quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia Mundial do Petróleo


Composto por hidrocarbonetos e cultivado no interior de rochas sedimentares, o petróleo surgiu a partir da erosão da crosta terrestre e pelo amontoado de restos orgânicos oriundos de plânctons e destroços animais que se alojaram no fundo do mar. Isso há milhões de anos, é claro.

Para se formar uma jazida são necessários mais de dez milhões de anos, podendo esse tempo chegar a 400 milhões de anos.

A jazida é o acúmulo de petróleo dentro de uma rocha sedimentar, em abundância.

Esse valioso mineral ficou conhecido popularmente como ouro negro, mas tem seu significado oriundo do latim, através da junção de dois vocábulos: oleum (óleo) e petra (pedra), óleo de pedra ou petróleo.

O primeiro país a encontrar um poço de petróleo foi os Estados Unidos, em 1859, através de Edwin Drake, no estado da Pensilvânia, mas no Egito Antigo os embalsamentos dos faraós já utilizavam o produto.

A indústria Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras é a empresa do governo responsável pela extração e refino do petróleo no país.

Fundada em 03 de outubro de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas, proporcionou maior independência econômica do país.

Nos últimos anos o Brasil se tornou particularmente capacitado para a exploração do mineral nas camadas mais profundas do mar, através das várias plataformas montadas, extraindo o produto para o abastecimento nacional, que em 2004 já somavam 88% da quantidade necessária ao país.
Não irá demorar para que o Brasil atinja a meta desejada, de se chegar aos 100%, não precisando mais importar o produto.

O petróleo é, desde muitos anos, motivo de conflitos mundiais, principalmente no Oriente Médio, onde se encontram as maiores reservas. Isso devido ao seu alto valor econômico e à importância para nossas vidas, pois grande parte dos produtos consumidos no mundo tem essa matéria prima como fonte de produção.

Dentre as guerras causadas pela disputa do petróleo tivemos a de Yom Kippur, no ano de 1973; a guerra entre Irã e Iraque, acontecida entre os anos de 1980 e 1988; e a mais recente delas, a Guerra do Golfo, no ano de 1991, onde o Iraque tentou apropriar-se das jazidas do Kuwait.

A região que mais produz petróleo no mundo é a Arábia Saudita, seguida do Iraque, Emirados Árabes, Kuwait, Irã e outros. A produção brasileira ainda é pequena se comparada a esses países.

Fonte: www.geocities.com