sábado, 7 de julho de 2012

CTG divulga concorrência do vestibular do meio de ano

A Universidade Federal de Pernambuco divulgou a concorrência do Vestibular 2012.2 do Conjunto Engenharias CTG, cujas provas ocorrem neste domingo e segunda-feira. No total, 4.636 candidatos disputam 320 vagas, o que representa uma concorrência de 13,63 por vaga. Ano passado, havia 310 posições a serem ocupadas por 3.800 feras.

A novidade deste vestibular é a inserção do curso de engenharia de controle e automação, que disponibiliza 20 vagas. As demais graduações são engenharia civil (60 vagas), engenharia de alimentos (10), engenharia de materiais (20), engenharia de minas (25), engenharia elétrica (30), engenharia eletrônica (40), engenharia mecânica (50) e engenharia química (45). O exame deste fim de semana é válido pela segunda fase do processo seletivo, já que a primeira corresponde a nota do Enem.

Os feras farão as provas em três prédios da UFPE: CCSA, CAC e Coordenação da área 2. No primeiro dia, responderão a questões de português e matemática. No segundo momento, serão testados em química e física. Com exceção de português (com duas questões discursivas), cada prova terá 16 questões objetivas.

ORIENTAÇÕES - De acordo com o Manual do Candidato, os vestibulandos devem chegar ao local de prova às 7h, uma hora antes do início do teste [veja seu local de teste no site da Covest]. É preciso estar portando documento oficial de identificação e o CCI (Comunicado de Confirmação de Inscrição). Não é permitido entrar na sala de provas com livros, manuais, réguas de cálculo, calculadoras, relógios com calculadora nem celular ou tablets.

O resultado do Vestibular será divulgado até o dia 22 de julho.

Do NE10

MP pede a vereadores de Apucarana (PR) que rejeitem projeto de oração do Pai Nosso nas escolas


O promotor de Justiça André Luis Bortolini, do MP (Ministério Público) do Paraná, recomendou nesta sexta-feira (6) à Câmara de Vereadores de Apucarana a não aprovação do projeto de lei que pretende instituir a oração diária do Pai Nosso nas escolas da rede municipal.

A recomendação foi feita por meio de ofício protocolado na sede do Legislativo municipal. No início desta semana, os vereadores adiaram a segunda votação do projeto, que pode voltar à pauta da próxima sessão, marcada para a noite de segunda-feira (9).

"É manifesta a inconstitucionalidade do projeto", disse Bortolini à "Agência Brasil". O promotor informou que a sua recomendação se baseia no Inciso 6º do Artigo 5º da Constituição Federal, que trata da liberdade de crença, e no Inciso 1º do Artigo 19, sobre o Estado laico.

Perguntado se tem a expectativa de que os vereadores atendam sua recomendação, o promotor declarou não ter "nem ideia" a respeito. "Gostaria apenas que eles [os vereadores] tivessem conhecimento da posição do Ministério Público."

Aprovado por unanimidade em primeira votação no final de junho, o projeto estabelece o seguinte em seu Artigo 1º: "Nos horários de entrada das primeiras aulas de cada período, nos estabelecimentos oficiais de ensino da rede municipal, deverá ser realizada a oração universal do Pai-Nosso."

Fernando César Oliveira

Professores estão em greve em pelo menos 89 instituições federais; paralisação completa 50 dias amanhã


A greve dos docentes de instituições federais começou no dia 17 de maio com a adesão de entidades filiadas ao Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Hoje, quase 50 dias depois, pelo menos 53 das 59 universidades federais são afetadas pela paralisação, além de 36 institutos de educação básica, profissional e tecnológica. Servidores técnico-administrativos e estudantes também estão em greve.

A paralisação nacional tem adesão de entidades filiadas ao Andes-SN, ao Proifes-Federação (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), ao Sinasefe e à Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Brasileiras)

Suellen Smosinski

Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão corre o risco de não ter numero de vereadores aumentado


Após recebermos vários emails de leitores nos indagando sobre boatos que estão circulando em Vitoria de Santo Antão sobre a situação eleitoral do município nossa equipe ficou atenta ao boato que o numero de vagas da Câmara de vereadores de nosso município não será mais de 15 componentes voltando a ser 11 como é atualmente.


Segundo informações não oficiais esse fato se deu porque a documentação necessária não foi entregue aos órgãos competentes para que fosse protocolada a mudança.
 
Pesquisamos no portal do tribunal superior eleitoral (http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/FramesetPrincipal.action?siglaUFSelecionada=PE) e constatamos que ainda não há registros dos candidatos, porém o numero de vagas permanece em 11, dando sinal que as especulações têm fundamento.

Caso o numero de vagas de vereadores permaneça em 11 será mais difícil a eleição, pois o coeficiente eleitoral subiria muito sendo necessário mais de 7000 votos para eleger um vereador.

Estaremos atentos para apurar essas e outras informações e publica-las de imediato para nossos leitores.


Orlando Leite do Vitoria1.com