sexta-feira, 24 de junho de 2011

Firefox, Chrome ou IE: Aprenda a tirar melhor proveito dos navegadores


http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/browsers_G.jpg
O lançamento oficial do Firefox 5 essa semana mostra uma tendência dos navegadores em se manterem cada vez mais atualizados, e mais importante, preocupados com a segurança dos seus usuários. Apesar da Mozilla ser uma instituição sem fins lucrativos, a concorrência entre os browsers é grande, e a desenvolvedora do Firefox sabe que dormiu no ponto frente ao Chrome, do Google, e até mesmo o Internet Explorer, antes rejeitado por usuários avançados. 

O Chrome apostou em maior rapidez - a obsessão do Google - em todos os seus produtos e numa navegação mais intuitiva, fácil de operar por qualquer leigo. Já o Internet Explorer, da Microsoft, que passou anos sendo negligenciado por usuários avançados por não oferecer código aberto para desenvolvimento de melhorias, também conseguiu se atualizar. 

Já o Firefox passou quatro anos para lançar sua aguardada versão 4. O chegada dessa atualização foi adiada diversas vezes, o que para especialistas, abriu espaço para novos browsers conquistarem usuários. A Mozilla também foi alvo de críticas de que demorava a atualizar sua segurança e de não trabalhar com a nova tecnologia HTML5, que segue tendência forte entre programadores de sites pela sua enorme possibilidade de usar vídeo, animação sem necessitar do uso de plugins. 

Com a chegada do Firefox 5, encontramos um cenário onde todos os navegadores se equiparam na questão de segurança, navegabilidade e rapidez. A briga também está bem disputada. Segundo a Stat Counter, empresa de pesquisas: o Internet Explorer detém 45,44% do mercado, o Firefox 30,37% e o Chrome 16,54%. O importante é saber tirar o melhor proveito deles. preparamos um guia especial para você ter mais praticidade no uso da internet e um ganho de produtividade.
http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/browsers1.jpg
FIREFOX

Pontos fortes: Enorme quantidade de complementos (add-ons), ou plugins. Com ele, é possível personalizar bastante de acordo com a necessidade do usuário

Pontos fracos: Não tem leitor de PDF nativo, atrasado em relação ao HTML5, utiliza muita memória RAM.

Dicas úteis
- Mantenha-o sempre atualizado e não ignore os avisos de atualização.
- Aumente a área de visualização. Uma das vantagens do Firefox a partir do 4 é ser mais clean que os concorrentes. Vá até Opções e deixe selecionado a opção "Abas em cima". Depois desmarque a opção "Barra de Menus".
- Faça uso das abas como aplicativos. Selecione os sites que você usa com frequência, clique com o esquerdo e selecione "Usar Aba Como Aplicativo". Agora, você não perde tempo digitando os endereços
- Privacidade: O Firefox ficou ainda mais preocupado com a privacidade da navegação. Além do recurso "Do-not-Track", que não deixa rastros do usuário, agora a "Navegação Privativa", onde os dados não são armazenados ficou mais fácil de achar. Vá em Ferramentas > Iniciar Navegação Privativa ou clique CTRL + Shift + P. 

Plugins úteis
Echofon: O melhor cliente para Twitter, permite uma atualização rápida apenas usando o ENTER para postar mensagens. Tem também encurtador automático de links, buscador de termos e opção para aviso de novas atualizações da timeline. 
Pixlr Grabber: Ótima opção para quem salva muitas imagens da internet. Permite salvar e editor a foto direto no navegador. Tem ainda o recurso de "crop", selecionando apenas a área desejada. 
Barra do Twitter: O Twitter agora tem um plugin oficial para o Firefox. Bom para ser usado em conjunto com o Echofon. Ele possibilita busca por perfis usando a barra de endereços. Basta digitar o jogo da velha "#" ou o arroba "@" que o Firefox faz o resto por você. 
Adobe Flash Player: Praticamente essencial, serve desde para ver vídeos do YouTube até banners e jogos
BitTorrent WebUI: Cliente de torrents, possibilitando gerenciar e organizar os downloads

INTERNET EXPLORER

Pontos fortes: Estabilidade na navegação, segurança e integração com o Windows. 
Pontos fracos: Poucos complementos, pouca liberdade para criar novos aplicativos, demora em atualizar (tendências e novidades chegam tarde ao IE). 

Dicas úteis
- Assim como o Chrome e o Firefox, o IE também está preocupado em aumentar a área de navegação, tornando o browser mais limpo, sem botões. Os menus ficaram menores para dar mais espaço para a página. Há a opção de voltar à poluída versão anterior. E a dica aqui é não fazer isso e tentar se adaptar a essa versão mais clean. 
- Alguns sites podem ser usados como aplicativos. Basta clicar com o esquerdo que o navegador cria um ícone do desktop do Windows. 
- A barra de endereços agora serve como uma busca. 
- Nessa versão 9 existe a opção de bloquear controles Active X, componentes de software que têm acesso ao sistema operacional e pode ser usado por pessoas mal-intencionadas. 
- O recurso Aero Snap permite a visualização contínua de vídeos em abas distintas. Mão na roda para responder emails ao mesmo tempo em que assiste clipes. 
- O novo gerenciador de downloads mostra a velocidade do tráfego e traz a possibilidade de retomar depois. 
- Ao abrir uma aba, o IE mostra os sites mais acessados. Você personalizar eliminando alguns sites. Basta clicar no "X" ao passar o mouse.
- Evite baixar aplicativos que instalem barras de ferramentas no IE, não importa a versão do navegador que você use. Isso deixa o navegador mais lento. 

Complementos
Ponto mais fraco do IE, a Microsoft mantém a política de limitar ao máximo o desenvolvimento de plugins. Ela até libera recursos para que desenvolvedores façam aplicativos, mas acredita que quanto menos complementos, melhor para o usuário. Por isso, nas suas atualizações, tenta incorporar ao máximo novidades usadas como plugins em outros navegadores. A desvantagem é que o usuário tem poucas escolhas para personalizar sua navegação. 

CHROME

Pontos fortes: Rapidez, facilidade para navegar, integração com o Google e seus produtos (Picassa, YouTube), e motor de busca mais inteligente
Pontos fracos: Alteração de idiomas confusa, gerenciador de downloads, falta de suporte a RSS.

Dicas úteis
- O Chrome também possibilita transformar sites em aplicativos, basta clicar com o botão direito e escolher onde colocar o atalho. 
- A página inicial de cada aba é altamente personalizável. Coloque em primeiro plano as que você mais utiliza, como email, leitor de RSS, gerenciador de sites, etc. Embaixo, mantenha páginas que você ainda está lendo ou aquelas que não teve tempo. Isso ajuda a não guardar nos favoritos muita coisa que nunca mais será lida. 
- O Chrome tem apenas uma barra que serve para digitar endereços e também fazer busca. Totalmente integrada ao Google, possibilita uma maior rapidez nas buscas. 
- Desabilite a opção de tradução automática. Isso torna a navegação incômoda, pois força o usuário a fechar a aba e a clicar em fechar a cada site aberto. 
- Opção de sincronizar os marcadores. Útil para quem utiliza vários computadores. Agora, as alterações que você fizer em casa também pode ser acessada do trabalho. 

Plugins úteis
- O Chrome chama de "extensões" os complementos para seu navegador. 
Google Calendar: Ao clicar no ícone o usuário verá seu calendário do Google, com eventos, anotações e compromissos. 
Google Mail Checker Plus: Avisa quando chega novos emails. 
Silver Bird: Abre uma janela que permite atualizar e checar o Twitter. 
Facebook for Chrome: Mostra uma janela do navegador, as novidades do Facebook e dá acesso a alguns serviços da rede social. 
Xmarks for Chrome: Organiza, cria backup e armazena na nuvem os favoritos
RSS Extension: Cumpre uma função que é um dos defeitos do Chrome, o suporte a RSS.

Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário