segunda-feira, 11 de abril de 2011

Prefeitura do Recife convoca 218 professores aprovados em concurso público



A Prefeitura do Recife convocou 218 candidatos aprovados no último concurso público para professor da Rede Municipal de Ensino. Os nomes dos candidatos foram divulgados no Diário Oficial do município. Os convocados devem comparecer à Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, localizada na Rua Frei Matias Teves, bairro do Paissandu, nesta quinta-feira (14).

Os profissionais irão lecionar prioritariamente em turmas do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental (1° a 4° série). Após o preenchimento dessas vagas, os demais serão lotados na Educação Infantil. Os novos servidores vão substituir profissionais que pediram exoneração ou foram aposentados.

O concurso público para Professor foi homologado em junho de 2007, e a Prefeitura do Recife, em 2009, prorrogou sua validade até junho de 2011. Os 218 educadores chamados agora são os últimos da lista oficial que teve 1.043 aprovados.


Polícia divulga retrato-falado de envolvido na morte do apresentador de TV em Vitória



Da Redação do pe360graus.com
A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (11) o retrato-falado de um dos envolvidos na morte do radialista e apresentador de televisão Luciano Leitão Pedrosa no último final de semana em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. 


O homem retratado na imagem produzida pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) é o piloto da moto usada pelo autor dos disparos durante a fuga depois do crime. A imagem foi criada a partir de informações de pessoas que viram o condutor da motocicleta aguardando do lado de fora do estabelecimento comercial onde foi assassinado o radialista. 


Os peritos do IITB também confeccionaram o retrato falado do próprio homicida, mas a imagem está sendo descartada pela polícia, pois a testemunha que teria visto o assassino não conseguiu passar com segurança as características físicas do homem. 


INVESTIGAÇÃO 


O delegado Alfredo Jorge, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi designado especialmente para o caso. Ela irá contribuir com as diligências policiais já em andamento da delegada Maria Betânia de Freitas, titular da Delegaqcia de Vitória de Santo Antão. 


De acordo com a polícia, o apresentador, assassinado no último final de semana em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, sofria ameaças, mas nunca registrou boletim de ocorrência sobre elas. A polícia ainda não sabe se essas ameaças têm ligação com o crime.


Ele estava num restaurante quando foi morto. De acordo com informações de moradores que preferem não se identificar, dois homens numa moto ficaram parados numa esquina por cerca de dez minutos antes do crime. Um deles teria vindo ao estabelecimento, onde se encontravam apenas o apresentador e alguns funcionários.


Luciano Pedrosa apresentava um programa policial diário em Vitória de Santo Antão, desde 2006. “Era um cara destemido, corajoso, gostava das coisas certas. Vai deixar uma lacuna enorme, porque era aquilo que ele gostava de fazer, sabia fazer e não tinha medo”, diz o repórter Carlos Oliveira.


Morador de uma casa simples no bairro Maués, Pedrosa conquistou a confiança da população, que se sentia representada por ele. “Ele se colocava diante daquilo, por reivindicar a nossa própria vida, a vida dos vitorienses”, acredita o professor Ivânio Alexandro. Em casa, era um homem calmo. “Luciano brincava muito, apesar de ser um cara responsável. Era o que a gente pode dizer um cara bem família”, conta o cunhado Osvaldo Félix.

Enterrado o radialista e apresentador de tv Luciano Pedrosa


Enterrado hoje as 11:30 no cemitério são sebastião aqui em vitória de santo antão, Luciano Leite Pedrosa, de 46 anos, que foi assassinado por volta das 21h do último sábado (9) no bairro Bela Vista, em Vitória de Santo Antão, dois homens não identificados estavam lhe seguindo em uma motocicleta quando o mesmo chegou ao restaurante sendo surpreendido por um dos bandidos, que lhe desferiu um disparo de arma de fogo no rosto, a vítima morreu no local.
sendo enterrada hoje, e  muitas pessoas vieram acompanhar o enterro , e não media esforços para dar o último adeus.













imagens Rubemar Cavalcante
do blog a cara de vitoria



Em todos os jornais: Repercussão sobre o assassinato de Luciano Pedrosa


do Jornal do Commercio



do Jornal do Commercio


O radialista e apresentador de TV Luciano Leitão Pedrosa, 46 anos, foi executado com um tiro à queima-roupa na cabeça, por volta das 21h do sábado, dentro de um restaurante em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Um desconhecido entrou na Churrascaria Porto Luna, onde o radialista havia ido buscar uma quentinha, e disparou três vezes contra a vítima. Luciano estava de costas e as duas primeiras balas falharam. Na terceira tentativa, o pistoleiro conseguiu atingir o alvo. O assassino correu até a esquina, onde um cúmplice o aguardava e ambos escaparam em uma moto.

Segundo Paulo Rodrigues, dono do restaurante, o criminoso já chegou atirando sem dar qualquer possibilidade de defesa a Luciano Pedrosa. De acordo com a delegada de Vitória de Santo Antão, Maria Betânia Tavares, nenhuma hipótese para o crime pode ser descartada no momento, mas o radialista vinha sendo constantemente ameaçado por sua postura crítica tanto contra criminosos, quanto em relação às autoridades municipais. Luciano Pedrosa apresentava o programa Ação e Cidadania, na TV Vitória, retransmissora da TV Brasil no município. No momento da ação estavam na churrascaria apenas o proprietário e três funcionários. O restaurante possui câmeras, mas não tem sistema de gravação das imagens.

“Luciano já havia comentado comigo a respeito das ameaças anônimas, mas nunca quis formalizar um boletim de ocorrência sobre isso. Ele falava que não se intimidava com essas ligações e que continuaria com a mesma linha de trabalho. Não podemos descartar qualquer possibilidade, mas a hipótese de execução é a mais forte”, explicou a delegada.

Maria Betânia Tavares solicitou à Guarda Municipal de Vitória de Santo Antão as imagens das câmeras da cidade no período das 20h30 às 21h30 do sábado.

Luciano Pedrosa saiu de casa na noite de sábado para comprar comida. Ele passou pelo Centro de Vitória e chegou a parar alguns minutos para conversar com um taxista conhecido. Depois telefonou para um colega de trabalho e seguiu para o restaurante, onde foi morto.

Na casa do radialista, o clima era de comoção. Luciano deixou uma filha de um primeiro casamento. Ele não teve filhos com a segunda esposa, Luciene Félix da Silva. “Pra gente, ele nunca passou que estava sendo ameaçado. Ontem (sábado) era mais um dia normal, como qualquer outro”, afirmou a sogra da vítima, Maria José Pimentel.

O secretário de Defesa do Cidadão de Vitória de Santo Antão, Décio Canuto, informou que todas as solicitações da polícia estão sendo atendidas. “Estamos colaborando para que a polícia solucione o caso o mais rápido possível”, atestou o secretário.

O sepultamento do radialista está marcado para a manhã de hoje, no Cemitério São Sebastião, no Centro de Vitória.

Na noite de ontem, a delegada municipal informou que o retrato falado elaborado com base em informações repassadas pelo dono do restaurante precisará ser refeito. “Depois que ele próprio viu a imagem finalizada falou que não estava parecida com o atirador. A testemunha ainda estava muito traumatizada com o crime e não conseguiu fazer uma reprodução mais fiel”. Uma nova tentativa de montar o retrato deverá ser feita ainda hoje.
(Jornal do Commercio).



ENTREVISTA JOTA SANTOS
“Estou 99% decidido a abandonar a profissão”
Colega de trabalho da vítima, o radialista Jota Santos transmitiu ontem o sentimento dos profissionais de imprensa de Vitória. Segundo ele, a morte de Luciano atingiu a todos os comunicadores e é mais uma agressão contra jornalistas no interior do Estado.

JC – Por que mataram Luciano Pedrosa?
JOTA SANTOS – O que eu posso dizer a você é que Luciano era um profissional que fazia o seu trabalho. Era muito crítico e defendia os interesses da população, mas não ia além de sua obrigação como jornalista. É lamentável que ele tenha sido assassinado dessa forma. O que espero sinceramente é que esse não seja mais um crime a ficar impune.
JC – O senhor não tem dúvida de que a morte de Luciano está relacionada com a atividade dele?
JOTA SANTOS – Luciano apresentava um programa policial. Era contundente contra os criminosos, as autoridades que não cumpriam com suas obrigações. Sempre muito crítico. Assim como ele, mataram Jota Cândido, em Carpina, Vanildo Cavalcante, em Pombos, Rivonaldo Vieira, em Bezerros, e Vasconcelos Lima, aqui mesmo em Vitória.
JC – O senhor acredita que esse caso será solucionado?
JOTA SANTOS – Não sei quem mais precisa morrer para algo ser feito. Estou 99% decidido a abandonar a profissão. Tenho filho, pai e mãe que me imploram para que eu deixe esse trabalho. Vou realmente acabar deixando, porque eu não quero ser assassinado.

concurso de limoeiro-pe


PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS TEMPORÁRIAS DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.
O Prefeito Municipal de Limoeiro, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICA a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Provas e Títulos para Contratação Temporária destinado à seleção de candidatos para o preenchimento de 227 (duzentos e vinte e sete) vagas de cargos do Quadro de Pessoal dos Programas Federais e Estaduais, neste Município, em conformidade com o Decreto Municipal n° 044/2010, que Regulamenta o inciso VIII, do Artigo 12, da Lei Municipal n° 2.069 de 09 de novembro de 1999, art. 37, inciso II da Constituição Federal do Brasil e demais Legislações pertinentes a espécie, este Edital, Manual do Candidato e demais Editais (quando for o caso).

UFRPE promove curso de capacitação de trabalhadores para a Copa do Mundo


Projeto será lançado na próxima terça-feira (12), às 8h, no Centro Social Urbano de São Lourenço; há vagas para serviços de hotelaria e outros segmentos do setor de turismo

Da Redação do pe360graus.com
De olho na Copa do Mundo, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abre, na próxima terça-feira (12), cursos de capacitação para serviços de hotelaria e outros segmentos do setor de turismo. O projeto será lançado às 8h, no Centro Social Urbano de São Lourenço, município pernambucano onde está sendo construída a Arena para o Mundial.

Serão abertas inscrições para os cursos de: Recepcionista; Camareira; Auxiliar de Serviços de Limpeza; Garçom e Barman; Auxiliar de Cozinha. As inscrições podem ser feitas no lançamento do projeto.

Por meio dessa iniciativa, a equipe do Departamento de Economia Doméstica da UFRPE vai desenvolver ações que promovam a profissionalização e a formação humana, política, cultural e ética dos trabalhadores.

O projeto conta com a parceria da Prefeitura de São Lourenço e da Cooperativa de Transportes Alternativos de São Lourenço da Mata, que procuraram a UFRPE pelo know-how de mais de 15 anos que os pesquisadores de Economia Doméstica possuem em capacitações nessa área. 

Todos os cursos oferecidos por meio do projeto têm carga horária de 80 horas, subdivididas nos seguintes módulos: I - Desenvolvimento Pessoal e Social do Trabalhador (a); II – Específico; II-Vivência Prática. Para os cursos de Camareira e Auxiliar de Serviços de Limpeza e Auxiliar de Cozinha, exige-se o Ensino Fundamental completo. Para os cursos de Recepcionista e Garçom e Barman, o candidato precisa ter ou estar cursando o Ensino Médio.

Faculdade Boa Viagem promove curso de direito desportivo


As aulas acontecerão entre os dias 28 de abril e 16 de junho, todas as terças e quintas-feiras, no Campus II da instituição; o valor do investimento varia e as vagas são limitadas

Da Redação do pe360graus.com
A Faculdade Boa Viagem (FBV) realiza, entre os dias 28 de abril e 16 de junho, o curso de extensão de Direito Desportivo. As aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, na FBV Campus II, no Paço Alfândega, Recife. As vagas são limitadas.

O valor do investimento para os sócios do IPDD/IBDD é R$ 900, dividido em 3 vezes de R$ 300, ou à vista R$ 810. A taxa de matrícula para os associados é de R$ 25. Para os não sócios, o curso custa R$ 1.200, podendo ser divido em 3 vezes de R$ 400, ou R$ 1.080 à vista. Para os não sócios, o taxa de matrícula é de R$ 50. O curso terá carga horária de 60h/aula.

O curso tem como objetivo fomentar o estudo do direito desportivo, transmitindo aos alunos os conceitos sobre a matéria, apresentando seus princípios básicos, procedimentos processuais e temas polêmicos.

A iniciativa é uma parceria com o Instituto Pernambucano de Direito Desportivo (IPDD) e o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD).
O Campus II da FBV fica na Rua da Alfândega, 35, Bairro do Recife. Mais informações nos telefones 3087.4444 ou 3081.4444.

Confira a programação das aulas:

28 de abril – Aula Inaugural | Prof. Dr. Domingo Sávio Zainaghi e Prof. Dr. Sérgio Torres
03 e 05 de maio – Módulo Justiça Desportiva | Prof. Esp. Ivan Rocha
10, 12 e 17 de maio – Módulo Justiça do Torcedor | Prof. MSc. Ailton Alfredo
19, 24 e 26 – Módulo Direito Empresarial Desportivo | Pro. Esp. Frederico Dias
31 de maio e 02 de junho – Módulo Legislação Internacional Desportiva | Prof. MSc. Fernando Tasso
07, 09, 14 e 16 de junho – Módulo Relações Laborais Desportivas | Prof. MCs. Fábio Sá Filho

Após massacre no Rio, escolas estaduais de Pernambuco terão segurança privada até o final do mês




No dia seguinte ao massacre na escola de Realengo, os repórteres do NE10 visitaram cinco escolas do Recife e mostraram que é possível entrar sem qualquer dificuldade.
Em Pernambuco, o secretário da Educação, Anderson Gomes, disse que até o final do mês o controle de acesso às escolas passará dos servidores das unidades para empresas de segurança terceirizadas.
O sistema atual "não é o ideal", afirmou ele.



Jamildo Melo 
                                                                                                                                 

Marina ameaça ficar fora de palanques do PV



A ex-senadora Marina Silva (PV-AC) não está disposta a subir em palanques em 2011, para ajudar a eleger vereadores e prefeitos verdes, se o seu partido não realizar neste ano um processo interno de abertura democrática. Terceira colocada na eleição presidencial, com 19,6 milhões de votos, ela acha que não seria coerente retomar o discurso da campanha presidencial, que enfatizava uma nova forma de fazer política, comprometida com a ética e a sustentabilidade, se dentro de casa ela não encontra isso.

“Quero falar para a sociedade sobre coisas que estamos praticando. Não posso falar de uma nova fórmula política se dentro do PV temos uma velha fórmula, se a discussão é cerceada, se as pessoas não podem sequer se manifestar”, disse ela no sábado à tarde, em São Paulo, ao participar de um encontro da militância verde, organizado pelo movimento Transição Democrática.


Ontem, no Rio, ele se encontrou com Fernando Gabeira e outros dirigentes estaduais do partido para discutir a questão da nova fórmula de fazer política. Segundo suas explicações, foi possível falar dessa fórmula na campanha presidencial porque havia recebido a promessa, da direção do partido, de que seriam realizadas mudanças em toda sua estrutura, com a realização de debates, convenções e eleições internas, tão logo findasse a corrida presidencial. “Na época era inteiramente coerente”, disse. “Agora não é mais.”

A mudança, segundo Marina, se deve à decisão tomada no mês passado pela diretoria nacional do PV de adiar as eleições para 2012. Foi isso que a levou a se alinhar com a Transição Democrática, que propõe a realização de convenções em abril e eleições em julho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado

Tiro de Guerra e Departamento de Epidemiologia realizam mutirão contra a dengue em Afogados da Ingazeira


A Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco, em parceria com o Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, promove um grande mutirão de combate à dengue neste sábado (09), no bairro Padre Pedro Pereira.
O objetivo do mutirão é orientar a população e fazer uma varredura de locais propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de visitar as residências do bairro, considerado um dos principais focos do mosquito na cidade.
Uma grade equipe trabalhará no mutirão, entre profissionais das Divisões de Epidemiologia e Vigilância, agentes de endemia, da dengue e de saúde, além de 30 jovens atiradores do Tiro de Guerra, comandados pelo subtenente Sidiney Pereira.
Do NE10Luiz Carlos Fernandes

PM de SP terá óculos especiais para achar criminosos



Não estranhe se encontrar policiais militares usando óculos futuristas com alto poder tecnológico nos próximos shows, encontros religiosos, festas abertas ou partidas de futebol em São Paulo. É com esse equipamento que o efetivo vai “filmar” o público presente e detectar se, no meio da multidão, estão criminosos, pessoas desaparecidas, procuradas ou torcedores envolvidos em brigas.

A reportagem acompanhou na sexta-feira uma visita de 30 oficiais da PM para uma aula de demonstração do uso desses óculos. O encontro ocorreu na zona norte, durante uma das fases do Curso de Policiamento em Eventos, desenvolvido todos os anos pela corporação com o objetivo de ampliar as ferramentas de prevenção ao crime.

Segundo o major Leandro Pavani Agostini, do 2.º Batalhão de Choque, trata-se de um sistema chamado biometria facial, em que uma câmera especial é instalada nos óculos, capta a imagem das pessoas e depois as encaminha em tempo real para um banco de dados da polícia. Em seguida, é possível saber se quem aparece na imagem tem algum tipo de problema com a Justiça. Caso isso ocorra, um pequeno quadrado vermelho aparecerá na lente da câmera e o PM poderá tomar as providências necessárias naquele momento.

“É algo discreto, porque você não interpela a pessoa, não pede documentos. O computador faz isso”, explica. Segundo o major Agostini, atualmente o equipamento é oferecido por um representante de uma empresa de Israel. Lá, já funciona como um controlador de fronteiras. “E para nós será muito útil e ajudará a cidade como um todo, desde a entrada e saída em terminais (ônibus e aeroportos) até em um show”, diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado