terça-feira, 5 de março de 2013

Táxis elétricos



RIO- O prefeito Eduardo Paes entregou na manhã desta terça-feira as chaves de dois primeiros táxis 100% elétricos que começam a rodar na cidade. Os veículos, fabricados pela Nissan, não emitem poluentes nem ruídos, contribuindo com a meta da prefeitura de redução dos gases do efeito estufa. Em uma parceria da Prefeitura do Rio com a Nissan e a Petrobras Distribuidora, outros 13 táxis deste tipo serão entregues até o fim do ano. Com autonomia para rodar até 160 quilômetros  os veículos poderão inicialmente recarregar suas baterias de lítio em dois postos da rede BR, na Lagoa e na Barra da Tijuca. A Nissan é uma das patrocinadoras dos Jogos Rio 2016.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, os veículos elétricos representam o lugar onde a prefeitura quer chegar em termos de tecnologia.

— Como muita gente anda de táxi, vamos despertar a curiosidade das pessoas em relação à questão da energia elétrica. Além disso, vamos estar ajudando o meio ambiente com um transporte limpo. É um ganho duplo. Quanto mais energia limpa circulando pela cidade é melhor — disse Osório.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o projeto dos táxis ainda está em uma fase experimental. Os pontos dos táxis ficam no Aeroporto Santos Dumont.

— O objetivo da prefeitura e do governo do estado é fornecer subsídios para que as pessoas possam cada vez mais adquirir este tipo de carro.
Morador de Belo Horizonte, o engenheiro Cláudio Flach, de 65 anos, foi o primeiro passageiro a embarcar no táxi dirigido pelo motorista Arthur Marfi, de 51, que é taxista há 15 anos no Santos Dumont.

— É uma novidade interessante. Será muito bom para cidade. Projetos assim contribuem para o meio ambiente. Estou muito feliz em ser o primeiro passageiro —disse Arthur, que depois de dar uma volta com o carro, deu a sua avaliação: — O carro é macio e silencioso. Está aprovado.