segunda-feira, 11 de julho de 2011

Enem passará a ser obrigatório para estudante solicitar o Fies


 A partir de 29 de julho, estudantes que tenham concluído o ensino médio em 2010 ou data posterior só poderão solicitar o Financiamento Estudantil (Fies) se tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para requerer o Fies no segundo semestre de 2011, o aluno deve ter feito o Enem em 2010. Estão isentos professores das redes públicas da educação básica em efetivo exercício do magistério.

Para estudantes que tenham terminado o ensino médio em anos anteriores a 2010, e que são candidatos ao Fies, basta apresentar o certificado de conclusão do ensino médio. Deles não será exigido o Enem. O pedido do financiamento pode ser feito em qualquer data, independente do semestre que o aluno curse.

As regras que entram em vigor no final de julho estão na Portaria Normativa nº 15/2011, publicada no Diário Oficial da União, desta segunda-feira, 11. A mesma portaria trata da renovação (aditamento) de contratos do Fies firmados até o primeiro semestre de 2011. A renovação, que é obrigatória a cada semestre, deve ser feita até 31 de julho. 

Segundo Antonio Corrêa Neto, diretor financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a portaria regulamenta os procedimentos do aluno para aditar o contrato (simplificado e não simplificado), enumera os documentos que deve apresentar, trata de situações como a fiança convencional e solidária, transferência de instituição, dilatação do prazo de financiamento.

Beneficiários do Fies que tenham tomado empréstimo na Caixa Econômica Federal devem aditar os contratos no Sistema de Financiamento Estudantil (
Sifes); e os que tomaram financiamento a partir de 14 de janeiro de 2010 devem renovar os contratos no Sistema Informatizado (SisFies) do FNDE, que é o agente operador do Fies a partir daquela data, de acordo com a Lei nº 12.202/2010.


Confira a Portaria Normativa nº 15/2011.

do vitória 1

RAPIDINHAS DO TWITTER

 



 TJ - SC abre seleção de cadastro reserva para Técnico Judiciário Auxiliar


 Empresário é preso em MS com meia tonelada de
maconha em tambores
  
Excluído de concurso deve recorrer
após eliminação, diz STJ

Presos de MT recebem visitas íntimas em local improvisado nas celas

Obra de shopping gera 400 vagas de emprego em Vitória

Há vagas para servente, pedreiro, mestre de obras com experiência, vigilante do trabalho, copeira e cozinheiro

Da Redação do pe360graus.com
O Consórcio Plus Somar, responsável pelas obras do Vitória Park Shopping, está recebendo currículos para profissionais que queiram atuar nas obras do novo centro comercial, que está sendo erguido às margens da BR-232, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Há vagas para servente, pedreiro, mestre de obras com experiência, vigilante do trabalho, copeira e cozinheiro. Os candidatos devem apresentar os currículos no stand de vendas do Vitória Park Shopping, no Parque de Exposição de Animais de Vitoria de Santo Antão, que fica no quilômetro 50 da BR-232, nos próximos 45 dias. Na seleção, será dada prioridade para candidatos da cidade e região.

A expectativa é que o empreendimento, primeiro do gênero na região, gere cerca de cerca 400 empregos diretos apenas nesta primeira etapa da construção, prevista para ser concluída e entregue aos lojistas em dezembro do ano que vem.