quinta-feira, 5 de maio de 2011

Previsão do tempo

Chuva de curta duração e pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia.



A baixo previsão para a sexta-feira 6/05/11


Previsão do tempo para o Estado é preocupante


Do NE10ATUALIZADA ÀS 07H51
Imagem de satélite do CPTec
Imagem de satélite do CPTec
Foto: reprodução CPtec
A previsão de chuva para o Estado é preocupante. Nos últimos quatro dias, o volume de chuva acumulada é 77% da média para todo mês de maio. Se o tempo permanecer ruim, como indica do Instituto Nacional de Meteorolgia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPtec), aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos no Estado. 

LEIA MAIS
» No Recife, já se teve 80,3% das chuvas previstas para o mês de maio
Preocupados com a situação, as autoridades acionaram esquemas de emergência para o caso de ser necessário abrigar moradores de áreas da margem do Rio Capibaribe, que podem ser inundadas.

Boletins dos órgãos informam sobre a possibilidade de ocorrer chuvas intensas no Leste do Estado entre 0h e 18h desta quinta (5). Além disso, estão previstos picos de maré por volta das 4h54 (2,3m) e das 17h15 (2,2m).
A temperatura máxima na capital pernambucana deve ficar em torno de 28º. Já a mínima está prevista em 24º.

Ensino médio poderá ter maior tempo de duração


O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou hoje (4) as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Elas não eram revistas desde 1998. O relatório, que agora segue para homologação do ministro Fernando Haddad, prevê maior flexibilização do currículo e abre a oportunidade de ampliação da carga horária do ensino médio para além dos atuais três anos.


O relatório mantém a carga horária mínima de 2, 4 mil horas no ensino médio, mas abre espaço para que a sua duração seja ampliada caso haja interesse das escolas de oferecer conhecimentos e atividades além das consideradas obrigatórias. Essa recomendação tem peso especial no caso do ensino médio noturno que, em geral, oferece uma carga horária menor do que aquela dada a estudantes do turno matutino. O relatório indica que essa duração deve ser ampliada e coloca como uma opção a oferta de 20% da carga horária na modalidade ensino a distância. Sugere também que se necessário o ano letivo seja estendido para além dos atuais três anos.

As novas diretrizes indicam que a escola deve trabalhar a formação a partir de quatro eixos básicos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O currículo pode enfatizar um desses temas, mas deve incluir todos eles. A ideia é tentar flexibilizar o modelo curricular segmentado oferecido pelas escolas hoje, tradicionalmente dividido em disciplinas que não se relacionam durante o aprendizado.

“A essência dessa proposta é a definição de uma identidade para o ensino médio. O ensino médio tem que ser entendido como a última etapa da educação básica e, por isso, tem que preparar para a vida. Para isso, ele tem que ser capaz de trabalhar simultaneamente com essas quatro dimensões”, disse o relator do parecer, José Fernandes de Lima.

O conselheiro ressalta que, ao mesmo tempo em que é preciso estabelecer uma identidade para a etapa, a organização dela precisa ser flexível não apenas para atender às diversidades regionais, mas ao próprio público do ensino médio. “Os estudantes do ensino médio são pessoas que só estudam, ou que trabalham, ou que estudam e trabalham. São do campo ou da cidade, são pessoas de 15 anos a 17 anos de idade, mas também mais velhas”, afirmou.

Para Lima, há várias experiências de ensino médio bem sucedidas, mas elas não são organizadas de forma sistemática. O foco das novas diretrizes é dar autonomia às escolas para que possam atender às necessidades de cada público. As recomendações do CNE não tem força de lei, mas servem de orientação para a organização de escolas públicas e particulares de todo o país.
Fonte: Agência Brasil

Estudantes e professores se encontram para discutir violência nas escolas

Durante o evento será divulgada pesquisa sobre bullying e o massacre de Realengo, no Rio de Janeiro

Da Redação do pe360graus.com
Depois da tragédia de Realengo, em que 12 crianças foram assassinadas em uma escola por uma ex-estudante, o debate acerca da violência nas escolas está cada vez mais atual. Nesta quinta-feira (5), o tema será discutido por estudantes e professores em um encontro no CAIC do bairro da Torre, a partir das 9h.

Participarão do debate o advogado educacional Inácio Feitosa, o educador Valesky Adriano e a pedagoga Simone Bergamo. Alunos e professores de escolas públicas e privadas também foram convidados para ampliar a discussão e dar depoimentos de como a violência escolar é tratada na comunidade. Durante o evento, também será divulgada a pesquisa “Massacre de realengo e violência nas escolas”, do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN).

Estado vai insvetir R$ 5,6 milhões para combater doenças tropicais endêmicas


Do NE10
O programa Sanar, que tem como objetivo enfrentar as doenças tropicais endêmicas que atingem a população de baixa renda, será lançado na próxima sexta-feira (06) pelo Governo do Estado. Será o primeiro programa de ações integradas para combater enfermidades que, pela camada social que afetam, sempre foram consideradas como negligenciadas. O programa vai contar com um investimento de R$ 5,6 milhões. 

O Sanar será lançado durante o I Fórum de Mobilização para Enfrentamento das Doenças Negligenciadas de Pernambuco, que acontece nesta sexta, das 8h30 às 17h, no  auditório do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária. O evento contará com a presença do governador Eduardo Campos e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha,

O QUE É? – Doenças negligenciadas é um termo utilizado para um conjunto de enfermidades causadas por agentes infecciosos ou parasitas, além de serem consideradas endêmicas em populações de baixa renda. São elas: tracoma, doença de chagas, hanseníase, filariose, esquitossomose, helmintíase e tuberculose. 

O Sanar vai atuar em 108 municípios prioritários do Estado, escolhidos através do percentual de incidência, priorizando a vigilância epidemiológica e o fortalecimento e capacitação das equipes de atenção básica.

Eduardo Campos visita cidades atingidas pelas chuvas em Pernambuco

Do NE10Núcleo SJCC/Caruaru
O governador Eduardo Campos visitou algumas cidades atingidas pelas chuvas em Pernambuco. Na manhã desta quarta-feira (4), ele conferiu os estragos provocados nos últimos dias nas cidades de Ribeirão, Palmares e Xexéu, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.
Eduardo visitou várias cidades atingidas na zona da mataA previsão era de que ele sobrevoasse a Mata Sul ainda pela manhã, mas o mau tempo e a falta de visibilidade impediram que a aeronave passasse pelo município de Vitória de Santo Antão.
''Vamos coordenar e dar suporte ao trabalho das defesas civis municipais e prestar todo o atendimento emergencial necessário às famílias que foram prejudicadas pelas chuvas. Estamos monitorando as chuvas há cerca de 15 dias e todas as nossas equipes já estão de prontidão 24 horas. O Governo do Estado fará tudo que estiver ao seu alcance para evitar maiores estragos à população'', assegurou o governador.