domingo, 17 de julho de 2011

A criação de frangos e o Cultivo do Abacaxi em Pombos



Na manhã do ultimo sábado (16) a equipe escolavirtual1/ven1 acompanhou a turma do ensino da geografia da FAINTVISA a o município de pombos (terra do abacaxi). A viagem foi ministrada pelo professor (doutorando) Jobson Alves na disciplina, que fala sobre a questão agrária brasileira na granja Santa María.

O trabalho nessa granja se dá de forma cooperativada,onde a empresa fornesse subsídios ( ração e os pintos) ficando como responsabilidade do dono da propriedade a mão de obra e o espaço.A questão dos abatedouros também ficam por conta da empresa.O nosso guia destaca que o sistema de pagamento é assalariado.

Na visita conhecemos a avicultura na produção de frangos e a cultura do Abacaxi.

Produção de frangos:


aviário com 10 mil pintos em média

Na oportunidade o aviário dispunha em média de 10 mil pintos, com uma mortalidade baixa de 4 pintos onde o aceitável é cerca de 10 mortes por dia. 

A produção conta com a colaboração da genética, ração e produtos químicos,onde as aves de 40 a 45 dias estão prontas para o abate,onde normalmente só chegariam a este estágio em e um ano. segundo seu Zé (que foi quem nos acompanhou na granja) a interferência dos produtos químicos que são utilizados nas galinhas para uma maior produção e minimização do tempo “provoca um distúrbio hormonal, onde emcontramos meninas de 11 anos com o corpo muito desenvolvido, como se tivessem por volta dos seus 17 anos.”

Cultura do Abacaxi



Infelizmente o que vimos nessa oportunidade não foi bom.A plantação está sendo atacada por um fungo até então desconhecido, já foram mandadas amostras aos agrônomos do globo rural (programa da rede globo), mais nada foi resolvido, acreditasse que o fungo venha das borboletas.

Abacaxi com o fungo

 A perca chega a impressionantes 90% de uma produção de 40.000 pés. Essa doença é semelhante a que teve a tempos a traz nos pés de manga e atacam mais em épocas frias.

Um aluno o licenciado em geografia (José Feliciano) encantado com a beleza dos pés de abacaxi questiona se alguém já teria o procurado para comprar as mudas para ornamentação, e foi respondido que infelizmente não.Infelizmente porque essa compra poderia minimizar e muito o prejuízo, uma vez que não seria gasto com os pesticidas e ainda geraria lucro.

O professor jobson destaca que nas pequenas produções existem uma colocação de defencivos químicos para proteger as plantas das posiveis pragas, porém os trabalhadores não fazem uso de roupas especiais e nem tem um devido acompanhamento técnico que abordem por exemplo a questão da quantidade adequada para a diluição e uso adequado do produto. 

Como não poderia deixar de ser feito nos despedimos saboreamos um delicioso abacaxi e desejamos uma boa sorte a todos os que tão bem nos acolheram.

fotos: Adeli e Carlison Rocha
texto e edsão: Diego F. Ramalho