quarta-feira, 20 de julho de 2011

UFPE com inscrições abertas para curso de Doutorado em Engenharia de Produção


O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inicia o período de inscrição para o curso de Doutorado na área.
Para participar da seleção, é exigido do candidato conhecimento comprovado de língua inglesa, além de diploma de mestrado em áreas afins.

A seleção para o doutorado considera o perfil e as características acadêmicas do candidato. O candidato deve ressaltar em seu currículo as atividades científicas e a relação de artigos publicados em congressos e similares, e periódicos. As aulas estão programadas para terem início em março do próximo ano. Informações: (81) 2126.8728- Ramal: 2 ou pelo site.


Com Informações da Assessoria.

MEC promete dobrar vagas de estágio para doutorandos no exterior

 O MEC (Ministério da Educação) divulgou, na última terça-feira, que irá dobrar a oferta de bolsas de estudo para estágio fora no país. Em 2011, a expectativa é de que sejam oferecidas 2.800 bolsas de doutorado.

A ampliação faz parte do novo programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), intitulado PDSE (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado-Sanduíche no Exterior).
De acordo com o MEC, cursos de doutorado com notas entre 3 e 7 na avaliação da Capes poderão se candidatar a receber duas cotas de bolsas --o que representa 12 meses de estudo.

Antes, apenas os cursos com nota acima de 5 recebiam uma só cota --diz o MEC. Com isso, o ministério promete que o número de bolsas de estudo suba para 7.669 em 2014.

O coordenador do programa de pós-graduação será o responsável por designar uma comissão para análise de cada proposta de estágio. Os candidatos poderão fazer suas inscrições na página eletrônica do Capes somente após a aprovação dos seus documentos nas instituições de ensino. 

20/07 Dia do amigo


A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.
Platão

Contax abre 200 vagas no Recife

Todas as oportunidades são para atendente de contact center

Publicado em 19/07/2011, às 14h45

Da editoria de Economia

A Contax, uma das maiores empresas de telemarketing do País, está com 200 vagas em aberto no Recife, todas para o cargo de atendente de contact center. Para se candidatar, é preciso ter, no mínino, 18 anos, ensino médio completo, boa comunicação verbal e conhecimentos básicos de informática. O processo seletivo será composto de entrevistas, testes de português, matemática e dinâmicas de grupo.

Além da carteira assinada, a empresa oferece assistência médica e odontológica, vale-refeição, vale-transporte, treinamento, convênios com faculdades e oportunidades de crescimento. O salário não foi informado.

Os interessados podem cadastrar os currículos nowww.contax.com.br, na área Trabalhe Conosco. Também é possível enviá-lo para as unidades Príncipe (Rua do Príncipe, 156 - Boa Vista), Conquista (Rua Almeida Cunha, 40 - Boa Vista), Aurora (Rua da Aurora, 1675 - Santo Amaro) ou Santo Amaro (Rua 24 de Agosto, s/n - Santo Amaro), de segunda a sexta-feira, às 9h ou às 15h.

2011-2012 O Ano Internacional do Morcego

imagem da internet

Enrico Bernard *
Em uma justa homenagem a um grupo animal dos mais diversos, menos conhecidos e mais mal compreendidos do planeta, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ UNEP) elegeu 2011-2012 como o Ano Internacional do Morcego.
Presentes na Terra há pelo menos 50 milhões de anos, os morcegos estão em todos os continentes, exceto nas regiões polares, e apresentam alta diversidade de cores, tamanhos, hábitos alimentares e no tipo de abrigos que utilizam. A menor espécie de morcego, restrita à Tailândia, pesa pouco mais de 3 gramas e é um dos menores mamíferos do mundo, enquanto a maior espécie, encontrada na Indonésia, pode ultrapassar um quilo e meio, alcançando 1,7 m de envergadura.
 
Esta grande diversidade aumenta a importância ecológica dos morcegos, pois eles interagem com milhares de outras espécies animais e vegetais. Morcegos são importantes polinizadores de flores, dispersores de sementes e predadores de insetos assim como de outros animais, vertebrados ou invertebrados.
Várias espécies com as quais os morcegos interagem têm importância econômica e, de graça, eles prestam serviços ambientais que, se cobrados, custariam uma fortuna para nós humanos. Numa única noite, algumas espécies de morcegos podem dispersar mais de 60 mil sementes, enquanto outras conseguem comer mais que seis vezes o seu próprio peso em insetos, tendo um importante papel no controle de algumas pragas agrícolas e de insetos de importância na saúde pública.
São as sementes dispersadas por morcegos que ajudam no processo de recuperação de áreas desmatadas ou na regeneração da vegetação de morros e encostas. E se você já comeu pequi ou tomou uma marguerita, agradeça também aos morcegos, pois os dois produtos dependem de alguma forma da participação destes animais para existirem.
Hoje são conhecidas cerca de 1230 espécies de morcegos em todo o mundo, o que equivale dizer que eles respondem por cerca de uma em cada quatro espécies de mamíferos. Com cerca de170 espécies descritas, o Brasil ocupa o segundo lugar em riqueza de espécies no mundo, ficando atrás apenas da Colômbia. No entanto, conhecemos ainda muito pouco dos nossos morcegos.
Menos de 10% da área total do Brasil já foi bem estudada para morcegos e 60% do país ainda não tem sequer um único registro científico de uma espécie de morcego. No ritmo atual das pesquisas brasileiras serão necessários mais 200 anos antes que possamos dizer que conhecemos bem quantas e quais as espécies que ocorrem no Brasil. Não devemos e não podemos esperar tanto.
É cada vez mais clara a importância da manutenção da biodiversidade, tanto para o bem estar humano quanto para o clima do planeta, e o papel ecológico e funcional que os morcegos desempenham   mostra-se essencial para manutenção da qualidade do ambiente onde vivemos.
Apesar da enorme importância ecológica e econômica, morcegos infelizmente gozam de uma péssima imagem junto à população em geral. Injustamente, eles são acusados de serem pragas, de provocarem a morte de quem os toca, ou mesmo de trazerem azar. Por preconceito e desinformação, morcegos são perseguidos e mortos indiscriminadamente. As consequências são ruins para os animais e para o ambiente e há espécies de morcegos ameaçadas de extinção no Brasil e no mundo.
Por meio de iniciativas de conservação, pesquisa e educação, durante o Ano Internacional do Morcego, a população do Brasil e do mundo poderá conhecer um pouco mais sobre estes fascinantes, importantes e mal compreendidos animais.
* Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)