segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Esportes desde a infância reduzem consumo de álcool na fase adulta


Grupo de convívio do jovem também interfere na questão

A participação de jovens em atividades esportivas pode prevenir o consumo excessivo de bebidas alcoólicas na vida adulta. Essa é a conclusão de um estudo norueguês, divulgado pela organização não-governamental CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool).

A pesquisa acompanhou 3.000 estudantes com idades entre 13 e 19 anos, até a fase adulta. No início do estudo 50,7% dos jovens praticavam atividade física, sendo que o maior número de episódios de embriaguez ocorreu no outro grupo, dos que não praticavam nenhum esporte.

Entretanto, alguns outros fatores, além da prática esportiva, também interferem na questão do consumo de álcool, como o grupo de convívio do jovem. De qualquer forma, explicam os autores da pesquisa, a prática esportiva desde a infância se reflete em ações que produzem inúmeros benefícios à saúde por toda a vida, como alimentação mais equilibrada e maior condicionamento físico.

do : agencia estado

Ponte sobre Rio Negro, no AM, será inaugurada nesta segunda-feira

Ponte liga Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento
 
Será inaugurada na manhã desta segunda-feira (24), no Amazonas, a Ponte Rio Negro. A obra vai ligar Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento.

A cerimônia de inauguração terá a presença do governador do Amazonas, Omar Aziz, e da presidente Dilma Rousseff. Ela está prevista para acontecer às 10 horas. O novo cartão-postal da RMM estará aberto para tráfego a partir das 19 horas.

A integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM) se transformará em uma realidade em termos de logística. A ponte será um incentivo a projetos de infraestrutura para o outro lado do Rio Negro.

Restrições

Veículos automotores de todos os portes terão permissão para circular na ponte, sem restrição de horário. O local ficará aberto 24 horas por dia. O trânsito de bicicletas não será permitido. O transporte de passageiros por táxi-lotação e mototáxi também é proibido, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os pedestres poderão andar na ponte em área reservada, nas partes laterais.

A velocidade máxima permitida ao longo da ponte é de 60 quilômetros por hora. A ponte contará com uma estrutura permanente de fiscalização com dez câmeras, redutores móveis de velocidade e um guincho para a remoção de veículos. A estrutura ficará no Centro de Controle de Operações, uma base montada no início da ponte, em Manaus, onde vários órgãos trabalharão controlando a movimentação.
 

Cientistas dizem que quanto mais amigos no Facebook, maior é o seu cérebro


 
Quanto mais amigos você tem no Facebook, maior é o seu cérebro. Estudiosos da University College of London decidiram realizar uma pesquisa para analisar quais são os efeitos das redes sociais e da internet, em geral, no corpo humano. E os resultados foram curiosos – e até mesmo o inverso do que muita gente espera.

Muitas pessoas acreditam que gastar tempo na rede pode ser negativo. No entanto, o estudo, que entrevistou 125 estudantes da universidade, todos usuários do Facebook, mostrou que as pessoas mais populares têm uma importante parte do sistema nervoso central maior do que as outras: a massa cinzenta.

A região é a responsável pelo processamento das informações no cérebro, especialmente em relação à memória e respostas emocionais. Em algumas outras partes do cérebro, há também uma diferença de tamanho, como na temporal direita, que é associada ao autismo.

Os cientistas, porém, não sabem se o aumento do cérebro é uma causa ou conseqüência para o alto número de amigos. Ryota Kanai, primeiro autor do estudo, acredita que este é um importante pontapé inicial para este tipo de pesquisa.

"O tempo nos dará as respostas de que precisamos sobre o quanto a internet está fazendo alguma interferência no nosso cérebro", comentou.

Via Gizmodo