quarta-feira, 6 de julho de 2011

Blogger e Picasa Estão com os Dias Contados, Graças ao Google+

googleplus150 As Marcas do Blogger e Picasa Estão com os Dias Contados, Graças ao Google+Parece que a Google está fazendo de tudo para levar vários dos seus serviços para debaixo das asas do Google+, e já temos duas vítimas que poderão sofrer um rebranding: o Blogger e o Picasa. O Mashable relatou que a empresa modificará os nomes de ambos no final deste mês, juntamente com a abertura da nova rede social para o público.
Não é a primeira vez que a Google faz esse tipo de coisa com seus produtos adquiridos. A empresa de VOIP GrandCentral, por exemplo, se tornou o Google Voice após sua compra pela gigante da web. Mas neste caso é um pouco diferente, já que a Google comprou o Picasa e o Blogger há quase uma década.
Então, por que mexer na marca desses produtos agora? Será que a Google estava esperando a chance de lançar uma rede social como esta para “reaproveitar” esses produtos? Certamente eles irão ajudá-la em seu rebranding social.
Segundo relatos do Mashable, esse esforço enorme em torno do Google+ vai continuar. A empresa vai levar todos seus elementos sociais para um site: mensagens móveis e de vídeo (Huddle and Hangouts), gestão de relacionamento (Circles), e compartilhamento de fotos (Picasa, que em breve será o Google Photos).

Adeus Blogger?

Renomear o Picasa esclarece a finalidade do produto, mas e o Blogger? Muitos vão ter uma pequena revolta, principalmente pelas boas recordações que a plataforma de blogs proporcionou no início da existência dos blogs, mesmo se você já largou o Blogger há algum tempo. Muitos já mudaram para outras plataformas, mas o Blogger continua sendo relevante, já que continua um dos sites de maior tráfego da web. Este ano a Google até brincou um pouco e atualizou o visual do Blogger, mas remover a marca da plataforma é uma mudança maior que apenas disponibilizar novos templates.
Já que a mudança é iminente, bem que poderiam também implementar uma integração mais completa do Blogger com o Google+, com links entre os perfis de ambos os serviços, e disponibilizar uma posição de destaque pra as atualizações do blog. Mas isso não seria algo que gostaríamos de ver apenas com o Blogger, não é mesmo? Além de outras plataformas de blogs, também esperamos integração da rede social com outros serviços da Google, como o Google Docs, e o Google Apps.

Rebranding da Google

Grande parte dos produtos já se enquadra na nomenclatura da Google. Mas e o YouTube? Será que a Google não vai fazer o mesmo com o principal serviço de streaming de vídeos? O Mashable informa que a Google ainda não tem planos para alterar a marca do YouTube, muito menos mudar seu nome para Google Video (uma boa decisão, considerando o terrível destino do Google Video).
Alinhar todos os produtos com a mesma nomenclatura ajuda a solidificar a marca da Google – seja na busca, no social, na comunicação e em todos esses componentes de colaboração. Mas se isso coloca mais lenha na fogueira das disputas judiciais de violações da empresa, só o tempo dirá.
do readwriteweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário