quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mudança climática faz os meses ficarem cada vez mais quentes


PARIS - Está cada vez mais claro que a mudança climática ligada à atividade humana é responsável pelo fato de os meses estarem ficando mais quentes a cada mês em todo o mundo, assegura um estudo divulgado esta semana.
Há em média cinco vezes mais meses com recordes de temperatura, que não seriam registradas se não fosse pela mudança climática", indicam os pesquisadores do Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK) e da Universidade Complutense de Madri no artigo publicado na revista científica Climatic Change.
"Em algumas partes de Europa, África e Ásia do Sul, o número de meses recorde foi multiplicado, inclusive por dez", indicam os autores que consideram que "80% destes recordes de temperaturas mensais não seriam registrados sem a influência do homem no clima".
Os pesquisadores desenvolveram um modelo estatístico com base em 131 anos de dados mensais de temperatura em mais de 12.000 lugares do planeta, fornecidos pela Nasa. A frequência dos recordes aumentou muito nos últimos 40 anos e não pode ser explicada por fenômenos naturais como el miño, afirma o estudo.
"As estatísticas por si mesmas não podem dizer qual é a causa de uma onda de calor, mas mostram um aumento importante e sistemático de muitos recordes de calor, que podem ser atribuídos à mudança climática", afirma Stefan Rahmstorf, coautor do estudo. "A ciência é clara: apenas uma pequena parte desses episódios se deve a causas naturais", alerta.
Da Agência France Presse,