sábado, 9 de julho de 2011

Floresta Amazônica é responsável por 44% das chuvas no Brasil

 - As árvores da Floresta Amazônica são responsáveis por boa parte das chuvas em território brasileiro. Nas contas do ambientalista Gerard Moss,  que atua no projeto "Rios Voadores", elas garantem 44% das chuvas de todo Brasil. A base do projeto é a cidade de Cuiabá. Por sua posição geográfica, ela é ideal para o monitoramento da umidade que desce da Floresta Amazônica.

As gotículas de árvores evaporadas acabam se deslocando por milhares de quilômetros. Por isso são chamados de rios voadores. Em uma gota d'água são várias informações sobre o clima brasileiro. A bordo de um monomotor, Moss percorre o Brasil estudanto as correntes de ar. São elas que carregam a umidade da Floresta Amazônica.

A aeronave contém equipamentos que conseguem sugar pequenas partículas de água. Coletadas, elas passam por uma série de análises. Temperatura e umidade contam muito para essa captação. Só assim é possível descobrir a origem da chuva. A coleta é feita uma vez ao mês. Os pesquisadores ficam de olho nas condições do tempo.

- A gente aproveita muito das condições ideias para o fenômeno Rios Voadores quando a corrente vem da Amazônia e passa por Cuiabá. A gente vai seguindo nesse  rio voador - diz o pesquisador.

São essas coletas que já revelaram dados importantes. Por exemplo, a maior parte da água vem das árvores. Cada uma delas seria capaz de eliminar para a atmosfera mil litros por dia. A coleta de dados ainda não terminou, mas o pesquisador acredita que os rios voadores possam ter o maior volume de águas do mundo.

- O bem-estar das pessoas depende do que acontece na Amazônia. O desmatamento e as mudanças climáticas podem alterar esse equilíbrio que existe entre as chuvas e a umidade - diz Moss.

Verônica Falcão

Sudão do Sul hasteia pela 1ª vez sua bandeira

O Sudão do Sul ergueu sua própria bandeira pela primeira vez neste sábado (9), diante de uma multidão de cidadãos e autoridades internacionais que se reuniram na nova capital do país, Juba, para celebrar o nascimento do mais novo país do mundo. O Sudão do Sul se tornou oficialmente independente do restante do Sudão à meia noite deste sábado, pelo horário local, final da tarde de ontem em Brasília.

Durante uma cerimônia ao meio-dia local deste sábado, o líder do Parlamento leu a proclamação de independência enquanto a bandeira do Sudão era baixada e a bandeira do Sudão do Sul era hasteada, em meio à forte aclamação da multidão presente. "Aleluia", gritou um residente, enquanto outros estavam em lágrimas.

O secretário das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell, e dezenas de outros líderes mundiais estavam presentes à cerimônia, sob sol forte, recepcionados pelo presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir. O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, personagem impopular em Juba, foi recebido com exclamações da multidão, surpresa com sua presença.

Milhares de residentes do Sudão do Sul aglomeraram-se na área próxima à celebração, deixando seus organizadores surpresos, inclusive pela falta de lugares aos chefes de Estado e outros vips. O calor intenso levou muitos pessoas a serem atendidas pela Cruz Vermelha. "Estamos estupefatos. Não sabíamos que o mundo todo se uniria a nós para celebrar", disse o mestre de cerimônias.

As tribos negras africanas do sul do Sudão e a maioria árabe do norte enfrentaram-se em duas guerras civis durante mais de cinco décadas. Na mais recente delas, entre 1983 e 2005, cerca de 2 milhões de pessoas morreram. Um acordo de paz foi estabelecido em 2005, levando à declaração de independência neste sábado.

Os Estados Unidos anunciaram hoje o reconhecimento do Sudão do Sul como um Estado independente e soberano. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a independência é um tributo às gerações de sudaneses do sul que "lutaram por esse dia". A secretária de Estado, Hillary Clinton, disse, em nota, que os Estados Unidos continuarão sendo parceiros do Sudão do Sul, que busca construir uma sociedade livre, democrática e inclusiva.
Fonte: Agência Estado

jogos educativos

Jogo da silabas


Este jogo auxilia os aluno do ensino fundamental, na agilidade do raciocínio,percepção e o conhecimento das palavras.