domingo, 19 de junho de 2011

A Matemática no dia-a-dia

Embora invisível a Matemática ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia-a-dia.


Se não houvesse Matemática não existiriam...
  • edifícios
  • pontes
  • linhas eléctricas
  • cabos de telefone
  • aviões
  • computadores
  • microondas
  • automóveis
  • pacemakers

  • Com a Matemática é possível explicar diversos fenómenos do dia-a-dia. 

Fenómeno
Explicação matemática
Como é que um avião se mantém no ar sem algo a suportá-lo?


Equações descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII
O que faz com que uma maçã caia de uma árvore na terra?
O que mantém a Terra a girar em torno do Sol?


Equações do movimento e da mecânica descobertas por Newton no século XVII
Como é que as imagens e sons de um jogo de futebol aparecem numa TV em qualquer parte do mundo?



Através da radiação electromagnética descrita pelas equações de Maxwell, século XIX
Sons musicais



Foram estudados por Aristóteles
A Terra é circular
2000 anos antes de enviarmos uma nave espacial para o espaço que nos fornece fotografias da Terra, Eratóstenes usou a Matemática para provar que a Terra é circular. Calculou o seu diâmetro e a sua curvatura com 99% de exactidão.
Quem vai ganhar nas eleições?


Previsão com base na teoria das probabilidades e estatística
Amanhã vai chover?


Previsão com base no cálculo
Estudo do comportamento do mercado de valores de uma bolsa


É feito pelos analistas de mercado com várias teorias matemáticas.
Qual o valor do seguro de vida a pagar?

As companhias de seguros usam estatística e probabilidades para ajustarem os seus prémios de acordo com a probabilidade de se ter um acidente durante o ano.

mais informações:http://matematicasejogos.blogspot.com/

Derrubada volta a crescer na Amazônia



O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da ONG Imazon, que faz um monitoramento independente do desmatamento na Amazônia, revelou um aumento de 72% no corte de floresta em maio deste ano em relação ao detectado em maio do ano passado. No total, o mês passado teve 165 quilômetros quadrados desmatados - área pouco maior que a do município de Praia Grande, no litoral paulista.

A destruição de floresta amazônica acumulada no período de agosto de 2010 a maio de 2011 (os dez primeiros meses do ano fiscal de desmatamento) foi de 1.435 quilômetros - quase o tamanho da cidade de São Paulo. Em relação ao período anterior, houve um crescimento de 24% no desmatamento. Mato Grosso está na frente no ranking, com 39%, seguido pelo Pará (24%) e por Rondônia (22%).

O sistema de alerta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o Deter, também mostrou alta de 27% no desmatamento entre agosto e abril deste ano, em relação ao ano passado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado

Cachorro é condenado a apedrejamento em Jerusalém


Um tribunal rabínico de Jerusalém teria condenado um cachorro de rua à morte por apedrejamento. A sentença teria se baseado na suspeita de que o espírito de um advogado morto há 20 anos havia tomado o corpo do cachorro. No entanto, ela não foi cumprida porque o animal fugiu, informou a agência israelense Ynet.


O presidente do tribunal, rabino Avraham Dov Levin, negou que os juízes tenham ordenado o apedrejamento do cachorro, mas um dos funcionários administrativos da corte confirmou a história.

O cachorro entrou no Tribunal de Assuntos Monetários no bairro predominantemente ultraortodoxo de Mea Shearim, assustando as pessoas que estavam no local e se recusando a sair. Um dos juízes lembrou-se do caso de um advogado secularista que teria ofendido o tribunal 20 anos atrás e acabou sendo "amaldiçoado" pelos magistrados com a "praga" de que o espírito de um cachorro tomasse seu corpo, e concluiu que o animal que invadiu o recinto era aquele advogado.

O apedrejamento foi ordenado pelos rabinos por causa do desconforto que o cachorro havia causado, disse o funcionário do local, que não se identificou. Ele acrescentou que os rabinos não emitiram uma sentença formal, mas ordenaram que as crianças que estavam fora do tribunal o apedrejassem. Eles não viram isso como crueldade com animais, mas como uma maneira apropriada de vingar-se do espírito que havia entrado no pobre animal, segundo relato do funcionário.

A organização Deixe os Animais Viverem apresentou uma queixa à polícia contra o rabino Levin e a vereadora Rachel Azaria enviou uma carta à Procuradoria Geral de Israel, pedindo que ela "lide com os criminosos".
Fonte: Agência Estado

ASSEMBLÉIA DE DEUS, 100 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL.



HISTÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL- Parte 1


“No navio Clemente, navegando pelo Atlântico, Deus em sua infinita misericórdia, envia seus arautos para evangelizar o Brasil”.          
Professor Johnny.


Imagem do Primeiro Templo no Brasil
No dia 19 de novembro de 1910, chegaram ao Brasil, enviados por revelação divina missionários suecos: GUNNAR VINGREN DANIEL BERG. Estes dois servos de Deus trouxeram para o Brasil a DOUTRINA PENTECOSTAL.

Chegando ao Brasil, instalaram-se na IGREJA BATISTA em BELÉM do PARÁ, local onde desembarcaram quando chegaram aqui passaram então a fazer reuniões PENTECOSTAIS naquela igreja.

Auxiliados pelo irmão ADRIANO NOBRE, um presbiteriano, começaram a ter aulas de português, logo que começaram a pronunciar as primeiras frases nesse idioma. Passaram a evangelizar e a doutrinar, testificavam do batismo com o ESPIRITO SANTO e da cura divina, pois haviam recebido a experiência do pentecostes.

Nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, de onde saíram de um seminário teológico, a doutrina pentecostal era novidade, pois lá só a conheciam teoricamente. Os que ouviam os ensinamentos dos missionários sobre tal doutrina, começaram a demonstrar interesse e passaram a freqüentar mais as reuniões. Muitos deles iam diariamente visitar os missionários ansiosos em conhecer mais a fundo a doutrina do ESPIRITO SANTO.

Devido a essa nova doutrina que ensinavam, os dois missionários não foram bem recebidos pelas igrejas até então existentes aqui no BRASIL: BATISTA, PRESBITERIANA, ANGLICANA E METODISTA. Por outro lado o interesse de alguns irmãos crescia cada vez mais, as irmãs CELINA DE ALBUQUERQUE E MARIA DE NAZARÉ foram as primeiras a confessar a fé na doutrina pentecostal. 


Conseqüentemente, essas irmãs foram as primeiras a receber o batismo, com o ESPIRITO SANTO. A irmã CELINA no dia 08 de junho de 1911 e a irmã NAZARÉ no dia seguinte.

Logo, os demais membros da IGREJA tomaram conhecimento do ocorrido e foram averiguar: de um lado, os que creram na doutrina pentecostal; de outro os que não creram e nem estavam satisfeitos com a presença dos dois missionários.

Esse clima de tensão levou o seminarista RAIMUNDO NOBRE que também não acreditava na doutrina, a expulsar os dois missionários e a excluir 19 membros que havia recebido a doutrina naquela igreja. Entre os excluídos estavam à irmã CELINA, seu esposo HENRIQUE ALBUQUERQUE e a irmã NAZARÉ e o dirigente da igreja JOSÉ PLÁCIDO DA COSTA.

Esses irmãos resolveram se organizar em igrejas no dia 18 de junho de 1911, na residência da irmã CELINA. A igreja passou a chamar-se MISSÃO DA FÉ APOSTÓLICA. Posteriormente, a igreja transferiu-se para a AVENIDA SÃO JERÔNIMO, 224.

No dia 11 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente como ASSEMBLÉIA DE DEUS. Primeira igreja no mundo a adotar este nome. Daí em diante espalhou-se por todo o país e conseqüentemente por todo o mundo, tornando-se o maior movimento pentecostal, graças à ação do ESPIRITO SANTO.

Conforme o Censo de 1990, a ASSEMBLÉIA DE DEUS contava com 14.000.000(quatorze milhões) de membros em todo o BRASIL. Aí está a prova que o ESPIRITO SANTO tem confirmado esta obra maravilhosa. Sua primeira CONVENÇÃO NACIONAL foi realizada em 1926, na cidade do RIO DE JANEIRO.
Gunnar Vingren e a Expedição do Jornal Mensageiro da Paz
O nosso principal órgão de divulgação é o jornal MENSAGEIRO DA PAZ, fundado em 1930 pelo missionário GUNNAR VINGREN, sendo ele mesmo o seu primeiro diretor. Esse periódico é editado pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). Seu primeiro número circulou no dia 01 de dezembro de 1930 no RIO DE JANEIRO com o artigo que tinha como título: “A ESTRELA DE JACOB”, escrito pelo missionário NILS KASTBERG.














CONTINUA...
FONTE: DISCIPULADO

Abaixo o vídeo sobre os 100 anos da Assembléia de Deus no Jornal Nacional de16.06.11.

Comunicado oficial

ATENÇÃO AO FERIADO DO DIA 23 DE JUNHO

A Prefeitura Municipal da Vitória de Santo Antão publicou nesta semana o Decreto de nº 167/2011, que dispõe sobre o Feriado Municipal de Corpus Cristi, conforme transcrevemos abaixo:
O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PERNAMBUCO, no uso das atribuições que são conferidas por Lei;
CONSIDERANDO que o dia consagrado a Corpus Cristi, neste ano, coincide com a véspera do dia de São João, 23 de junho;
CONSIDERANDO que a festa junina é uma das mais populares do calendário turístico pernambucano e bastante tradicional em Vitória de Santo Antão;
DECRETA:
Art.1º Nas repartições públicas deste Município, fica decretado Ponto Facultativo com exceção dos serviços essenciais indispensáveis à população e funcionamento do Comércio e Indústrias até as 14:00 horas do dia 23 de junho de 2011.
Art.2º Fica decretado Feriado Municipal no dia 24 de junho de 2011, no âmbito deste Município da Vitória de Santo Antão.
Parágrafo Único - Caberá aos dirigentes de órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.
Art.3º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.
Gabinete do Prefeito, 27 de maio de 2011.
ELIAS ALVES DE LIRA
PREFEITO
Oriundo DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DA VITÓRIA