sexta-feira, 24 de junho de 2011

Firefox, Chrome ou IE: Aprenda a tirar melhor proveito dos navegadores


http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/browsers_G.jpg
O lançamento oficial do Firefox 5 essa semana mostra uma tendência dos navegadores em se manterem cada vez mais atualizados, e mais importante, preocupados com a segurança dos seus usuários. Apesar da Mozilla ser uma instituição sem fins lucrativos, a concorrência entre os browsers é grande, e a desenvolvedora do Firefox sabe que dormiu no ponto frente ao Chrome, do Google, e até mesmo o Internet Explorer, antes rejeitado por usuários avançados. 

O Chrome apostou em maior rapidez - a obsessão do Google - em todos os seus produtos e numa navegação mais intuitiva, fácil de operar por qualquer leigo. Já o Internet Explorer, da Microsoft, que passou anos sendo negligenciado por usuários avançados por não oferecer código aberto para desenvolvimento de melhorias, também conseguiu se atualizar. 

Já o Firefox passou quatro anos para lançar sua aguardada versão 4. O chegada dessa atualização foi adiada diversas vezes, o que para especialistas, abriu espaço para novos browsers conquistarem usuários. A Mozilla também foi alvo de críticas de que demorava a atualizar sua segurança e de não trabalhar com a nova tecnologia HTML5, que segue tendência forte entre programadores de sites pela sua enorme possibilidade de usar vídeo, animação sem necessitar do uso de plugins. 

Com a chegada do Firefox 5, encontramos um cenário onde todos os navegadores se equiparam na questão de segurança, navegabilidade e rapidez. A briga também está bem disputada. Segundo a Stat Counter, empresa de pesquisas: o Internet Explorer detém 45,44% do mercado, o Firefox 30,37% e o Chrome 16,54%. O importante é saber tirar o melhor proveito deles. preparamos um guia especial para você ter mais praticidade no uso da internet e um ganho de produtividade.
http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/browsers1.jpg
FIREFOX

Pontos fortes: Enorme quantidade de complementos (add-ons), ou plugins. Com ele, é possível personalizar bastante de acordo com a necessidade do usuário

Pontos fracos: Não tem leitor de PDF nativo, atrasado em relação ao HTML5, utiliza muita memória RAM.

Dicas úteis
- Mantenha-o sempre atualizado e não ignore os avisos de atualização.
- Aumente a área de visualização. Uma das vantagens do Firefox a partir do 4 é ser mais clean que os concorrentes. Vá até Opções e deixe selecionado a opção "Abas em cima". Depois desmarque a opção "Barra de Menus".
- Faça uso das abas como aplicativos. Selecione os sites que você usa com frequência, clique com o esquerdo e selecione "Usar Aba Como Aplicativo". Agora, você não perde tempo digitando os endereços
- Privacidade: O Firefox ficou ainda mais preocupado com a privacidade da navegação. Além do recurso "Do-not-Track", que não deixa rastros do usuário, agora a "Navegação Privativa", onde os dados não são armazenados ficou mais fácil de achar. Vá em Ferramentas > Iniciar Navegação Privativa ou clique CTRL + Shift + P. 

Plugins úteis
Echofon: O melhor cliente para Twitter, permite uma atualização rápida apenas usando o ENTER para postar mensagens. Tem também encurtador automático de links, buscador de termos e opção para aviso de novas atualizações da timeline. 
Pixlr Grabber: Ótima opção para quem salva muitas imagens da internet. Permite salvar e editor a foto direto no navegador. Tem ainda o recurso de "crop", selecionando apenas a área desejada. 
Barra do Twitter: O Twitter agora tem um plugin oficial para o Firefox. Bom para ser usado em conjunto com o Echofon. Ele possibilita busca por perfis usando a barra de endereços. Basta digitar o jogo da velha "#" ou o arroba "@" que o Firefox faz o resto por você. 
Adobe Flash Player: Praticamente essencial, serve desde para ver vídeos do YouTube até banners e jogos
BitTorrent WebUI: Cliente de torrents, possibilitando gerenciar e organizar os downloads

INTERNET EXPLORER

Pontos fortes: Estabilidade na navegação, segurança e integração com o Windows. 
Pontos fracos: Poucos complementos, pouca liberdade para criar novos aplicativos, demora em atualizar (tendências e novidades chegam tarde ao IE). 

Dicas úteis
- Assim como o Chrome e o Firefox, o IE também está preocupado em aumentar a área de navegação, tornando o browser mais limpo, sem botões. Os menus ficaram menores para dar mais espaço para a página. Há a opção de voltar à poluída versão anterior. E a dica aqui é não fazer isso e tentar se adaptar a essa versão mais clean. 
- Alguns sites podem ser usados como aplicativos. Basta clicar com o esquerdo que o navegador cria um ícone do desktop do Windows. 
- A barra de endereços agora serve como uma busca. 
- Nessa versão 9 existe a opção de bloquear controles Active X, componentes de software que têm acesso ao sistema operacional e pode ser usado por pessoas mal-intencionadas. 
- O recurso Aero Snap permite a visualização contínua de vídeos em abas distintas. Mão na roda para responder emails ao mesmo tempo em que assiste clipes. 
- O novo gerenciador de downloads mostra a velocidade do tráfego e traz a possibilidade de retomar depois. 
- Ao abrir uma aba, o IE mostra os sites mais acessados. Você personalizar eliminando alguns sites. Basta clicar no "X" ao passar o mouse.
- Evite baixar aplicativos que instalem barras de ferramentas no IE, não importa a versão do navegador que você use. Isso deixa o navegador mais lento. 

Complementos
Ponto mais fraco do IE, a Microsoft mantém a política de limitar ao máximo o desenvolvimento de plugins. Ela até libera recursos para que desenvolvedores façam aplicativos, mas acredita que quanto menos complementos, melhor para o usuário. Por isso, nas suas atualizações, tenta incorporar ao máximo novidades usadas como plugins em outros navegadores. A desvantagem é que o usuário tem poucas escolhas para personalizar sua navegação. 

CHROME

Pontos fortes: Rapidez, facilidade para navegar, integração com o Google e seus produtos (Picassa, YouTube), e motor de busca mais inteligente
Pontos fracos: Alteração de idiomas confusa, gerenciador de downloads, falta de suporte a RSS.

Dicas úteis
- O Chrome também possibilita transformar sites em aplicativos, basta clicar com o botão direito e escolher onde colocar o atalho. 
- A página inicial de cada aba é altamente personalizável. Coloque em primeiro plano as que você mais utiliza, como email, leitor de RSS, gerenciador de sites, etc. Embaixo, mantenha páginas que você ainda está lendo ou aquelas que não teve tempo. Isso ajuda a não guardar nos favoritos muita coisa que nunca mais será lida. 
- O Chrome tem apenas uma barra que serve para digitar endereços e também fazer busca. Totalmente integrada ao Google, possibilita uma maior rapidez nas buscas. 
- Desabilite a opção de tradução automática. Isso torna a navegação incômoda, pois força o usuário a fechar a aba e a clicar em fechar a cada site aberto. 
- Opção de sincronizar os marcadores. Útil para quem utiliza vários computadores. Agora, as alterações que você fizer em casa também pode ser acessada do trabalho. 

Plugins úteis
- O Chrome chama de "extensões" os complementos para seu navegador. 
Google Calendar: Ao clicar no ícone o usuário verá seu calendário do Google, com eventos, anotações e compromissos. 
Google Mail Checker Plus: Avisa quando chega novos emails. 
Silver Bird: Abre uma janela que permite atualizar e checar o Twitter. 
Facebook for Chrome: Mostra uma janela do navegador, as novidades do Facebook e dá acesso a alguns serviços da rede social. 
Xmarks for Chrome: Organiza, cria backup e armazena na nuvem os favoritos
RSS Extension: Cumpre uma função que é um dos defeitos do Chrome, o suporte a RSS.

Do NE10

Siga suas plantas no twitter

Cientistas americanos criam dispositivo que permite aos vegetais mandar mensagens para os donos pela rede social


por Vanessa Vieira

  Divulgação
Parece ficção científica, mas, na realidade, trata-se de uma bela sacada de um time de pesquisadores do Programa de Telecomunicações Interativas da Universidade de Nova York. Quando decidiram colocar plantas no próprio laboratório — para levar um pouco de verde ao ambiente, extremamente high-tech —, perceberam que elas poderiam morrer negligenciadas. “Aí pensamos: e se as plantas pudessem nos avisar sobre suas necessidades?”, diz Rob Faludi, um dos pesquisadores. Foi aí que surgiram os kits BotaniCalls.


Com a ajuda de sensores de umidade instalados nos vasos, o sistema dispara mensagens avisando se os vegetais estão precisando de mais água ou se o dono anda exagerando na dose. Na primeira versão, os sensores enviavam sinais a uma central que gerava uma chamada para o telefone do proprietário da planta. Ao atender, ele ouvia uma mensagem pré-gravada, adequada ao código da necessidade informada pelos sensores. “Dávamos até vozes específicas para cada planta”, diz Faludi. O orégano cubano tinha sotaque latino. Já os cactos, vindos de ambientes inóspitos, tinham um tom sereno e prático.

Agora, os kits já estão na terceira geração e permitem às plantinhas tuitar suas necessidades, que são conferidas pelos donos direto no celular. Vendidos pela internet, custam US$ 99,95. “Sabíamos que esta era uma ideia útil e divertida, mas não imaginávamos que poderia se tornar popular.”


ENTENDA COMO UMA PLANTA É CAPAZ DE TUITAR

Clique na imagem para ampliar

Saiba quais são os itens que compõem a conta de luz



SÃO PAULO - A energia consumida não é o único item que faz parte da conta de luz, já que, segundo explica a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ela traz outros custos envolvidos.

Entre estes custos que compõe a conta de energia, estão o da geração, referente à compra da energia produzida, o da transmissão, que é o de transporte da energia da geradora para a distribuidora e o da distribuição, que é o fornecimento da distribuidora ao consumidor, além dos encargos setoriais.

Veja o que é pago
Em uma conta de luz de R$ 100, por exemplo, a compra de energia representaria R$ 31, enquanto a transmissão custaria R$ 5,70 e a distribuição, R$ 26,50. Já os encargos representariam R$ 10,90 e os tributos, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), responderiam por R$ 25,90.

Esses custos são divididos em duas parcelas: A e B.

Na parcela A, estão os custos que, de certa forma, não dependem da distribuidora de energia e são chamados de não-gerenciáveis. Esses custos são repassados diretamente às tarifas, como a compra e o transporte de energia e os encargos setoriais.
Já na parcela B, estão os custos de distribuição, que são gerenciáveis pelas concessionárias. Estão incluídos nessa parcela os custos operacionais, que são associados à atividade de distribuição, a remuneração dos invesimentos prudentes, que são necessários para a prestação de serviço adequada, e a conta de reintegração regulatória, que é uma forma de recompor os investimentos realizados para a prestação do serviço ao longo da vida útil dos bens.
Para atualizar as tarifas da conta de luz, a Aneel utiliza o reajuste anual, que é feito na data de aniversário da assinatura do contrato, e a revisão periódica, realizada em média a cada quatro anos. Ambos estão previstos nos contratos de concessão.

Há ainda um terceiro mecanismo, que é a revisão extraordinária, utilizada quando algo extraordinário desequilibra o contrato. No entanto, segundo a Aneel, esse mecanismo praticamente não é utilizado.

(do InfoMoney).

24 DE JUNHO - DIA DE SÃO JOÃO

São João

Noite de São João, celebrada em 23 de junho, véspera da data de nascimento de São João que, em vida, foi um pregador austero e de moral rigorosa. No entanto, é honrado em festas alegres e dionisíacas, com muita comida, dança e bebida. A data coincide com o solstício de verão no hemisfério norte. Desde tempos remotos, camponeses de toda Europa comemoravam, acendendo fogueiras. A tradição estendeu-se ao Brasil e outros países latino-americanos, coincidindo, neste caso, com o solstício de inverno.

A fogueira, o banho de cheiro, a poesia simples das cantigas do povo, o gosto bom da canjica, o perfume apetitoso das rosquinhas e dos bolos, as sortes, todo um mundo de esperanças, era assim que se festejava São João, sem dúvida a mais antiga e a mais brasileira das festas.

São João é o mais comemorado entre todos, especialmente, na zona rural, quando em sua honra as festas contam com comidas especiais à base de milho como canjica e pamonha, por exemplo. A música geralmente utilizando a sanfona é própria para a ocasião, são queimadas fogueiras e usadas roupas típicas para a dança da quadrilha. Entre as brincadeiras destacam-se a pescaria, leitura da sorte, rifas e leilões.

" São João, o santinho distraído, que estava dormindo e não sabia que aquele era seu dia, recebia do povo as rosas e os cravos, as graças e as ternuras das mãos inspiradas das sinhazinhas doceiras que criavam em sua homenagem os melhores doces brasileiros."
Fonte: www.virtual.epm.br

24 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DISCO VOADOR

Disco Voador

Crise na Espanha empurra imigrantes latino-americanos para o Brasil

Fila do serviço nacional para desempregados na Espanha

Entre 2003 e 2007, a Espanha recebeu dezenas de milhares de imigrantes, mas a crise econômica que persiste no país está alterando o fluxo migratório. Sem emprego  e sem perspectivas para o futuro, os estrangeiros procuram saídas em outros lugares. E o Brasil virou meta para os latino-americanos de baixa formação

De acordo com quatro relatórios que investigam as respostas dos imigrantes diante da crise, o Brasil aparece entre os três destinos preferidos de sul-americanos hispânicos (junto com Estados Unidos e Argentina) como opção para conseguir emprego.

Os estudos antecipam um fluxo que já pode ter começado. Em 2010, pela primeira vez nos últimos 35 anos, a Espanha registrou uma taxa de saída de população ativa maior do que a de entrada.Uma pesquisa da agência de empregos Randstad revelou que 65% dos imigrantes ilegais na Espanha estão pensando ou decididos a trocar a Europa por outro mercado se não encontrarem trabalho até 2012.
No ano passado, 48 mil imigrantes chegaram e 43 mil estrangeiros retornaram aos seus países de origem, mas 90 mil espanhóis também foram morar no exterior.
O ritmo de redução é tão vertiginoso que em cinco anos o fluxo de chegada pode ser praticamente nulo. Pelas previsões da Fundação de Estudos de Economia Aplicada, se a crise se mantiver como agora, em 2014 chegariam apenas 3 mil imigrantes.
Saídas
Josep Oliver, professor de economia da Universidade Autônoma de Barcelona e um dos autores do Anuário de Imigração da Espanha, do Ministério do Interior, disse à BBC Brasil que “80% dos imigrantes não têm outras saídas além do aeroporto rumo a mercados com melhores opções, como o Brasil, que oferece oportunidades sólidas”.
A pesquisa Mobilidade Laboral, da Randstad, indica que a Espanha perdeu interesse para o trabalhador estrangeiro de baixa formação.
A razão é o perfil destes imigrantes, cujos currículos se limitam a ofícios relacionados a áreas que não se reativam, como serviços e construção.
O setor de construção foi precisamente o que detonou a crise de desemprego. De 2008 a 2010 quebraram mais de 200 mil empresas do ramo, que davam trabalho a 70% dos imigrantes sul-americanos, segundo dados oficiais.
Os estrangeiros entrevistados na pesquisa responderam que querem sair da Espanha, mas temem crises políticas e econômicas na América Latina e só vêem bonança financeira no Brasil, onde criticam a falta de segurança pública.
Mais ainda assim estão convencidos de que se não encontrarem emprego até 2012, o caminho é o aeroporto. Estados Unidos, Brasil ou Argentina, na ordem dos mais votados.
Alta formação
O Brasil também aparece como opção para espanhóis de alta formação.Um estudo elaborado pela consultora Adecco e pela Universidade de Navarra indica que os espanhóis com alto grau de formação e que também foram atingidos pela crise colocam o Brasil como um dos seis destinos preferidos para emigrar por emprego.
O mercado brasileiro é visto como opção para 55% dos entrevistados, junto com Alemanha, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Argentina.
O perfil médio dos interessados em cruzar o Atlântico é de homens, entre 25 e 35 anos, com formações em engenharia, arquitetura, informática, medicina, biologia e investigação científica.
“Que engenheiro ou arquiteto não quer ir para o Brasil, de olho nas obras de infraestrutura? Está tudo por fazer, e agora há também recursos, referências de empresas espanholas já estabelecidas e a abertura ao (idioma) espanhol”, disse à BBC Brasil o professor de Economia da Universidade de Navarra Sandalio Gómez, autor do relatório apresentado em janeiro.
“Essas pessoas entendem que insistir aqui é uma perda de tempo. O Brasil cresce a uma velocidade que nenhum país da Europa pode se comparar”, concluiu.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística confirmam a tendência. Até janeiro de 2011, havia 1,8 milhão de espanhóis morando em outros países; 92.260 no Brasil, um aumento de 10.071 pessoas em um ano no território brasileiro.
Problemas
Mas, apesar das oportunidades, o país perde para outros destinos em vários quesitos.
Os entrevistados da pesquisa ressaltam insegurança, falta de serviços públicos de qualidade, instabilidade econômica e jurídica para quem quer criar um negócio próprio e a distância de seus lugares de origem como barreiras a levar em consideração.
O governo espanhol reforça estas conclusões. A diretora-geral do Departamento de Emigração, (que estuda as condições dos espanhóis em outros países), Pilar Pin, define como impedimentos as carências nos sistemas de seguro-desemprego, rede púbica de saúde e educação e a legislação trabalhista.
Em um relatório oficial apresentado em maio depois de uma visita a Brasília, Pin afirmou que o Brasil tem “enorme potencial com seus iminentes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, além de obras para abastecimento de energia, proteção ambiental e turismo".
Apesar disso, o relatório observa: “A legislação de implantação de empresas no Brasil é restritiva demais. Nossos trabalhadores vão com licença de obra. No final do contrato encontram muitas dificuldades para estabelecer-se por conta própria”.
Mesmo assim, segundo o relatório, as autoridades brasileiras calculam que faltam 1,9 milhão de profissionais de alta qualificação. Uma lacuna que os espanhóis poderiam ocupar.

Site do IBGE é invadido por hackers


'Governo vivenciará maior número de ataques na história', diz mensagem; hackers se identificam como um grupo nacionalista


O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi invadido por hackers na madrugada desta sexta-feira (24). No topo da página na internet, está escrito "IBGE Hackeado - Fail Shell", e uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil vem logo abaixo.

Os hackers se apresentam como um grupo nacionalista. Veja a mensagem que aparece no site:

"Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo Fail Shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir!

Atacado por FIREH4CK3R.

Brasil, um país de todos!"

Ao pé da página, os hackers ainda negam ter relações com os grupos LulzSec ou Anonymous no Brasil, que seriam "grupos sem qualquer ideologia", segundo a mensagem deixada pelos hackers. 

Na última quinta-feira (23), o grupo de hackers LulzSec Brazil divulgou na internet arquivos com supostos dados da presidente Dilma Rousseff, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O LulzSecBrazil teria ligações com o LulzSec, responsável por ataques recentes a empresas de videogame como Sony e Nintendo, às redes de televisão americanas Fox e PBS e a órgãos governamentais americanos como a CIA (agência de inteligência americana) e o FBI (polícia federal), além do serviço público de saúde britânico, o NHS.

O canal de comunicação pela internet usado pelo LulzsecBrazil foi fechado por volta das 22h da última quinta. A decisão foi tomada pelos administradores da rede que também hospeda o canal usado pela operação do Lulzsec original.