sexta-feira, 10 de agosto de 2012

100 anos de Jorge Amado: o que você sabe sobre suas obras?


A mulher sensual, o homem fogoso e infiel, o coronel malvado e o defensor dos pobres e injustiçados. Quem conhece a obra de Jorge Amado já sabe de cor os perfis psicológicos retratados pelo baiano que completaria 100 anos em 10 de agosto. Militante do Partido Comunista e com livros traduzidos em 48 idiomas e dialetos, o escritor é um dos maiores expoentes da literatura brasileira contemporânea. 

Descubra o que você sabe sobre os personagens de Jorge Amado

A Bahia e o sincretismo religioso, no qual catolicismo e candomblé convivem em harmonia, são contextos frequentemente retratados ao longo das obras, afirma o professor de literatura e autor do Sistema Anglo de Ensino, Mauro Soares Filho. Ele lembra que a valorização da religião africana também ocorreu quando Jorge Amado foi deputado federal pelo PC e criou a Lei da Liberdade Religiosa e de Culto - em vigor até hoje e que assegura o direito de exercer rituais de fé.

Apesar da grande lista de personagens famosos, normalmente os perfis não têm grande densidade psicológica, defende o professor. "Em geral, eles são um tanto quanto esquemáticos, seguindo grandes arquétipos: a beata, o pai de família, o homem e a mulher sensuais", explica.

Mesmo assim, sucessos como Gabriela, Cravo e Canela, Tieta do Agreste, Dona Flor e seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres e Capitães da Areia asseguraram a fama do autor que, entre os dias 17 de abril e 22 de julho deste ano, foi homenageado na exposição "Jorge Amado e Universal", no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, trabalho que estreará no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, no dia de seu centenário.

Responda o quiz acima e teste seus conhecimentos sobre os personagens das obras de um dos maiores escritores brasileiros.

Nas aldeias, três em cada dez índios são analfabetos


Embora os índios sejam considerados mais protegidos dentro de suas terras, onde é maior o percentual daqueles que ainda têm língua própria e são capazes de reconhecer a própria etnia, o analfabetismo é considerado elevado dentro das aldeias, conforme constatou hoje (10) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dados do Censo de 2010 revelam que a taxa de analfabetismo dos índios com 15 anos ou mais de idade (em português ou no idioma indígena) passou de 26,1% para 23,3%, de 2000 a 2010, acompanhando a redução da taxa entre a população brasileira (de 12,9% para 9,6%). Na área rural, porém, dentro das aldeias, três em cada dez índios são analfabetos (32,4%). Fora delas, o percentual é 15%.

Na avaliação do estudioso da população indígena e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), João Pacheco Oliveira, a divergência de dados revela a necessidade de mais políticas públicas de educação focadas na diversidade dos povos. Segundo ele, sem escolas indígenas nas aldeias, crianças enfrentam processo “traumático de aprendizado".

"É uma situação completamente traumática aprender a escrever em uma outra língua sem dominá-la. Por isso, o processo é mais lento, mesmo nas escolas indígenas. Os que estão fora vão para as escolas dos 'brancos' e se incorporam do jeito que é possível", destacou acrescentando que o analfabetismo é uma categoria etnocêntrica em relação aos índios.

A pesquisa do IBGE também explica que fora das terras indígenas as oportunidades de educação são maiores por causa da alta oferta de escolas. Por outro lado, nas aldeias, "a oferta é sensivelmente reduzida em função de fatores, como o geográfico e a dificuldade de acesso", afirma a publicação.
Outra diferença entre os índios da cidade e do campo é o número daqueles com certidão de nascimento, 90,6% e 38,4%, respectivamente. Ao todo, a proporção de índios com registro civil é 67,8%, abaixo da média da população não índia que têm o documento, 98,4%.

Isabela Vieira
Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro 

ITA abre inscrições para o vestibular 2013; são oferecidas 130 vagas


O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) abriu nesta sexta-feira (10) as inscrições para o vestibular 2013. O cadastro pode ser realizado até o dia 15 de setembro, pela internet. A instituição oferece 130 vagas para os cursos de graduação. A taxa é de R$ 110. Veja o edital:

 

Provas

As provas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de dezembro, das 8h às 12h (horário de Brasília). O calendário foi definido em reunião realizada no começo de abril com representantes da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular da USP), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ITA, PUC-SP e PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de Campinas).
Confira quais disciplinas serão cobradas em cada dia de prova:
  • 11/12: física;
  • 12/12: português e inglês;
  • 13/12: matemática;
  • 14/12: química.
A primeira chamada será publicada às 10h do dia 28 de dezembro.
Neste ano ano o ITA aplicará o processo seletivo em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto,  São Paulo e Vitória.