domingo, 16 de outubro de 2011

Pinzón ou Cabral: quem chegou primeiro ao Brasil?

Professor explica porque portugueses ficaram com a fama.
 
Do G1 PE, com informações do Bom Dia PE
 
 Afinal, quem chegou primeiro ao Brasil: o português Pedro Álvares Cabral ou o espanhol Vincente Pinzón? O descobrimento do Brasil é o assunto da reportagem de história do Projeto Educação nesta sexta-feira (15), com o professor Paulo Chaves.

No Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, a cena se repete nos dias atuais: navios imensos sobre o mar transportando mercadoria de um continente para outro. No fim do século 15, essa era impossível imaginar a situação. O oceano Atlântico era considerado um perigoso mistério, chamado também de “Mar Tenebroso” – mas foi vencido por homens que se lançaram na aventura das grandes navegações.

O professor Paulo Chaves explica que o homem europeu, durante a Idade Média, tinha um conhecimento muito limitado da geopolítica mundial. “Ele conhecia naturalmente o norte da África, parte do Oriente, mas não conhecia, por exemplo, a América e tampouco a Oceania”, contextualiza. A inserção desses novos mundos trouxe naturalmente uma movimentação cultural muito intensa. “Além de, obviamente, os europeus passarem a ter acesso a outros produtos que até então desconheciam, como tabaco e cacau, que são tipicamente americanos”.

O chamado eixo do mundo é transferido: sai do Mediterrâneo para o Atlântico, tornando, inclusive, as atividades comerciais não mais ligadas exclusivamente à Europa e ao Oriente, mas transformando a economia em uma atividade de caráter mundial.

Quem chegou primeiro?
A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. Só que novas pesquisas hoje apontam que, na realidade, em janeiro de 1500, um navegador chamado Vincente Pinzon e seu contra-almirante Diego de Lepe estiveram no Brasil. “Três meses, aproximadamente, antes de Cabral ele teria tocado nessa região conhecida hoje como Cabo de santo Agostinho e batizado a região de Santa Maria de la Constelación”, conta o professor.

Nessa época, segundo Chaves, a Espanha estava engessada, impossibilitada de revelar essa descoberta com o orçamento que tinha. “Até porque o objetivo de Pinzón era chegar ao rio Amazonas, como de fato aconteceria. Ele sai daqui e segue direto para o rio Amazonas, onde realizará uma primeira exposição sobre a região. Mas a Espanha estava impedida de revelar a chegada de Pinzón a esse território justamente pelo Tratado de Tordesilhas, já que esse território era área do domínio português”, explica.

Em 1501, durante o período pre-colonial, a primeira expedição oficialmente enviada ao Brasil veio sob o comando do navegador Gaspar de Lemos, que também havia estado em 1500 com Cabral no Brasil. E ao navegar pelas costas brasileiras, batizando-as de costa Pau Brasil, ele batiza oficialmente essa região oficialmente com o nome de Cabo de Santo Agostinho.