudantes manifestarem interesse na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados em participar da seleção para as vagas remanescentes devem fazer a declaração no site do ProUni.

Mais de 450 mil se inscreveram para participar do programa.
Para o segundo semestre de 2012, foram oferecidas 52.487 bolsas integrais e 37.824 parciais (que custeiam 50% da mensalidade). O benefício integral destina-se a estudantes com renda familiar per capita mensal até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais são reservadas a quem tem renda familiar per capita até três salários mínimos.

O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Para participar, é preciso ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. É pré-requisito também ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e atingido pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas, além de não ter zerado a nota da redação.

UPE prorroga inscrições do sistema seriado até o dia 16


A Universidade de Pernambuco (UPE) prorrogou as inscrições do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da instituição. Os interessados em concorrer a uma das vagas da terão até o dia 16 de agosto para efetuarem suas inscrições no site da instituição. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70 e deve ser pago até o dia 20 de agosto.

As provas da 1ª e 2ª fases do SSA/UPE serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, sendo a primeira pela manhã e a segunda na parte da tarde. Já a 3ª fase ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro. O resultado da 3ª fase será divulgado até o dia 30 de janeiro de 2013.

Ao todo, a UPE está oferecendo 694 vagas para o SSA, destinadas para estudantes que realizaram provas no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. O estudante terá quatro horas e meia para realizar as provas com um total de 148 questões, um incremento de oito questões em relação ao ano passado.

A novidade para este ano é o aumento do número de cursos de graduação, que passam de 44 para 52. Os oito novos cursos são: Licenciatura em Ciências Sociais (40 vagas), Bacharelado em Saúde Coletiva (20 vagas), Direito (30 vagas), que serão ofertados no campus da instituição em Santo Amaro; pertencentes ao campus Mata Norte (Nazaré da Mata) são Licenciatura em Letras Espanhol (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas); Serviço Social (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas) oferecidos no campus Mata Sul (Palmares); e Medicina (20 vagas) no campus da UPE em Serra Talhada.

O critério para concorrer ao sistema de cotas (20% das vagas de todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno) permanece o mesmo do ano passado. O sistema define como cotista aquele candidato que cursou, integral e exclusivamente, o ensino fundamental ( 5a à 8a séries) e o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais do Estado de Pernambuco. Não são considerados cotistas estudantes oriundos de instituições federais ou filantrópicas. O candidato dito cotista que não comprovar sua condição será eliminado definitivamente do processo.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: processodeingresso@upe.pe.gov.br ou do telefone: (81) 3183-3660 / 3791.

Terra