domingo, 9 de outubro de 2011

Polícia Federal encontra cinco contêineres recheados de cocaína em Suape

 Cada contêiner pode suportar entre 500 e 700 quilos. De acordo com informações anônimas, a droga veio de Manaus para Pernambuco, de onde seguiria para a Europa

A Polícia Federal (PF) realizou uma apreensão de droga, neste fim de semana, que pode ser a maior já feita no Nordeste do Brasil. Cinco contêineres recheados de cocaína, disfarçado em meio a uma carga de gesso, foram encontrados no Porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife (RMR). Cada contêiner pode suportar quase uma tonelada e estava abarrotado do entorpecente. De acordo com informações anônimas, a droga veio de Manaus para Pernambuco, de onde seguiria para a Europa. O valor da droga ainda não foi calculado, pois a PF ainda está em diligências para ver se encontra mais entorpecente.
Uma entrevista coletiva com detalhes da operação, a quantidade exata da droga encontrada e as pessoas detidas será dada na próxima segunda-feira, às 9h, na sede da Polícia Federal. O que se sabe é que a descoberta aconteceu ainda na noite de sexta e durante todo o sábado os policias da PF estiveram em diligências para encontrar mais drogas ou evidências.
De acordo com as primeiras informações, a droga possui um elevado grau de pureza e pode ser oriunda da Colômbia ou da Bolívia. Foi levada até Manaus de onde saiu em um navio até o Porto de Suape. A ida para a Europa provavelmente aconteceria nesta segunda-feira. O local exato para onde a droga seria levada ainda é uma incógnita, mas a Espanha surge como principal destino para a entrada do entorpecente na Europa.

De janeiro deste ano até o mês de agosto, a Polícia Federal retirou de circulação 287,4 quilos de pasta-base de cocaína, 22,1 quilos de crack e 517 quilos de maconha. Nesse total, não estão incluídas as apreensões ocorridas no terminal do Aeroporto do Recife.

POLÍCIA CIVIL
- No último dia 11 de abril, a Polícia Civil apreendeu, em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, um navio com 335 quilos de cocaína, também com alto teor de pureza. A droga seguiria para a Espanha, onde o quilo seria comercializado por R$ 25 mil o quilo, totalizando R$ 8,3 milhões. Os 335 quilos estavam muito bem acondicionados sob a cama da cabine localizada na proa do monocasco Yeux II, enrolados em sacos e protegidos por fita a vácuo. Na ocasião, duas pessoas - o argentino Carlos Nicolas Lombardo, 33 anos, e a namorada dele, a diarista pernambucana Yasmin Fercylla de França, 22, foram presos por tráfico internacional de entorpecente.

Antes desse flagrante, em 1996, em apartamento em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, um cabo-verdiano e um colombiano foram presos com 238 quilos da droga, considerada até então a maior apreensão.