quarta-feira, 21 de março de 2012

Edifícios-garagem em Recife

Sugestão de edifício-garagem anexo ao Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife

Do NE10

A fim de facilitar a circulação de veículos e, assim, melhorar a mobilidade urbana, edifícios-garagem devem ser construídos em vários pontos do Recife. Em coletiva, na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito João da Costa apresentou planejamentos iniciais das obras e lançou edital para que empresas privadas assumam os empreendimentos. Não deverá haver investimento de dinheiro público.

Estudos das áreas nas quais os edifícios serão levantados já foram realizados. No Centro, 25 regiões estão aptas a receber os prédios, que vão gerar 10 mil vagas de estacionamento e liberar as vias para o fluxo de veículos. As empresas privadas que tiverem interesse nos edifícios terão que realizar outro estudo antes de investir; desta vez, de viabilidade da instalação. Elas terão cerca de três meses para analisar as áreas.

Segundo Milton Botler, presidente do Instituto da Cidadania Engenheiro Pelópidas Silveira, a construção dos edifícios-garagem mudaria a mobilidade no Recife, facilitando o deslocamento.

Um dos edifícios-garagem previstos é o Portal Norte, nas proximidades da sede da PCR, no Cais do Apolo, Centro do Recife. O prédio, que tem 1,2 mil vagas de estacionamento no projeto, deve contar também com transportes interligados, como ônibus e táxis. Segundo o prefeito, a iniciativa tiraria muitos carros das ruas do Centro, incentivando até mesmo o turismo, com o embelezamento da área.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário