terça-feira, 3 de maio de 2011

População mundial vai superar 10 bilhões neste século, diz ONU

Manish Swarup/01.11.2010/AP



A população mundial vai superar 10 bilhões de pessoas no início do próximo século, devido ao aumento demográfico causado pelos índices de fertilidade mais altos, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (3) pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas publicou a revisão de seu relatório de 2010 sobre as perspectivas da população mundial, que, dos atuais quase 7 bilhões, passará a ter 10,1 bilhões em 2100, de acordo com as novas estimativas. 
Além disso, o decidido crescimento da população será notado já em meados deste século, quando o mundo chegará a ter 9,3 bilhões de habitantes.
O estudo indica ainda que a cifra de 7 bilhões será atingida no final deste ano. Foi o que disse nesta terça-feira, durante a apresentação do relatório, a diretora da Divisão de População da ONU, a mexicana Hania Zlotnik.

Ela não chegou a especificar quando exatamente essa barreira será atingida, mas garantiu que "definitivamente esse número será alcançado neste mesmo ano".
- Trata-se de um grande número, mas o que é excepcional é que pelo menos os últimos 2 bilhões de pessoas foram alcançados em um tempo recorde, nos últimos 25 anos.
Ásia continuará a ter a maior população
Zlotnik destacou também que esse aumento na população ocorreu "principalmente nos países mais pobres do mundo".
Segundo ela, os números serão "cruciais" para que as entidades que fazem parte do sistema da ONU se preparem para enfrentar uma população ainda maior nos próximos anos e conhecer as necessidades mundiais relacionadas a água, alimentos, energia e mudança climática, entre outros assuntos.
- Nos próximos dois anos, estaremos mais cientes de como esses números impactam.
O estudo indica que a Ásia continuará sendo a região mais populosa do mundo, mas a África também crescerá demograficamente.
O relatório afirma também que, “em 2100, a África poderia estar cinco vezes mais populosa que a América do Norte e quatro vezes mais que a Europa ou que a América Latina e o Caribe". 

Bin Laden até debaixo d´água

Entre os meses de abril, este foi o segundo mais chuvoso da história

Nos dois primeiros dias de maio choveu 108 mm, 34% do esperado para o mês inteiro,

e a previsão é de mais chuva, pelo menos até a próxima quinta-feira (05), em todo o Estado

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV GloboNos dois primeiros dias de maio choveu 108 mm, 34% do esperado para o mês inteiro, que é de 320 mm. É o que aponta o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), cuja previsão é de mais chuva, pelo menos até a próxima quinta-feira (05) em todo o Estado. No mês passado, não foi diferente. Nos últimos 100 anos, entre os meses de abril, este foi o segundo mais chuvoso: 664 milímetros. Só perdeu para abril de 1973, quando choveu 771 mm.

A coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda , explica que o primeiro motivo para tanta chuva é a temperatura do oceano, que está próxima dos 30 graus. Isso faz com que a água evapore e forme nuvens em poucas horas, são as chamadas “cumulus nimbus”, que favorecem as pancadas de chuva com relâmpagos e trovões. O outro motivo é um fenômeno no Oceano Índico chamado oscilação de 30-60 dias.

“A atmosfera influencia as massas de ar, é como se fosse uma onda, há uma propagação dessa onda, ela movimenta as massas de ar através da diferença de pressão, dos campos de pressão. Quando a atmosfera se adapta, é a situação do clima de um mês para outro”, explica.

E todo este calor, por mais que chova, também tem explicação: “O oceano está mais aquecido e ele tem propagado o calor para o continente. O calor fica preso na atmosfera, simulando o efeito estufa, as nuvens não deixam o calor escapar. Por isso a sensação térmica é de abafado”.


Conheça as principais diferenças do currículo no papel e no computador


No papel ele não deve ter mais que duas páginas e uma só cor.

Na internet é possível se candidatar a vagas em quase no mundo todo.



Veruska Donato
Na internet ou no papel o currículo é a carta de apresentação do trabalhador. Leonel Credido, professor e consultor de empresas, dá algumas dicas para estudantes do ensino médio ou que estão terminando a faculdade.
A primeira delas é manter um padrão de letra monocromático, ou seja, uma cor só e não ter mais de duas páginas.
Para quem não tem experiência de trabalho ou estágio, ele indica: “Para fazer com que o currículo fique atraente, coloque aquilo que você fez e que pode ser relevante pra quem está te contratando, por exemplo, um trabalho voluntário, ou se você participa de um grupo social”.
Os candidatos que buscam emprego numa área específica o consultor diz que é importante associar o objetivo do currículo à vaga para a qual se está candidatando.
Na internet, o currículo já vem pronto, só é preciso preencher os espaços. Uma das vantagens do currículo online é que muitas vezes não é preciso colocar seu nome, você pode escrever onde estudou, o que estudou e suas experiências. Isso ajuda principalmente quem quer trocar de emprego, mas não deseja ser identificado.
Uma das vantagens do currículo online é que, muitas vezes, você não precisa colocar o seu nome. Pode escrever o que estudou, onde estudou, suas experiências. É bom para quem quer trocar de emprego, mas não deseja ser identificado..
Salário: “Coloque a combinar e depois você discute isso na entrevista”, diz  Grinberg.
Foto: não é necessária, mas se for pedida. “A foto deve ser sempre profissional, 3x4. Se for homem, terno e gravata. Mulher com roupa social, executiva, jamais roupa de festa”, orienta.
Atualize sempre o currículo. “As empresas vão ver um currículo que, às vezes, está ali He seis meses e vão pensar que a pessoa já não está interessada, então sempre uma vez por mês, no máximo dois meses, atualize o seu currículo”.
Outro diferencial do currículo na internet é que você pode se candidatar a vagas quase no mundo todo. 
Mas na hora de se apresentar não cometa exageros. “É importante que as pessoas não se autopromovam demais no currículo. É importante citar fatos que façam com que o entrevistador naturalmente julgue que essa pessoa é aquilo ou não”, diz Andreza Santana , diretora de marketing - Monstros RH.
Um dos erros mais comuns cometidos pelos candidatos é o excesso de informação.
A repórter Veruska Donato esteve num posto do governo de SP e explicou que foto e salário, por exemplo, somente devem ser incluídos se a empresa que estiver contratando exigir do candidato.
O currículo deve ser feito em duas páginas, em papel sulfite, mas nada de lacinhos, letras coloridas ou coisas fofinhas.

Outras dicas:
- o currículo deve ser claro, objetivo e sucinto, no máximo duas páginas
- nome completo, endereço, e-mail e telefone (não coloque sexo, estado civil nem a quantidade de filhos)
- ordem decrescente: primeiro coloque os empregos mais recentes e assim por diante.
- liste de 3 a 5 empregos
- escreva somente a função que exerceu nos empregos anteriores
- língua estrangeira - informe o grau e a fluência
- curso extracurricular ou intercâmbio, só informe se tiver a ver com a vaga pretendida, ou se for recém-formado e você não tiver muita experiência

Número de mortos em passagem de tornado na Nova Zelândia sobe a dois



Mortes ocorreram após queda de shopping em Auckland.
Dezenas de pessoas ficaram feridas, segundo o prefeito.

Da AFP
Carro esmagado por árvore caída em subúrbio de Auckland, capital da Nova Zelândia, após passagem de tornado nesta terça-feira (3) (Foto: AP)Um tornado já deixou pelo menos dois mortos e dezenas de feridos em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, nesta terça-feira (3).
O tornado, com ventos de 200 km/hora, atingiu o subúrbio de Albany sem ter havido 1ualquer advertência das autoridades às 15h (0H de Brasília). Automóveis foram arrastados e árvores derrubadas, com um rastro de destruição de vários quilômetros.
O prefeito de Auckland, Len Brown, informou que duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando parte do teto de um shopping desabou na passagem do tornado.
"Temos duas mortes confirmadas, é um desastre", declarou à rádio New Zealand.
O tornado é o último de uma série de desastres que afetaram a Nova Zelândia, incluindo dois terremotos em Christchurch - o segundo deles provocou mais de 180 mortes -, e a explosão em uma mina de carvão em novembro do ano passado que matou 29 trabalhadores.

Família de Bin Laden lamenta morte, mas sente alívio


Entre a tristeza e uma certa sensação de alívio. Foi assim que a família de Osama bin Laden recebeu a notícia da morte do terrorista. Em Genebra, uma de suas ex-cunhadas, Carmen bin Laden, garantiu que o militante radical mais procurado do mundo “jamais se entregaria, para passar o vexame que sofreu Saddam Hussein”, ex-ditador do Iraque, que morreu enforcado.

“Osama, certamente, preferia ser morto ou até cometer suicídio a ser preso e levado para um tribunal, seja no Paquistão, Afeganistão ou nos Estados Unidos”, diz Carmen. Ela é suíça e foi casada com Yeslam, um dos 54 meios-irmãos de Bin Laden. No entanto, já separada há alguns anos, ela chegou a escrever um livro, em 2004, contando a década que viveu em Riad, na Arábia Saudita, com o clã Bin Laden. Segundo Carmen, a família recebeu a notícia de sua morte “com grande sentimento de tristeza”, apesar de não ter nunca apoiado o terrorismo.

Ainda assim, para a ex-cunhada, o local onde Bin Laden foi encontrado é uma demonstração clara de que ele sempre teve o apoio “de poderosos”. “O local onde ele vivia (em Abbottabad) mostrava claramente que ele tinha apoio financeiro e político. Eu sempre me surpreendi com isso e com o fato de ele sempre ter conseguido escapar”, declarou.

O irmão Yeslam também recebeu a notícia da morte de Bin Laden com um sentimento ambíguo de tristeza e alívio. Yeslam vive até hoje em Genebra, de onde comanda os negócios da família na Europa. Ontem, ele optou por não se pronunciar. No entanto, um de seus filhos foi autorizado a conversar com o jornal O Estado de S. Paulo, sem que sua identidade fosse revelada.

Segundo o sobrinho de Bin Laden, a família que vive em Riad ficou “bastante triste” em saber como ele foi morto. “Mas muitos já esperavam isso. Foi até um peso que sumiu”, disse. lembrando que os negócios da família no Ocidente sofreram bastante desde 2001. 
Fonte: Agência Estado