terça-feira, 29 de março de 2011

Inscrições para estágio na Defensoria Pública


Os interessados em participar do VII Processo Seletivo de Estágio da Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU-PE) têm até a próxima sexta-feira (1º) para fazer a inscrição. Ao todo, são oferecidas 20 vagas e formação do cadastro reserva para estudantes que estão cursando do 6° ao 9° período de Direito.

As inscrições são realizadas das 8h às 16h, na sede da DPU-PE, localizada na avenida Dantas Barreto, 1090, 3° andar, sala 04, no bairro de São José. Na ocasião, são requisitados os documentos de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de vínculo com o estabelecimento de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) emitido há, no máximo, 90 dias. Além disso, é preciso levar 1 kg de alimento não perecível para doação.

A avaliação do processo seletivo ocorre em 17 de abril, das 9h às 13h, em local a ser divulgado até o dia 04 de abril no site da DPU-PE, no link Estágio, ou na sede da Defensoria. Os estudantes aprovados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 520 para uma jornada semanal de 30 horas, além de benefícios como auxílio-transporte e seguro de acidentes pessoais. O prazo de validade do estágio é de um ano, mas o contrato pode ser prorrogado por igual período

Abertas inscrições para curso gratuito de recepcionista de saúde em Paulista

São oferecidas 50 vagas e as inscrições seguem até sexta-feira (1º de abril); os candidatos devem fazer parte do programa Bolsa Família

Da Redação do pe360graus.com
Seguem até a próxima sexta-feira (1º de abril), as inscrições para as 50 vagas disponíveis do curso gratuito para recepcionista de saúde em Paulista, Região Metropolitana. Os candidatos devem fazer parte do programa Bolsa Família.

As inscrições podem ser feitas no casarão na Rua 83, nº 87, no bairro de Jardim Paulista, ou no Cras III, na Avenida João Pereira de Oliveira, nº 552, no Janga. Para mais informações, o telefone é 3437-2118.

Suspensão de nomeações 'congela' 2.875 vagas em concursos federais

Governo federal oficializou suspensão de nomeações e novos concursos; G1 fez novo levantamento entre concursos em andamento e já concluídos



Aprovados em concursos federais para ao menos 2.875 vagas terão de esperar autorização do Ministério do Planejamento para tomarem posse. Além disso, pelo menos dois concursos federais que haviam sido autorizados pela pasta estão suspensos: da Empresa Brasil de Comunicação e da Fundação Biblioteca Nacional, ligada ao Ministério da Cultura.

Portaria da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, publicada no "Diário Oficial da União" de segunda-feira (28) suspende, por "tempo indeterminado", os efeitos de publicações anteriores que autorizavam a realização para novos concursos públicos e, também, para o provimento (preenchimento) de cargos públicos no âmbito da administração pública, em autarquias e fundações.

O governo informou que realiza levantamento de quantos concursos foram autorizados, mas que ainda não foram realizados. Nesses casos todos estão suspensos.

Os concursos com edital já publicado, em fase de provas ou cursos de formação, terão prosseguimento, mas as nomeações serão analisadas “com lupa” pela ministra Miriam Belchior. De acordo com o Ministério do Planejamento, o concurso não será suspenso, a validade dele continua e a pessoa pode ser chamada dentro desse prazo, que pode ser de até dois anos, prorrogável por igual período.

Já as nomeações que já foram publicadas no "Diário Oficial da União" até esta segunda-feira (28) estão garantidas, além da realização de contratação por tempo determinado para atender à "necessidade temporária de excepcional interesse público", informou o Planejamento.

A medida faz parte da contenção de gastos públicos, tendo em vista o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento deste ano. No fim do mês passado, ao detalhar o bloqueio de gastos, a secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Celia Correa, já havia dito que não aconteceria "nenhum concurso público neste ano". "A não ser que tenha uma emergência. Até mesmo aqueles que já tinham sido realizados e que não tinham o curso de formação concluído não vão sair", acrescentou ela na ocasião.

O G1 refez o levantamento, publicado no dia 15 de fevereiro, dos concursos realizados a partir de 2009, que estão em fase de provas e divulgação de resultados e dos que já definiram os aprovados e dependem do Planejamento para dar posse.

Entre os concursos federais que já realizaram provas, mas ainda não divulgaram os aprovados, há ao menos 1.190 vagas em jogo. Esses concursos também são para áreas que precisam de aval do Planejamento para nomear os classificados, mas o prazo de validade deles só será contado a partir da divulgação do resultado final, a chamada homologação.

Já entre os concursos que tiveram o resultado final publicado (homologados) são 1.685 vagas aguardando autorização para nomeação.

Veja ainda no levantamento abaixo os concursos abertos a partir de 2009 e que, segundo os órgãos, já deram posse a todos os aprovados, mas estão na validade. Ou seja, se houver desistência, a instituição ainda pode chamar candidatos que participaram daquela seleção.

Dos concursos relacionados, a média de validade é de 1 ano e 6 meses. Entre os que aguardam para nomear e estão perto de expirar estão os da Receita Federal de 2009, para auditor e analista. Já foram chamados 1.061 aprovados, mas o órgão ainda espera aval do Planejamento para os 89 que faltam. Os dois concursos valem por seis meses e já foram prorrogados uma vez, como previsto no edital. Perderão a validade em junho próximo.

O próprio Planejamento tem uma seleção também válida por seis meses. A assessoria informa que os aprovados já estão fazendo curso de formação. Durante o anúncio do corte de gastos, a ministra Miriam Belchior sinalizou que aprovados em fase de treinamento serão nomeados: "não é possível segurar esse tipo de coisa, mas novas contratações vão ser olhadas com lupa".

Independentes
Estão fora dessa lista os concursos federais que não precisam do aval do Planejamento para serem realizados por terem orçamento próprio. É o caso do Banco do Brasil, Correios, Petrobras e Infraero, que têm seleções em andamento.

O Planejamento diz ainda que não interfere nos poderes Legislativo e Judiciário em relação à contratação de pessoal, portanto, concursos para Senado, Câmara, tribunais, ministérios públicos, defensorias e procuradorias não são afetados pelo corte. No caso do Senado, a decisão de adiar o concurso previsto para este ano foi tomada pela própria Casa. Os cargos militares das Forças Armadas também estão fora do contingenciamento – ficam sujeitos às restrições somente os cargos civis, como é o caso do concurso de tecnologia militar do Exército.

Redação do G1

MPF isenta Covest e UFPE no caso dos estudantes sem matrícula

O processo administrativo foi arquivado pelo procurador da República Anastácio Nóbrega Tahim Júnior que disse, porém, que os alunos não agiram por má-fé.


O Ministério Público Federal decidiu arquivar o procedimento administrativo que investigava dados da Covest sobre a situação dos estudantes que não puderam se matricular na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) após terem sido desclassificados por perderem o bônus de 10%, já que eram alunos de escola particular. O arquivamento foi determinado na semana passada pelo procurador da República Anastácio Nóbrega Tahim Júnior.


No texto em que explica a sua decisão, o procurador diz “inexistirem provas de erros a serem atribuídos à Covest e a UFPE, hábeis a justificar qualquer responsabilização pelo indeferimento da matrícula dos candidatos/representantes” e conclui que “os candidatos, em seu último acesso, optaram pela inclusão no incentivo, sendo essa — a última opção —, a considerada para o cálculo do argumento de classificação”.


Por outro lado, Anastácio Nóbrega reconhece serem necessários ajustes no sistema utilizado pela Covest e pela UFPE e afirma que o Ministério Público Federal vai recomendar a implementação dessas melhorias. Porém, no caso analisado, o MPF entendeu que não é possível atribuir a esse sistema defeito capaz de ter provocado, aleatoriamente, o acréscimo indevido na nota final dos candidatos.


O procurador ressaltou ainda que não está afirmando que os candidatos, ao efetuarem alterações, agiram de má-fé, com o intuito de receberem um benefício ao qual não tinham direito. E que são muitas as hipóteses sobre esse aspecto, cabendo haver apuração sobre cada caso.


O documento está publicado na íntegra no site do MPF.

ENTENDA O CASO

Alunos de escola particular descobriram, ao tentar se matricular na UFPE, que foram contemplados com o acréscimo de 10% na nota. Eles, então, não puderam efetuar a matrícula, já que não tinham como comprovar que estudaram em escola pública. Por causa disso, perderam o bônus, o que os deixou sem nota suficiente para entrar no curso que escolheram. De acordo com os estudantes, eles não solicitaram o benefício, que teria sido concedido erroneamente pela Covest.

pe360graus.com

Senac-PE lança programa para capacitar 50 mil visando a Copa


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lança, na tarde desta terça-feira (29), um programa de educação profissional visando a formação de pessoas para atender às demandas da Copa de 2014. O Programa Senac na Copa será lançado em todo o País e pretende capacitar um milhão de brasileiros, entre os quais 50 mil de Pernambuco.
O lançamento acontece durante a teleconferência Copa 2014: oportunidades e desafios, que conta com a participação do Ministro do Turismo, Pedro Novais, e do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio.
A expectativa do Programa Senac na Copa é formar profissionais nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Saúde, Imagem Pessoal, Informática e Idiomas.
Os cursos podem ser realizados nas unidades do Senac em todo o Estado (Recife, Vitória, Paulista, Caruaru, Garanhuns e Petrolina), através de ferramentas de ensino a distância ou na modalidade in company, que, além de ser realizada dentro da própria empresa, pode ter seu conteúdo adaptado às necessidades do empreendimento.
Do NE10

Seminário discute discriminação racial contra a mulher negra



Assessoria de Comunicação 

Aproveitando como mote o Dia Internacional da Mulher e do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, ambos ocorridos no mês de março, a Secretaria de Educação (SE) realiza, nesta quinta-feira (31), o seminário “Discriminação racial contra a mulher negra”. O debate é uma promoção da Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (GEDH), em parceria com o Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Pernambuco.

O evento contará com a presença da promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Maria Bernadete Martins, da coordenadora do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Pernambuco, Marta Almeida, e de Valdenice Batista, professora da Escola Maria Gayão Pessoa Guerra.

Durante o seminário, que ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação (Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea), das 8h às 12h, também haverá a apresentação do vídeo de sensibilização “Racismo é burrice”. 

Servidores da UFPB adiam greve para abril

Os funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) adiaram a paralisação que fariam nessa segunda-feira (28) para o dia 14 de abril. Os serviços serão, portanto, oferecidos normalmente até esta data, não prejudicando os estudantes e os professores dos campi de João Pessoa, Bananeiras e Areia. O "estado de greve" é motivado pela luta por melhorias salariais e em protesto a privatização dos hospitais universitários.

No último sábado (26), uma plenária em Brasília entre a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e o Governo Federal discutiu a questão da greve. “A qualquer momento a paralisação poderá ser deflagrada caso não haja negociação com o Ministério do Planejamento”, explicou a diretora administrativa do sindicato dos servidores (Sintespb), Evanilda Silva. Uma assembleia foi agendada para a próxima quarta-feira (30), a fim de repassar aos servidores sobre a plenária de Brasília.

Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), acontece uma assembleia nesta segunda-feira (28). O movimento deve alcançar quase 1,7 mil trabalhadores, segundo o Sindicado dos Trabalhadores em Educação Superior das Instituições Federais de Ensino (Sintef/Interpb). Mesmo com o anúncio da paralisação, a assessoria de imprensa da universidade informou que o funcionamento da instituição não deve ser alterado, visto que a lei determina a manutenção dos 30% dos servidores em atividade.

Segundo o vice-presidente do Sintesp, Gideon Soares, a paralisação da próxima semana será de caratér nacional. Segundo ele, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), criada pela Medida Provisória 520, é “uma estratégia do governo para transferir à iniciativa privada a responsabilidade sobre os hospitais universitários brasileiros".

Morre aos 79 anos José Alencar, ex-vice-presidente da República

Ele lutava contra o câncer desde 1997 e voltou a ser internado na última segunda




Morreu às 14h41 nesta terça-feira (29), aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar, que lutava contra um câncer desde 1997. Segundo boletim médico, divulgado às 15h, o ex-vice faleceu em decorrência da doença e "de falência de múltiplos órgãos".

Alencar havia sido internado em “condições críticas” na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, parte do intestino estava entupido em decorrência do câncer na região.
Os médicos, no dia seguinte à internação, afirmaram que Alencar não passava mais por tratamento e estava sendo sedado para não sofrer. Com voz embargada, o médico Raul Cutait disse que Alencar estava "em um momento muito difícil de sua vida".

As idas e vindas do ex-vice ao Sírio eram constantes. Alencar teve alta hospitalar no último dia 15 de março, quando voltou para sua casa, em São Paulo. O ex-vice havia sido internado no dia 9 de fevereiro com peritonite, inflamação na membrana que reveste a cavidade abdominal. O problema foi causado por uma perfuração no intestino.

Em dezembro do ano passado, o ex-vice-presidente deu entrada no Sírio-Libanês com uma grave hemorragia no intestino. O sangramento, causado por um tumor na região abdominal, foi posteriormente controlado pelos médicos por meio de um procedimento chamado embolização.

O tratamento contra o câncer, doença que ele combatia há mais de uma década, foi retomado em janeiro, após ter sido suspenso devido a seu estado de saúde, considerado delicado.

O ex-vice-presidente passou por diversas cirurgias e sessões de quimioterapia para combater tumores no rim, próstata e abdome, além de se submeter, sem sucesso, a um tratamento experimental fora do país.

Devido à doença, Alencar optou por não concorrer a uma vaga no Senado na eleição de 2010. Ao anunciar a desistência, disse que não seria justo com os eleitores tentar uma nova candidatura.

- Sempre disse que só aceitaria examinar uma candidatura se eu estivesse curado. Eu me sinto curado porque estou muito bem, mas continuo fazendo quimioterapia e não sei se seria honesto colocar o meu nome como candidato fazendo a quimioterapia. E eu não posso parar com a quimioterapia.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, muito próximos a Alencar, estão em Portugal nesta terça-feira (29). 

Curitiba (PR) inaugura nesta terça-feira o maior ônibus biarticulado do mundo

Veículo tem 28 m de comprimento e capacidade para 250 passageiros





A prefeitura de Curitiba (PR) entrega nesta terça-feira (29), dia do aniversário de 318 anos da cidade, o Ligeirão Azul, o maior ônibus biarticulado do mundo, com 28 m de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o que representa um aumento de 45% na oferta de lugares - atualmente a oferta é de 170 lugares.
O sistema Ligeirão faz parte de um sistema de linhas diretas que transitam apenas em vias exclusivas e com um número menor de paradas do que o expresso tradicional da cidade (biarticulados vermelhos). Como não param em todos os tubos e têm prioridade nos semáforos, os ônibus Ligeirão reduzem o tempo de viagem.
O veículo também tem sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.
Além de transportar um número maior de passageiros, o Ligeirão azul vai operar só com biocombustível à base de soja, que reduz em 50% a emissão de poluentes, e dispõe de sensores que lhe garantem a prioridade nos semáforos.
Melhorias
A entrega das nove linhas Ligeirão, da cor azul, faz parte de um projeto de melhorias do transporte coletivo iniciado em 2010. Segundo a prefeitura, serão 24 biarticulados azuis, que vão substituir os articulados vermelhos das linhas Pinheirinho-Carlos Gomes (da linha Verde) e Ligeirão Boqueirão.
O Ligeirão Boqueirão, que completa um ano, reduziu em 15 minutos o tempo de viagem entre o bairro e o centro. Hoje, o trajeto de 20,5 km é feito em 20 minutos. O intervalo entre os ônibus, em horário de pico, é de cinco minutos. São cinco paradas, enquanto o expresso normal faz 19 paradas.
O biarticulado azul faz parte de um amplo projeto de renovação da frota curitibana, o que inclui os chamados Ligeirinhos, ônibus das linhas diretas que têm pontos mais distantes e não circulam em vias exclusivas. Como os Ligeirões, também os Ligeirinhos virão com novo design e novos acessórios de conforto e segurança para o usuário.
Até o fim do ano, Curitiba terá recebido 544 novos ônibus, o que representa mais de 28% da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Nos últimos cinco anos, a renovação já foi feita em 1.120 ônibus.