domingo, 19 de junho de 2011

ASSEMBLÉIA DE DEUS, 100 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL.



HISTÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL- Parte 1


“No navio Clemente, navegando pelo Atlântico, Deus em sua infinita misericórdia, envia seus arautos para evangelizar o Brasil”.          
Professor Johnny.


Imagem do Primeiro Templo no Brasil
No dia 19 de novembro de 1910, chegaram ao Brasil, enviados por revelação divina missionários suecos: GUNNAR VINGREN DANIEL BERG. Estes dois servos de Deus trouxeram para o Brasil a DOUTRINA PENTECOSTAL.

Chegando ao Brasil, instalaram-se na IGREJA BATISTA em BELÉM do PARÁ, local onde desembarcaram quando chegaram aqui passaram então a fazer reuniões PENTECOSTAIS naquela igreja.

Auxiliados pelo irmão ADRIANO NOBRE, um presbiteriano, começaram a ter aulas de português, logo que começaram a pronunciar as primeiras frases nesse idioma. Passaram a evangelizar e a doutrinar, testificavam do batismo com o ESPIRITO SANTO e da cura divina, pois haviam recebido a experiência do pentecostes.

Nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, de onde saíram de um seminário teológico, a doutrina pentecostal era novidade, pois lá só a conheciam teoricamente. Os que ouviam os ensinamentos dos missionários sobre tal doutrina, começaram a demonstrar interesse e passaram a freqüentar mais as reuniões. Muitos deles iam diariamente visitar os missionários ansiosos em conhecer mais a fundo a doutrina do ESPIRITO SANTO.

Devido a essa nova doutrina que ensinavam, os dois missionários não foram bem recebidos pelas igrejas até então existentes aqui no BRASIL: BATISTA, PRESBITERIANA, ANGLICANA E METODISTA. Por outro lado o interesse de alguns irmãos crescia cada vez mais, as irmãs CELINA DE ALBUQUERQUE E MARIA DE NAZARÉ foram as primeiras a confessar a fé na doutrina pentecostal. 


Conseqüentemente, essas irmãs foram as primeiras a receber o batismo, com o ESPIRITO SANTO. A irmã CELINA no dia 08 de junho de 1911 e a irmã NAZARÉ no dia seguinte.

Logo, os demais membros da IGREJA tomaram conhecimento do ocorrido e foram averiguar: de um lado, os que creram na doutrina pentecostal; de outro os que não creram e nem estavam satisfeitos com a presença dos dois missionários.

Esse clima de tensão levou o seminarista RAIMUNDO NOBRE que também não acreditava na doutrina, a expulsar os dois missionários e a excluir 19 membros que havia recebido a doutrina naquela igreja. Entre os excluídos estavam à irmã CELINA, seu esposo HENRIQUE ALBUQUERQUE e a irmã NAZARÉ e o dirigente da igreja JOSÉ PLÁCIDO DA COSTA.

Esses irmãos resolveram se organizar em igrejas no dia 18 de junho de 1911, na residência da irmã CELINA. A igreja passou a chamar-se MISSÃO DA FÉ APOSTÓLICA. Posteriormente, a igreja transferiu-se para a AVENIDA SÃO JERÔNIMO, 224.

No dia 11 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente como ASSEMBLÉIA DE DEUS. Primeira igreja no mundo a adotar este nome. Daí em diante espalhou-se por todo o país e conseqüentemente por todo o mundo, tornando-se o maior movimento pentecostal, graças à ação do ESPIRITO SANTO.

Conforme o Censo de 1990, a ASSEMBLÉIA DE DEUS contava com 14.000.000(quatorze milhões) de membros em todo o BRASIL. Aí está a prova que o ESPIRITO SANTO tem confirmado esta obra maravilhosa. Sua primeira CONVENÇÃO NACIONAL foi realizada em 1926, na cidade do RIO DE JANEIRO.
Gunnar Vingren e a Expedição do Jornal Mensageiro da Paz
O nosso principal órgão de divulgação é o jornal MENSAGEIRO DA PAZ, fundado em 1930 pelo missionário GUNNAR VINGREN, sendo ele mesmo o seu primeiro diretor. Esse periódico é editado pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). Seu primeiro número circulou no dia 01 de dezembro de 1930 no RIO DE JANEIRO com o artigo que tinha como título: “A ESTRELA DE JACOB”, escrito pelo missionário NILS KASTBERG.














CONTINUA...
FONTE: DISCIPULADO

Abaixo o vídeo sobre os 100 anos da Assembléia de Deus no Jornal Nacional de16.06.11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário