Cientistas americanos criam dispositivo que permite aos vegetais mandar mensagens para os donos pela rede social
Parece ficção científica, mas, na realidade, trata-se de uma bela sacada de um time de pesquisadores do Programa de Telecomunicações Interativas da Universidade de Nova York. Quando decidiram colocar plantas no próprio laboratório — para levar um pouco de verde ao ambiente, extremamente high-tech —, perceberam que elas poderiam morrer negligenciadas. “Aí pensamos: e se as plantas pudessem nos avisar sobre suas necessidades?”, diz Rob Faludi, um dos pesquisadores. Foi aí que surgiram os kits BotaniCalls.
Com a ajuda de sensores de umidade instalados nos vasos, o sistema dispara mensagens avisando se os vegetais estão precisando de mais água ou se o dono anda exagerando na dose. Na primeira versão, os sensores enviavam sinais a uma central que gerava uma chamada para o telefone do proprietário da planta. Ao atender, ele ouvia uma mensagem pré-gravada, adequada ao código da necessidade informada pelos sensores. “Dávamos até vozes específicas para cada planta”, diz Faludi. O orégano cubano tinha sotaque latino. Já os cactos, vindos de ambientes inóspitos, tinham um tom sereno e prático.
Agora, os kits já estão na terceira geração e permitem às plantinhas tuitar suas necessidades, que são conferidas pelos donos direto no celular. Vendidos pela internet, custam US$ 99,95. “Sabíamos que esta era uma ideia útil e divertida, mas não imaginávamos que poderia se tornar popular.”
ENTENDA COMO UMA PLANTA É CAPAZ DE TUITAR
Clique na imagem para ampliar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário