sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dicas por disciplina e simulados para concurso dos Correios




Matemática
Carlos André, professor de matemática do Complexo Educacional Damásio de Jesus, diz que com relação ao edital do concurso cancelado o conteúdo programático mudou bastante, passando a abranger outros tópicos não explorados anteriormente, como geometria e itens de matemática financeira.
Ele afirma que o Cespe costuma dar prioridade aos seguintes tópicos: problemas envolvendo máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, parte de divisão e razão proporcional direta, inversa e composta, regra de três simples, juros simples e compostos. Já em geometria plana os conceitos normalmente mais abordados são as principais figuras planas e volume do paralelepípedo e do cubo.
“As antigas bancas que faziam os concursos dos Correios cobravam as disciplinas de forma mais direta e objetiva. Já o Cespe costuma exigir um pouco mais de interpretação nas questões e isso demanda um pouco mais de atenção do candidato. Por isso, ele deve treinar as questões anteriores para se habituar com a maneira como são cobradas", diz.
Informática
Roberto Andrade, professor de informática do Centro de Estudos da Língua Portuguesa (Celp), alerta que os tópicos do conteúdo programático apenas citam os softwares e conceitos que serão cobrados, mas não especificam o que será exigido em cada software, obrigando o candidato a realizar um estudo bem amplo de cada assunto. Ele diz que devem ser observadas as “pegadinhas” e o jogo de palavras (somente, todas, obrigatoriamente, pode, permite etc), bem como a terminologia técnica e as siglas sempre presentes nas questões, tais como Wi-Fi, ADSL, PLC, CISC, FTP. “O Cespe é uma banca examinadora antenada com as novidades tecnológicas”, diz.

Ele afirma que os assuntos mais sobrados serão internet/redes (www, correio eletrônico, e-mail e webmail, protocolos de aplicação (HTTP, HTTPS, SMTP, POP, IMAP, FTP), browser, Firewall (Proxy) e as novidades da Web 2.0 (armazenamento e ferramentas online); sistema operacional (Windows e conceitos básicos de hardware, manipulação de arquivos (copiar, colar, recortar, fechar e suas teclas de atalho), extensão dos arquivos (.pptx, .docx, .xlsx), painel de controle, memórias principais (ROM e RAM) e secundárias (CD, DVD, Bluray, HD), componentes do computador (modem, placa de rede, vídeo) e periféricos (impressora, teclado, scanner); suíte Office – Word, Excel e Powerpoint (edição e formatação de texto, salvar arquivos, fórmulas e funções do Excel) e produção e exibição de slides.

Ele recomenda que o candidato estude a parte teórica básica de um tema, depois pratique o maior número de questões para que as dúvidas apareçam e os estudos sejam aprofundados. “O candidato deve começar pelos temas mais difíceis e que desagradam, pois quando ficar cansado terão sobrado apenas os temas mais fáceis, e só deve passar para outro tema depois de esgotar todas as possibilidades”, indica.

Português
Carlos Calil, professor de português do Curso Robortella, diz que o Cespe/UNB tem tradição em alguns tópicos de português e, por isso, há questões que sempre apresentam em suas provas.
Calil recomenda estudar o emprego de pronomes, os tempos e os modos verbais e seu reconhecimento e, principalmente o emprego das conjunções, além de concordância verbal e nominal e crase - nesse último caso se atentando a regras de regência verbal, de pronomes demonstrativos, substantivos femininos e masculinos e nomes de lugares.
De acordo com ele, a preferência da banca examinadora é por textos dissertativos, versando sobre tema da atualidade e, de preferência, ligados a assuntos pertinentes ao concurso, predominando a linguagem denotativa (própria) e a conotativa (figurada). Por isso, pede-se que o candidato identifique as palavras-chaves (palavras principais) dentro de um texto, dividindo-o em parágrafos.
De acordo com ele, o candidato deverá ficar atento às questões que envolvem a morfologia e sintaxe como coordenação, subordinação, concordância e regência.
Teste físico
Para quem for concorrer aos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo haverá ainda teste físico, com barra fixa, teste de corrida de 12 minutos e testes de dinamometria.
Elon Junior, especialista em preparação física para concursos da EFFísica, diz que o candidato deve começar a treinar desde já e não esperar para praticar exercícios após a divulgação da lista de aprovados na prova objetiva. “O tempo da prova objetiva até o dia do teste físico gira em torno de duas a quatro semanas, tempo insuficiente para ganho de performance em determinados exercícios, principalmente o da barra”, diz.
Para quem não tem o hábito de fazer exercícios, ele recomenda treino de no mínimo uma hora por dia, durante três vezes por semana, de preferência no horário da manhã, para também deixar o candidato mais disposto para os estudos. Já quem está acostumado a se exercitar pode manter o mesmo tempo diário, treinando de segunda a sábado e dividindo os testes por dia. Exemplo: de segunda, quarta e sexta trabalha três tipos de exercícios e na terça, quinta e sábado trabalha outros dois tipos.

Na véspera da prova física, recomenda-se descansar. O professor aconselha ingerir alimentos ricos em carboidratos para gerar energia no dia da prova. Elon Junior recomenda ainda que o candidato evite até o teste esportes de contato e atividades radicais, como lutas em geral, futebol, handebol, escalada, rapel e trilhas, pois indisposições, cãibras e contusões não serão levadas em consideração na hora da prova.
Quanto à corrida, o professor orienta que os candidatos comecem a treinar em horários diurnos, em ciclovias ou pistas de atletismo para simularem o dia da prova e se adaptar ao fator tempo, tipo de solo e o lado psicológico de correr em voltas.
“O candidato precisa ainda se familiarizar com os dinamômetros, aparelhos que medem a força da musculatura exigida (mão, dorso e escapula), para não ser pego de surpresa no dia do teste”, diz.

Hospital das Clínicas abre concurso para contratar cem profissionais


Serão selecionados técnicos em enfermagem, médicos, enfermeiros, físico e técnicos em radiologia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai realizar concurso público para selecionar cem profissionais para o Hospital das Clínicas (HC). As vagas serão distribuídas da seguintes forma: 70 para técnicos em enfermagem, 17 para médicos, 10 para enfermeiros,uma para físico e duas para técnico em radiologia.

Também serão contratados por tempo determinado, seis fisioterapeutas, através de processo seletivo simplificado. A remuneração nas duas situações atende ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. O concurso e a seleção simplificada acontecerão ainda no primeiro semestre do ano.

O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão através de portaria publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (28). A medida cumpre a decisão judicial que exige o afastamento de funcionários contratados por meio de uma organização social de interesse público.

Da Redação do pe360graus.com

Terra não é totalmente redonda como pensamos, mostra imagem

Dados enviados por satélite à ESA (Agência Espacial Europeia), durante dois anos, possibilitaram o estudo preciso da gravidade do planeta Terra de uma forma inédita.

Os cientistas agora detêm um dos mais exatos modelo geoide (forma mais aproximada do nosso planeta, visto que ele não é totalmente redondo) do lugar onde vivemos.





A imagem foi divulgada nessa quarta-feira (30) durante uma conferência em Munique (Alemanha). No estudo apresentado pela ESA, com imagens fornecidas pelo satélite Goce (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional), considerou-se a gravidade do geoide sem a ação de marés e de correntes oceânicas.
O modelo serve como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as mudanças climáticas.

Diego F.Ramalho

Microalgas alimentam-se de CO2 para produzir biodiesel



ALICANTE, Espanha - Uma grande quantidade de tubos de oito metros de altura, perto de Alicante, no leste da Espanha, macera o que pode ser o combustível do amanhã: biopetróleo produzido com as microalgas que se alimentam do anídrido carbônico lançado por uma fábrica vizinha.
Cerca de 400 tubos de cor verde escura nos quais crescem milhões de microalgas estão localizados em uma planície dessa região do leste da Espanha, perto de um cemitério, que expele CO2, um gás que é capturado e levado por meio de tubulações até a pequena fábrica de biopetróleo.
Pesquisadores franceses e espanhóis da pequena empresa Bio Fuel Systems (BFS) desenvolvem há cinco anos este projeto, ainda experimental. Em um momento em que os industriais buscam soluções criativas como alternativas para o petróleo, a ideia é reproduzir e acelerar um processo que durou milhões de anos e permitiu a produção de petróleo fóssil.
"Tentamos simular as condições que havia há milhões de anos, quando o fitoplâncton transformou-se em petróleo. Dessa forma, obtivemos um petróleo equivalente ao petróleo atual", explica o engenheiro Eloy Chapuli.
As microalgas, procedentes de uma dezena de cepas mantidas em segredo, foram recolhidas do mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico. Nos tubos, reproduzem-se em grande velocidade, desdobrando-se diariamente por fotossíntese e graças ao CO2 emitido pelo cemitério.

Todos os dias, uma parte desse líquido muito concentrado é extraída e filtrada, permitindo a obtenção de uma biomassa que produzirá petróleo. A água restante volta a ser introduzida nos tubos. Para seus inventores, a outra grande vantagem desse sistema é que ajuda a acabar com a contaminação: absorve CO2 que, de outra forma acabaria na atmosfera.
"É um petróleo ecológico", assegura o presidente e fundador da BFS, o engenheiro francês Bernard Stroïazzo-Mougin, que trabalhou em campos petrolíferos no Oriente Médio antes de se instalar na Espanha.
A fábrica de Alicante ainda tem mais de laboratório do que de fábrica. "Ainda precisaremos de cinco a 10 anos mais para passar a uma produção industrial", assegura Stroïazzo-Mougin, que espera poder desenvolver no curto prazo um primeiro projeto em grande escala no sul da Espanha e outro na ilha portuguesa de Madeira.
"Uma unidade de cerca de 50 km por 50 km, o que não é algo muito grande nas zonas desérticas do sul da Espanha, poderia produzir em torno de 1,25 milhões de barris diários", ou seja, quase tanto como as exportações cotidianas de petróleo iraquiano, afirma o engenheiro.
A BFS, uma empresa de capital privado, busca agora negociar com "vários países para que patrocinem a instalação de campos petrolíferos artificiais", explica seu presidente. A empresa assegura que poderá vender seus barris a um preço competitivo, apoiando-se na venda de produtos derivados, como ácidos graxos do tipo Omega 3 obtidos a partir da biomassa.

Outros projetos semelhantes estão sendo estudados em outras regiões do mundo. Na Alemanha, o grupo estatal sueco de energia Vattenfall lançou em 2010 um projeto de absorção por meio de algas do dióxido de carbono emitido pelas centrais que funcionam com carvão.
O gigante americano do petróleo ExxonMobil previu um investimento de até 600 milhões de dólares em pesquisas destinadas a produzir petróleo a partir de algas. Os industriais, particularmente no âmbito aeronáutico, estão interessados nessas pesquisas, nas quais esperam encontrar soluções para substituir o petróleo clássico, cada vez mais escasso e cujos preços são variáveis.

Por Virginie Grognou


Diego F. Ramalho



Dia da mentira

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites parafestas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Superstições

Tradicionalmente, supõe-se que as peças encerrem à meia-noite. Supõe-se que os feitos posteriormente tragam a má sorte ao perpetrador. Contudo, isto não é universalmente aceito, e muitas peças já foram praticadas depois da meia-noite.
Alguém que não consegue aceitar os truques, ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento também deve sofrer com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela.
Atualidade

A Internet faz com que seja difícil de saber se uma peça é perpetrada antes ou depois do meio-dia. Os fusos horários são diferentes em partes diferentes do mundo. O 1 de abril (ou primeiro de abril) não acontece simultaneamente em todo o mundo.
Pessoas não-residentes no ocidente pouco conhecem o costume do Dia das Mentiras e são mais vulneráveis a peças na internet.
Boatos

"Em primeiro de Abril vão os burros aonde não devem ir". Muitas organizações de mídia propagaram inconscientemente ou deliberadamente peças no Dia das Mentiras. Mesmo agências de notícias sérias consideram o Dia das Mentiras uma brincadeira normal, e uma tradição anual.
O advento da internet como um meio de comunicação mundial serviu para facilitar os traquinas no seu trabalho.