sábado, 23 de abril de 2011

previsão do tempo para o domingo


Segundo o cptec.inpe, o domingo de páscoa em vitória de santo antão será de sol entre nuvens e pancadas de chuva, com uma probabilidade de chuva  de 80% com temperatura máxima de 32ºC e a mínima 23ºC

Institutos federais serão autorizados a contratar professores e técnicos


Instituições poderão contratar 2.800 professores via concurso público; portaria será publicada nesta segunda-feira (25), segundo o MEC

Da Redação do G1
Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão autorizados a contratar docentes e técnicos administrativos para as escolas federais de educação profissional em funcionamento no país.

Segundo o Ministério da Educação uma portaria interministerial dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), será publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25) e vai alterar anexos dos decretos do banco de professor-equivalente e do quadro de referência dos técnicos administrativos dos institutos federais.

Na prática, a medida amplia o banco e o quadro de referência, permitindo que as instituições contratem, via concurso público, pelo menos 2.800 professores e 1.800 técnicos administrativos. Aqueles institutos que possuam concurso válido poderão convocar e nomear o candidato aprovado de imediato.

O banco de professor-equivalente e o quadro de referência de educação básica, técnica e tecnológica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram criados por decretos em setembro de 2010. No entanto, o quantitativo de vagas previsto estava desatualizado em relação às novas escolas da rede federal.

Antes da existência do banco e do quadro de referência, as instituições necessitavam pedir autorização do MPOG cada vez que servidores se aposentavam ou se desligavam da escola.

Tornado com ventos de 160 km/h atingiram St. Louis na última sexta (22).


Pelo menos 500 casas sofreram prejuízos após a passagem de um tornado com ventos de 160 km/h pela cidade de St. Louis e região, no estado americano do Missouri, centro do país, na última sexta-feira (22). A informação é da diretora da Cruz Vermelha Mary Anderson, que acrescentou que o número de residências pode chegar a 2.500. Centenas de pessoas estão desalojadas e buscam abrigo com parentes, amigos e em hotéis.




O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência, e autoridades reportaram alguns feridos e extensos danos em bairros próximos ao Aeroporto Internacional de St. Louis.
"Todas as operações estão fechadas hoje e não há atividades de voo até que se avaliem os danos e se estime o quanto é necessário fazer para que o edifício esteja suficientemente seguro para reiniciar os voos", disse o porta-voz do terminal, Jeff Lea.
O aeroporto ficou fechado neste sábado (23) após ter sido danificado. Casas na cidade vizinha Bridgeton foram devastadas. "As preocupações com o tempo continuam, especialmente ao sul de St. Louis", disse o meteorologista Scott Truett, do Serviço Meteorológico Nacional.
De acordo com o prefeito Francis Slay, o terminal de passageiros deve voltar a operar com 70% da capacidade neste domingo (24) e 100% até o meio da semana, caso a energia elétrica seja restabelecida e os principais danos sejam reparados. Cerca de mil funcionários estão envolvidos nos trabalhos.
Vidros e outros entulhos carregados pelos ventos fizeram os passageiros correr em busca de proteção no terminal, e houve cinco feridos leves.
O diretor do aeroporto disse que um Boeing 757 da American Airlines sofreu prejuízos significativos, e outros quatro aviões da companhia tiveram problemas menores. Cinco ou seis voos tiveram que mudar de rota quando a tempestade começou.
Pousos e decolagens foram desviados para Kansas City depois que o aeroporto foi fechado. Imagens feitas neste sábado mostram funcionários e máquinas limpando escombros de um telhado, onde a tempestade deixou vários buracos .
Em alguns bairros da região de St. Louis, a tempestade destruiu casas e virou carros de cabeça para baixo. Muitos veículos foram arremessados para longe.
A tempestade atingiu a região antes das 18 horas (horário local) da última sexta-feira, de acordo com autoridades do gerenciamento de emergências. Duas estradas estaduais foram fechadas por causa dos escombros.
Linhas de energia e árvores caíram no Condado de St. Louis, e veículos que bloqueavam as ruas dificultaram o trabalho das equipes. Quase 40 mil pessoas ficaram sem energia elétrica desde a noite de sexta, segundo a empresa Ameren Missouri.
Fortes tornados atingiram este mês diversos estados do sul e centro dos EUA, causando a morte de 44 pessoas. O pior furacão da história St. Louis matou 137 pessoas e deixou 550 feridos em 1927, e foi o segundo mais caro da história do país.




hoje é sábado de aleluia



 As primeiras comunidades critãs honravam a sepultura de Jesus, passando o sábado santo no descanso e na espera, na oração silenciosa e num rigoroso jejum. Nenhum alimento deveria ser ingerido, afim de não quebrar o jejum que antecedia a comunhão na noite de páscoa. Hoje, o jejum não é tão rigoroso, nem o silêncio tão absoluto, mas é um dia de serena espera. 

Hemope apela à população para que doe sangue




Do NE10Com informações da Rádio Jornal
Com uma redução superior a 40% do estoque, o Hemope faz um apelo à população para doar sangue neste feriadão. De acordo com a gerência, doadores de qualquer tipo de sangue são bem vindos, pois há o risco de falta nas emergências dos hospitais.

Campanha de vacinação contra gripe começa segunda-feira


A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) e tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. De acordo com informações da Agência Brasil, a vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) - gripe suína.

No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos deve consultar antes um médico.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para Estados e municípios, a maior parte - 14,3 milhões - para a Região Sudeste. No dia 30 de abril, ocorrerá a mobilização nacional, quando os 65 mil postos de saúde do País ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.
Fonte: Agência Estado

Emergência Pediátrica do Imip fecha no fim de semana




Do NE10
A falta de médicos plantonistas vai provocar, mais uma vez, o fechamento da Emergência Pediátrica do Imip durante este fim de semana. A situação, que tem se repetido há algumas semanas, foi confirmada nesta sexta-feira (22) pela direção da unidade de saúde através de nota divulgada à imprensa.

Leia, abaixo, o comunicado:

Em relação ao funcionamento da Emergência Pediátrica do IMIP, a direção deste hospital comunica que:

1)     Devido ao déficit de profissionais na área de pediatria, o IMIP continua com problemas de escala, sobretudo no plantão dos finais de semana;

2)     Por conta deste déficit, a Emergência Pediátrica para pacientes externos estará fechada neste final de semana de Páscoa (23 e 24 de abril).

3)     O IMIP vem fazendo um grande esforço para reestruturar a Emergência Pediátrica do Hospital, que sempre serviu como referência médica nessa especialidade, pela qualidade dos serviços oferecidos;

4)     O IMIP lamenta o fechamento da sua Emergência Pediátrica, que, mais uma vez, deixará de assistir a população carente de Pernambuco e estados vizinhos. O IMIP está tentando solucionar da melhor forma possível esta questão, inclusive na contratação de novos médicos pediatras, para voltar a oferecer saúde com qualidade aos pacientes que procuram o hospital.

A direção

Papa Bento XVI vai doar ofertas das missas de Quinta-Feira Santa para as vítimas no Japão



O papa Bento XVI decidiu enviar para o Japão as ofertas doadas pelos fiéis nas missas de quinta-feira (21), no Vaticano. O dinheiro foi doado por fiéis nas missas que ocorreram ao longo da Quinta-Feira Santa cuja cerimônia principal é a de Lava-Pés, que reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo em um gesto de humildade lava os pés de seus discípulos.

As informações são da agência de notícias da Igreja Católica de Portugal.

As doações serão enviadas pelo Vaticano à comunidade católica do Japão, que encaminhará o dinheiro às vítimas do terremoto seguido pelo tsunami no país, em 11 de março. A estimativa das autoridades japonesas é que entre mortos e desaparecidos são 27 mil pessoas.

Paralelamente, o governo do Japão apressa a votação de verbas extras ao orçamento para a reconstrução do país e ajuda às vítimas. O Parlamento japonês vai analisar a proposta do Executivo de um orçamento emergencial de cerca de US$ 50 bilhões.

O Japão enfrenta sua pior crise no pós-guerra e, segundo cálculos do governo, a tragédia deve custar aos cofres públicos pouco mais de US$ 300 bilhões. Por isso, uma série de orçamentos extras deve ser anunciada em breve pelo governo japonês. O valor supera o montante gasto na reconstrução da cidade de Kobe, destruída por um terremoto em 1995.
Fonte: Agência Brasil