quarta-feira, 21 de março de 2012

Edifícios-garagem em Recife

Sugestão de edifício-garagem anexo ao Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife

Do NE10

A fim de facilitar a circulação de veículos e, assim, melhorar a mobilidade urbana, edifícios-garagem devem ser construídos em vários pontos do Recife. Em coletiva, na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito João da Costa apresentou planejamentos iniciais das obras e lançou edital para que empresas privadas assumam os empreendimentos. Não deverá haver investimento de dinheiro público.

Estudos das áreas nas quais os edifícios serão levantados já foram realizados. No Centro, 25 regiões estão aptas a receber os prédios, que vão gerar 10 mil vagas de estacionamento e liberar as vias para o fluxo de veículos. As empresas privadas que tiverem interesse nos edifícios terão que realizar outro estudo antes de investir; desta vez, de viabilidade da instalação. Elas terão cerca de três meses para analisar as áreas.

Segundo Milton Botler, presidente do Instituto da Cidadania Engenheiro Pelópidas Silveira, a construção dos edifícios-garagem mudaria a mobilidade no Recife, facilitando o deslocamento.

Um dos edifícios-garagem previstos é o Portal Norte, nas proximidades da sede da PCR, no Cais do Apolo, Centro do Recife. O prédio, que tem 1,2 mil vagas de estacionamento no projeto, deve contar também com transportes interligados, como ônibus e táxis. Segundo o prefeito, a iniciativa tiraria muitos carros das ruas do Centro, incentivando até mesmo o turismo, com o embelezamento da área.
 

Na Semana Mundial da Água, confira dicas para evitar o desperdício


Do NE10
 
Elemento essencial para o desenvolvimento da vida, a água também tem um período de homenagens. O dia para refletir a importância do elemento em nossas vidas é nesta quinta-feira (22), mas as atividades começaram nessa segunda-feira (19) e seguem até o sábado (24), na Semana Mundial da Água.

Eucação ambiental é fundamental. "É necessário sempre tantar passar as informações de um consumo sustentável; estar sempre engajado no que é possível fazer para ajudar". A utilização consciente da água começa dentro da própria casa. "Temos grandes problemas dentro de casa, através de três pontos cruciais: cozinha, banheiro e lavanderia. A gente não vê o desperdício, mas é comprovado". Conhecendo as demandas internas, qualquer cidadão pode passar a gerenciar melhor o tempo gasto com água.

Pernambuco trata e distribui por mês 53 milhões de m³, e há ainda falta muita sensibilização nas pessoas. "Não podemos conscientizar a população, apenas tentar sensibilizá-las. É preciso que cada um faça o trabalho de formiguinha, preocupado com o consumo sustentável", ressalta Elvino.



Confira as atividades realizadas durante a semana:
>> Governo do Estado promove Semana da Água a partir desta segunda


Dia Internacional da Síndrome de Down estimula debate na sede da ONU


.
A Síndrome de Down, acomete cerca de 300 mil brasileiros e se manifesta em uma a cada 600 gestações, tem seu Dia Internacional lembrado hoje nos quatro cantos do planeta, inclusive em Nova Iorque. É lá onde está a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), que promove hoje a conferência Construindo o nosso futuro.

Educação inclusiva, participação política, vida independente e pesquisas científicas são alguns dos tópicos que serão discutidos por especialistas e por pessoas que convivem com Down.

O Brasil está representado por jovens da Associação Carpe Diem, de São Paulo, que foram convidados para lançar o livro Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir.

Trata-se de um guia de acessibilidade na comunicação, escrito por eles, para pessoas com deficiência intelectual. A publicação terá versões em português e inglês. O evento será transmitido ao vivo, no website da ONU: www.unmultimedia.org/tv/webcast/index.html.

Neste ano de 2012, a Down Syndrome International, associação criadora deste Dia Internacional da Síndrome de Down, contabiliza a sétima edição da data. Mas é hoje, pela primeira vez, que a Nações Unidas reconhece o dia e promove eventos para informar e conscientizar a população mundial sobre a síndrome de Down.

Charge