quarta-feira, 20 de abril de 2011

Abertas inscrições para pós-graduações em direito civil, penal e do trabalho


Os cursos são oferecidos pela ESA em parceria com a Faculdade Joaquim Nabuco; as aulas começam em maio

Da Redação do pe360graus.com

Estão abertas inscrições para três especializações na área de direito. Os cursos são oferecidos pela Escola Superior de Advocacia Professor Ruy Antunes (ESA), da OAB/PE, em parceria com a Faculdade Joaquim Nabuco e cobrem as áreas de direito civil e processo civil, direito penal e processo penal e direito do trabalho e processo do trabalho. As aulas começam no dia 7 de maio.

As matrículas devem ser feitas na sede da ESA, que fica na rua do Imperador, 307, no 1º andar do edifício Armando Monteiro Filho, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife.

No ato da matrícula, é necessário apresentar cópia do RG e CPF (com original para conferência), comprovante de residência, duas fotos 3x4 recentes, currículo do aluno, diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação (cópia autenticada), histórico da graduação (cópia autenticada) e cópia do RG e CPF e comprovante de residência do emissor dos cheques quando emitidos por terceiros (com original para conferência).

Os encontros serão quinzenais, sempre aos sábados, com carga horária total de 360h/aula. O investimento é de R$ 180 da matrícula, mais 18 parcelas de mesmo valor, pagas com cheques pós-datados.

Mais informações pelos telefones 3224-7282 e 3224-2425 ou por e-mail.

Penas de aves mostram o aumento da poluição nos últimos 120 anos


WASHINGTON - Penas de aves marinhas do Oceano Pacífico recolhidas nos últimos 120 anos mostram o incremento de um tipo de mercúrio tóxico que viria, provavelmente, de atividades humanas contaminantes, disseram cientistas americanos na segunda-feira (18).

Pesquisadores da Universidade de Harvard tiraram de duas coleções de museus dos Estados Unidos mostras de penas pertencentes ao albatroz de patas negras, em risco de extinção, afirma o estudo publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências.
Uma análise das penas, datadas de entre 1880 e 2002, mostram um "incremento dos níveis de metilmercúrio, una neurotoxina que puede causar danos ao sistema nervoso central e que provém da queima de combustíveis fósseis, assinala o estudo.
Acredita-se que os crescentes níveis de mercúrio nos peixes e nos alimentos de origem marinha representem uma ameaça para a saúde humana, em particular para crianças e mulheres grávidas.
"De algum modo, essas penas de aves representam a memória do oceano", disse um dos autores do estudo, Michael Bank, um cientista do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública de Harvard. "Nossas descobertas abrem uma janela das condições históricas e atuais do Pacífico, uma área pesqueira fundamental para as populações humanas", disse Bank.
As concentrações mais altas nas penas foram vinculadas à exposição das aves no período posterior a 1990, que coincide com um pico recente das emissões de carbono provenientes das regiões da Ásia-Pacífico, em particular da China, diz o estudo.
Da Agência France Presse.
veronica falcao

Olimpíada de Matemática deve atingir 20 milhões de alunos


Estão abertas, até o dia 3 de junho, as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011). A competição teve sua primeira edição em 2005. O principal objetivo da Olimpíada, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT),  é propiciar a criação de um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.

A primeira fase da edição de 2011 acontecerá em 16 de agosto e todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. A inscrição, entretanto, deve ser feita pelas escolas. A organização da Obmep incentiva as escolas a inscrever todos os seus alunos para a primeira fase.

No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos participarão da primeira fase, de acordo com os níveis de participação – nível 1 para estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental, nível 2 para oitavo e nono anos e nível 3 para o ensino médio.

No ano passado, participaram da Obmep 19,6 milhões de estudantes, matriculados em 44,7 mil escolas, em 99% dos municípios dos municípios brasileiros. A previsão de participação este ano é de números próximos desses.

A competição se dará em duas fases. A primeira prevê a aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep.

A segunda fase, marcada para 22 de outubro, consta de prova discursiva com seis ou oito questões e acontecerá em centros de aplicação indicados pela Obmep. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase.

PREMIAÇÃO – A Olimpíada premiará 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Também serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Os 127 professores com melhor desempenho receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. Receberão computadores portáteis e material para projeção móvel as 81 melhores escolas.

Maiores informações sobre o calendário e o regulamento da Olimpíada, assim como a ficha de inscrição, podem ser acessados pelo site da competição.
Fonte: MEC

Estabilidade econômica muda perfil das empregadas domésticas no país


Agências de emprego constataram que a maioria das domésticas prefere ser diarista, trabalhar como autônoma

Da Redação do G1
Elas não querem mais dormir no emprego e preferem ganhar diária. O perfil das empregadas domésticas brasileiras mudou. Elas cuidam de tudo: lavam, passam, arrumam e algumas até cozinham. Tornaram-se essenciais em muitos lares. Mas a estabilidade da economia nos últimos anos tem ajudado a mudar o perfil das empregadas domésticas.

“Hoje a profissional doméstica não tem mais interesse em dormir no emprego. Ela prefere dormir na casa dela, já que tem mais facilidade. Ela tem ar condicionado em casa, um ônibus só para voltar para casa. Elas preferem dormir com a família a dormir no quarto de empregada no emprego”, diz Aline Rivero, dona de agência de emprego.

Não é só elas querem escolher dias e horários para fazer o serviço. Agências de emprego constataram que hoje, pelo menos nas grandes cidades, a maioria das domésticas prefere ser diarista, trabalhar como autônoma. Dessa forma, ganham mais dinheiro, conseguem até mesmo tempo para estudar.

É o caso da diarista Neusa da Silva, que se tornou diarista depois de 15 anos como empregada doméstica. “Eu escolho os dias de trabalho. Estou estudando também. Esse ano termino a oitava série. Nunca estudei. Até para ser doméstica tem que ter estudo hoje em dia”, diz.

O trabalho doméstico cresce no país. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, de 2006 a 2009, 500 mil novos empregados passaram a trabalhar nas casas brasileiras. São mais de sete milhões de profissionais. A maioria não tem carteira assinada. Alguns patrões, como Dona Lenir, incentivam as diaristas a não deixar de pagar o INSS, para garantir uma futura aposentadoria.

“Desde que entrou ela paga o INSS dela. Eu acho que ela está satisfeita e eu também, ela é boa, trabalha direito, todo mundo quer. Tem muito olho grande. Acho até que tenho que tomar um banho de sal grosso”, brinca Dona Lenir.

Mas atualmente ainda falta mão de obra no mercado. Se as empregadas mudaram, os patrões nem tanto. Muitos ainda sonham com a profissional à moda antiga.

“A grande maioria quer aquela profissional que dorme no emprego, que se dedique a sua casa, faz o café e a janta. Isso é cada vez mais raro”, aponta Aline Rivero, dona de agência de emprego.

Décadas depois de combater o regime militar, Dilma é condecorada pelo Exército



Do Ministério da Justiça

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foram homenageados nesta terça-feira (19/4) pelas Forças Armadas com a comenda da Ordem do Mérito Militar, em solenidade no Quartel General de Brasília.

A presidenta destacou, em mensagem lida em seu nome, a vocação social do Exército e a plena confiança da sociedade brasileira na eficiência dos integrantes da corporação. “As tropas da força terrestre em permanente prontidão são a garantia indispensável da segurança do país. Um país de vocação pacífica e democrática que valoriza o diálogo e o respeito aos direitos humanos”, afirmou Dilma.

A condecoração é dada a pessoas, organizações militares e instituições civis que prestaram relevantes serviços ao Exército. Criada em 1934, a Ordem do Mérito Militar é considerada a mais elevada distinção honrosa do Exército Brasileiro.

Receberam a comenda o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, e os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Planejamento, Miriam Belchior e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho,  também foram homenageados.
Jamildo Melo

Nova vacina com microagulha manda a gripe pra bem longe


Nova vacina contra gripe intradérmica possui microagulha de 1,5 mm - 10 vezes menor que a agulha para administração intramuscular (Imagem captada de vídeo da Sanofi)

Já está mais do que consolidado o fato de que a vacinação é o principal meio de prevenção da gripe e de redução do impacto das epidemias. Há diferentes imunizações disponíveis no mercado, utilizadas há mais de 60 anos, eficazes para prevenir a doença.
A boa nova é o lançamento da Sanofi Pasteur, que anunciou na segunda-feira (18/4) a vacina IDflu – primeira intradérmica contra a gripe e que vem com uma microinjeção.
Indicada para proteção da doença em pessoas entre 18 e 59 anos, a IDflu está disponível nas clínicas particulares brasileiras (clique aqui e saiba as unidades que oferecem no País). Quando comparado às demais vacinas para adultos que são aplicadas no músculo (injeção intramuscular), o novo produto da Sanofi utiliza uma agulha com apenas 1,5 milímetro (ou seja, dez vezes menor do que as agulhas geralmente usadas para vacinação intramuscular), que chega a ser 40% mais fina.
A vacina contra gripe, diga-se de passagem, começa a ter efeito cerca de duas semanas após a vacinação (quando os anticorpos que fornecem proteção contra o vírus influenza se desenvolvem no organismo) e protege por até um ano. Como o vírus da gripe sofre mutações, a vacina contra a doença é atualizada anualmente para oferecer proteção contra os três tipos de vírus da gripe que apresentam maior circulação.
Quem quiser saber mais sobre a gripe e a IDflu pode acessar o portal Sanofi Pasteur(www.vacinaspasteur.com.br), que tem linguagem simples e direta, ilustrações, fotografias, gráficos, notícias, vídeos e até um teste para avaliar de forma lúdica o conhecimento do público em geral sobre a gripe.
Adultos saudáveis de 18 a 59 anos podem contar com a imunização com microagulha (Imagem captada de vídeo da Sanofi)