terça-feira, 12 de abril de 2011

charge

Polícia prende suspeito de participar da morte de radialista



A polícia prendeu, nesta terça-feira (12), o suspeito de participar do assassinato do apresentador de TV e radialista, Luciano Pedrosa, de 46 anos. Segundo a polícia, Cláudio Pereira da Silva, 31 anos, teria pilotado a moto utilizada para ajudar o executor do crime a fugir. O suspeito foi preso em casa, no centro de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, em cumprimento ao um mandado de prisão. A vítima foi morta no último sábado (9), enquanto estava em um restaurante, no bairro Bela Vista, também em Vitória. Seu retrato falado havia sido divulgado na última segunda-feira (11). O suspeito será apresentado pela polícia nesta quarta-feira (13), às 10h, na Delegacia de Vitória de Santo Antão.

A vítima foi morta com um tiro na cabeça. O crime aconteceu sete dias após a cidade da ter vivido outra tragédia, quando um homem invadiu uma casa, estuprou duas jovens, matou uma delas e um rapaz.

Sob pedidos de justiça, o corpo de Luciano foi sepultado na manhã da última segunda-feira, no Cemitério de São Sebastião. Parte do comércio fechou as portas. Muitas escolas também liberaram os alunos e funcionários. A principal hipótese relacionada ao crime está ligada às denúncias policiais que o apresentador fazia durante seus programas na rádio e na TV Vitória. A suspeita de crime político, devido a sua ligação com a frente oposicionista, está praticamente descartada.

O delegado Alfredo Jorge, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, assumiu as investigações do caso. Na segunda-feira, ele passou o dia na cidade. Imagens de câmeras de segurança da prefeitura, no entorno do restaurante, foram analisadas. “As imagens foram importantes para identificarmos os suspeitos, já que eles não estavam encapuzados nem usavam capacete”, disse Alfredo Jorge.

Apesar de o apresentador ter declarado várias vezes que sofria ameaças de morte, até mesmo durante seu programa, a delegada Maria Betânia afirmou que ele nunca quis prestar queixa na delegacia. “Ele não acreditava que isso pudesse acontecer”. Amigos contaram que, pouco antes do carnaval, Luciano havia recebido um telefonema afirmando que ele não estaria vivo durante a folia. O presidente da câmara de vereadores de Vitória, José Aglailson (PSB), dono da TV Vitória, disse que o crime foi uma surpresa. “Ele nunca me falou das ameaças”, declarou.

Segundo a polícia, o Disque-Denúncia continua oferecendo uma recompensa de até R$ 2 mil por informações que levem à prisão do suspeito de assassinar o radialista. Todas as denúncias recebidas serão repassadas à Delegacia de Vitória de Santo Antão. Quem tiver informações sobre o caso na Região Metropolitana do Recife pode ligar para 3421.9595 ou à central do Disque-Denúncia no Agreste, que abrange as outras regiões do estado, pelo (81) 3719.4545. O anonimato é garantido.


fonte:pernambuco.com

UFRPE inscreve para cursos de graduação a distância


A partir desta quarta-feira (13), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abre inscrições para a seleção de estudantes dos cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância (EAD). Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril pelo site. Acesse aqui o edital.
Estão sendo disponibilizadas 1.730 vagas, das quais 830 referentes à primeira entrada e 900 para matrícula no segundo semestre deste ano, nos cursos de graduação dos polos de Afrânio, Camaçari, Carpina, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Pesqueira, Piritiba, Recife e Surubim.
Entre as opções, bacharelado em administração pública, licenciatura em computação; bacharelado em sistema de informação; licenciatura em história; licenciatura em letras; licenciatura em pedagogia; licenciatura em física e licenciatura em artes visuais.
Apenas estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2010 podem se inscrever na seleção. O candidato poderá fazer opção por apenas um curso e uma entrada. Caso haja vagas remanescentes, a UFRPE fará novas chamadas até a ocupação total das vagas oferecidas.
A matrícula dos classificados será efetuada no polo escolhido no ato da inscrição, de 9 a 11 de maio. As aulas terão início no dia 21 de maio de 2011.

Contax seleciona para 8,2 mil vagas em contact center


São 1,8 mil vagas em São Paulo, 1,2 mil no RJ e 1,8 mil em Pernambuco; candidato deve ter nível médio e conhecimentos básicos de informática

Da Redação do G1
A Contax seleciona profissionais para 8.255 vagas em todo o Brasil, para o cargo de atendente de contact center.

São 1,8 mil em São Paulo, 1,2 mil no Rio de Janeiro, 1,2 mil vagas em Minas Gerais, 1,2 mil no Ceará, 1,8 mil em Pernambuco, 259 na Bahia e 560 no Rio Grande do Sul, sempre nas capitais.

Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, segundo grau completo, boa comunicação verbal e conhecimentos básicos de informática.

O processo de seleção consiste de entrevistas, testes de português, matemática e dinâmicas de grupo.

O salário varia de acordo com a área em que o profissional for trabalhar e com a carga horária, que pode ser de 150 ou 180 horas mensais.

Além da carteira assinada, a empresa oferece assistência médica e odontológica, vale-refeição, vale-transporte, convênios com faculdades e oportunidades de crescimento. A Contax oferece ainda treinamento específico na área em que o profissional for atuar (atendimento ao cliente, cobrança ou televendas).

Os interessados podem cadastrar seus currículos no site www.contax.com.br, na área Trabalhe Conosco.

As atividades a serem desempenhadas são de atendimento ao cliente final, que pode ocorrer de forma segmentada: ativo, receptivo e back office.

Após seis meses de empresa, o colaborador já pode participar de processos internos dentro da trilha de carreira da área em que atua.


Encontro de ciências biológicas da Fafire começa nesta terça-feira


Podem participar estudantes de fora da instituição e o público em geral

Da Redação do pe360graus.com
O curso de Ciências Biológicas da Fafire promove nesta terça, quarta e quinta-feira (14), um Encontro de Biologia com o tema O Biólogo na Biodiversidade, Biotecnologia e Saúde. As atividades ocorrerão no turno da manhã, das 7h30 às 12h30, e à noite, das 19h às 22h, no auditório Maria José Torres, no térreo da faculdade.

Para participar é preciso se inscrever. A inscrição é por turno, ou seja, o interessado pode optar pelo pacote-manhã ou pacote-noite, cada um por R$ 10, credenciando a participação do inscrito em todas as atividades do específico horário.

A programação é aberta para estudantes da Fafire, de outras instituições de ensino e público externo em geral.  Para garantir uma vaga é preciso telefonar para a coordenação de Ciências Biológicas através do 2122.3517.   O encontro confere certificado aos participantes.

Além de palestras com professores da casa e convidados, o Encontro oferece minicursos que abrangerão diversos temas relevantes à área, como “Biologia Marinha”, “Empreendedorismo para Biólogos” e “Vigilância Sanitária”. Para ter ver a programação completa,  acesse o site da Fafire.  


Prefeitura de São Lourenço da Mata oferece cursos gratuitos de turismo e hotelaria


O objetivo é preparar mão de obra para a Copa do Mundo de 2014

Da Redação do pe360graus.com
De olho na Copa do Mundo em 2014, a Prefeitura de São Lourenço da Mata abre nesta terça-feira (12) inscrições para novos cursos de qualificação profissional. São ofertadas 240 vagas, distribuídas nos cursos de telefonista/recepcionista, camareira/auxiliar de limpeza, garçom/garçonete/barman e auxiliar de cozinha. Os cursos são gratuitos e as inscrições acontecem no Centro Social Urbano, das 7h às 12h e das 14h às 18h. . As aulas terão início no dia 7 de maio.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, possuir o ensino fundamental completo e comparecer ao local portando todos os documentos pessoais – incluindo o comprovante de residência. As aulas acontecerão aos sábados, até o dia 2 de julho, completando a carga horária de 72 horas de curso. Ao final, todos os alunos terão direito a certificado da UFRPE.

A iniciativa faz parte de uma parceria da Prefeitura com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Cooperativa de Transporte Alternativo do município

Escolas privadas levam discussão sobre meio ambiente para sala de aula


Objetivo é desenvolver a conscientização e ensiná-los a aproveitar materiais recicláveis

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

Que tal usar garrafas pet na confecção de luminárias? Ou aproveitar vassouras, baldes como instrumentos musicais? Essas iniciativas já estão sendo adotadas em escolas particulares da Região Metropolitana do Recife, que dão exemplo de preocupação com o meio ambiente. Desde cedo, os alunos aprendem a reciclar o lixo e a preservar o verde.

Em Aldeia, Camaragibe, a unidade de ensino tem uma sala de aula ao ar livre e o material está guardado em prateleiras feitas de caixotes de frutas. Os bancos são coloridos com páginas de gibi e o telhado feito a partir de tubos de pasta de dentes. Na pia do banheiro, uma novidade: um pneu serve de suporte para a cuba. Em outro espaço, a luminária em forma de ninho é feita de fios de garrafa pet e as embalagens plásticas também são material para confecção de cadeiras e poltronas.

“O objetivo é trabalhar a conscientização deles em relação ao lixo no meio ambiente e que esse lixo que eles encontram pode ser reutilizado. Na nossa sala de aula, os porta-lápis são de garrafa pet ou de potes de leite cortados. Eles também já constroem instrumentos musicais com a professora de música”, conta a professora Audrey Lourenzano (foto 2).

Em outra escola, em Jaboatão, as aulas de música utilizam baldes, vassouras, garrafões de água, pés e chocalhos de tampas de garrafa. O método Hulla Baloo, que quer dizer algazarra, foi criado pela professora Kadna Cordeiro (foto 5), após estudos na Inglaterra.

“O método é a pedagogia do som e os três pilares são a criatividade, a experimentação e a improvisação. Tem um pouco a ver com o método Paulo Freire, uma vez que a gente extrai o som que a gente tem no local. Numa região de praia, usamos coquinhos, mas pet e lata tem em todo lugar. O lixo é um problema sério hoje e as aulas acabam sendo usadas para discutir isso também”, diz a educador
a.

Primeira viagem do homem ao espaço completa 50 anos



A Rússia comemora nesta terça-feira (12) o 50º aniversário da primeira viagem espacial de um humano, o cosmonauta russo Yuri Gagarin. Apesar disso, o país se arrisca a perder sua vantagem no espaço, ao confiar exclusivamente nos avanços obtidos na era soviética e fazer muito pouco para desenvolver novas espaçonaves, advertiu hoje uma cosmonauta russa.

Svetlana Savitskaya, que voou em duas missões espaciais em 1982 e 1984 e se tornou a primeira mulher a fazer uma caminhada espacial, criticou duramente o governo russo por prestar pouca atenção aos avanços no espaço, desde o colapso da União Soviética, em 1991. "Não há nada novo para sentir-se orgulhoso nos últimos 20 anos", disse Savitskaya, membro do Parlamento pelo Partido Comunista.

VÍDEO
» Veja o vídeo da primeira órbita



http://www.youtube.com/watch?v=RKs6ikmrLgg&feature=player_embedded



Ainda que as envelhecidas espaçonaves russas passem a ser o único meio de transporte até a Estação Espacial Internacional, após os Estados Unidos encerrarem seu programa de ônibus espaciais com o voo da Atlantis em meados do ano, os norte-americanos já trabalham em uma nova geração de naves espaciais. Enquanto isso, a Rússia não fez praticamente nada para projetar substitutos para a nave espacial Soyuz, de 43 anos comparou Savitskaya.

"Se não nos colocarmos em dia com o que perdemos nos últimos 20 anos, ficaremos sem nada", disse Savitskaya em entrevista coletiva. Funcionários do setor e astronautas do mundo todo chegaram a Moscou para homenagear Gagarin. O russo passou 108 minutos no espaço em 12 de abril de 1961, estimulando também os EUA a acelerarem seus passos na corrida espacial para chegar à Lua. As informações são da Associated Press.

Fonte: Agência Estado

Prosperidade não pode ser à custa de outras nações, afirma Dilma na China


No segundo dia de visita à China, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (12) em Pequim que a prosperidade de uma nação não pode ser alcançada à custa de outras e afirmou estar inaugurando um novo capítulo nas relações entre brasileiros e chineses. A afirmação ocorreu durante o Seminário Empresarial Brasil-China: Para Além da Complementaridade, destinado a empresários brasileiros, executivos e autoridades chinesas.
“No mundo interdependente de nossos dias, país algum pode aspirar ao isolamento nem assegurar sua prosperidade à expensa de outros. Nação ou grupo de nações não pode agir como se seus interesses individuais estivessem acima do interesse coletivo”, afirmou a presidenta.
“A estabilidade e o crescimento da economia mundial dependem de uma relação equilibrada entre as partes. Minha visita à China inaugura um novo capítulo na nossa relação”, acrescentou.

Durante o seminário, Dilma destacou também o caráter estratégico da parceria com a China. “Nossas relações são sólidas e alcançamos, de certa forma, maturidade. No entanto, o Brasil, e tenho certeza também a China, vai inaugurar uma nova etapa nessas relações, um salto de qualidade num modelo de cooperação que tivemos até agora.”
A presidenta afirmou que o futuro dos dois países é promissor e elogiou o valor dado pela China à ciência e tecnologia durante o 12º Plano Quinquenal. Ela também destacou a situação favorável do país. “O Brasil passa pelo melhor momento de sua história, uma economia pujante, um povo criativo e confiante e uma sociedade democrática. Fizemos, estamos fazendo e faremos todo possível para transformar o Brasil em uma sociedade desenvolvida e justa”, disse.
Dilma citou ainda uma série de acordos que foram firmados com a China, como a criação de um centro conjunto de nanotecnologia e outro para o desenvolvimento de tecnologia para o uso de fibras de bambu em indústrias como a construção civil.
Na cerimônia de abertura do Diálogo de Alto Nível Brasil–China em Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorreu no Complexo Diaoyutai, em Pequim, a presidenta defendeu que o Brasil e a China ampliem as parcerias. “Mais que parceiros comerciais, queremos ser parceiros em pesquisa, tecnologia, inovação e desenvolvimento de produtos com tecnologia verdadeiramente binacionais”, afirmou.
De acordo com Dilma, a capacidade de exportação do Brasil vai além da venda de alimentos. “É certo que o Brasil é um dos grandes países produtores de alimento no mundo. É certo que não somos apenas produtores de recursos naturais”, disse ela.
O lado chinês aproveitou o momento para destacar o avanço dos últimos anos, citando dados como as 815 mil patentes concedidas no país desde o ano passado – um aumento de 360% em relação a 2005. Citou ainda os 156 parques de alta tecnologia existentes no país.
A presidenta e a comitiva brasileira, que reúne aproximadamente 300 empresários, chegaram ontem (10) a Pequim. Dilma ficará na China para uma visita de seis dias. Há encontros bilaterais e multilaterais – pois está marcada uma reunião do bloco Bric – Brasil, Rússia, Índia e China, além da África do Sul que será integrada ao grupo a partir do dia 14.
Fonte: Agência Brasil

França multa primeira mulher por violar proibição de véu


As autoridades francesas multaram uma mulher em um centro de compras de um subúrbio de Paris por usar um véu que cobre todo o rosto, informou a polícia nesta terça-feira (12). É a primeira punição desde a proibição entrar em vigor, ontem.

A mulher, de 27 anos, foi abordada pela polícia em um estacionamento de um centro de compras na cidade de Mureaux. Ela recebeu uma multa que a obriga a pagar 150 euros (US$ 216) e pode ter de participar de aulas de cidadania. O incidente ocorreu nesta segunda-feira (11), dia em que entrou em vigor a proibição do véu na França.

Outra mulher em outro subúrbio de Paris foi detida hoje (12) por usar véu. A mulher, de 35 anos, foi levada à delegacia policial de Saint-Denis, em Paris, onde foi informada sobre a lei, mas foi liberada apenas com uma advertência, segundo a polícia.


Ainda que os véus integrais - a burca e o niqab, proibidos pela nova lei - sejam muito raros na França, muitos entre os 5 milhões de muçulmanos no país consideram a proibição uma afronta. O islamismo é a segunda religião mais popular da França atrás do catolicismo.

A proibição também foi criticada pelo governo do Irã e por ativistas na Jordânia. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, diz que os véus aprisionam as mulheres e apoiou a proibição, para ressaltar os valores franceses de igualdade e secularismo. O governo calcula que cerca de 2 mil mulheres na França usem o véu agora proibido. Algumas poucas disseram que pretendem desafiar a lei. As informações são da Associated Press.
Fonte: Agência Estado

Radiação pode tirar Copa do Mundo de Vôlei do Japão


A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) informou nesta terça-feira que o Japão pode deixar de sediar a Copa do Mundo deste ano, por conta dos problemas com radiação nuclear, devido aos terremotos e ao tsunami que atingiram o país no mês passado.

O presidente da entidade, Wei Jizhong, afirmou que o "problema-chave do local é a radiação nuclear" e disse que precisa assegurar a qualidade do ar para que os atletas não se contaminem.

O Japão sediaria os torneios feminino, em novembro, e masculino, entre o final de novembro e o início de dezembro, da Copa do Mundo, que dão três vagas cada um para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.


De acordo com Wei Jizhong, se o veto ao país asiático for confirmado, "precisamos preparar duas alternativas e elas precisarão de pelo menos cinco meses para se prepararem".

"Precisamos ajudar o Japão, porque eles estão em uma situação difícil e respeitaremos a decisão deles. Não queremos nos impor" afirmou o dirigente chinês. O Japão sediou todas as edições da competição desde que ela passou a dar vaga para a Olimpíada, em 1991.

A federação japonesa, ainda nesta terça-feira, informou que abrirá mão de jogar partidas em casa na Liga Mundial, que começará no início do próximo mês, também por conta da crise nuclear.

Com isso, a seleção nacional masculina de vôlei jogará apenas fora de casa contra os adversários de seu grupo: Alemanha, contra quem jogaria em Koshogaya, Rússia, em Nagasaki, e Bulgária, em Wakayama. A equipe feminina também está à procura de novas sedes para as partidas do Grand Prix, em agosto.
Fonte: Agência Estado