quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mapa da Violência mostra queda da taxa de homicídios de brancos e aumento da de negros


 O Mapa da Violência, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Sangari, mostra que, de 2002 a 2010, a taxa de homicídios de brancos vem caindo no país, enquanto que a de negros está subindo. Segundo o estudo, o número de homicídios de brancos caiu de 20,6 para cada 100 mil habitantes em 2002, para 15 em 2010. Já o dos negros subiu de 30 para cada 100 mil habitantes em 2002, para 35,9 em 2010.

Os dados mostram que para cada dois brancos vítimas de homicídio em 2002, morreram aproximadamente três negros. Já em 2010, para cada dois brancos assassinados 4,6 negros foram vítimas de homicídio.

É um fato preocupante porque a tendência está aumentando. Nossa mídia veicula o que acontece em famílias abastadas e há uma preocupação dos órgãos de segurança com isso. Mas ninguém noticia que morreram dois negros em uma favela, a não ser que seja uma chacina”, diz o coordenador da pesquisa Julio Jacob Waiselfisz.

De acordo com ele, a maior violência contra os negros pode ser explicada também pela questão econômica e pela privatização da segurança. “Quem pode pagar, paga a segurança privada, que protege melhor”. Como a população negra é, em média, mais pobre, explica Jacob, passa a depender dos órgãos de segurança pública que, geralmente, não conseguem atender adequadamente a população.

“Essas evidências nos levam a postular a necessidade de reorientar as políticas nacionais, estaduais e municipais, em torno da segurança pública, para enfrentar de forma real e efetiva essa chaga aberta na realidade do país”, diz o texto do estudo.

Fonte: Agência Brasil

Canadá anuncia abandono formal ao protocolo de Kyoto

 O ministro do Meio Ambiente do Canadá, Peter Kent, disse na segunda-feira (12) que o país está formalmente deixando o protocolo de Kyoto. Os países concordaram no final de semana passado, na conferência sobre o clima em Durban, na África do Sul, em estender o protocolo de Kyoto, que deveria expirar no final de 2012, por mais cinco anos. Kent afirma que o Canadá, ao deixar o pacto, invoca seu direito a se retirar.

No ano passado, o Canadá afirmou que não aceitaria uma extensão de Kyoto e nem cláusulas ao protocolo, mas renunciar ao acordo representa um retrocesso na luta contra as mudanças climáticas. Nenhum país renunciou formalmente ao acordo e o Canadá é o primeiro a fazê-lo.

O Canadá assinou o acordo em 1997, quando os liberais governavam o país. O atual primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, nunca apoio o protocolo. O governo conservador de Harper teme prejudicar a indústria petrolífera canadense, que extrai petróleo das areias betuminosas em Alberta.

Da Agência Estado. As informações são da Associated Press.