quinta-feira, 26 de julho de 2012

Descubra como surgiu o Dia dos Pais no Brasil


Todo segundo domingo de agosto, boa parte das famílias brasileiras se reúne ao redor da mesa para, num gesto de carinho, presentear seus pais com mimos e homenagens. Mas será que você sabe por que esta data foi parar no calendário brasileiro? Acertou quem disse que, assim como Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais não foi criado por doutrina religiosa, mas, sim, devido a grandes motivações comerciais.

A data começou a ser festejada no Brasil em 1953, motivada pelo publicitário Sylvio Bhering - um dos fundadores da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). O profissional brasileiro se inspirou na história de Sonora Louise Dodd, menina americana que, em 1909, resolveu criar a data comemorativa para homenagear seu pai, o veterano da guerra civil, William Jackson Smart. "O dia escolhido para a celebração foi o aniversário de William: 19 de junho", explica Marcelo Duarte, jornalista e escritor, autor da coleção "O Guia dos Curiosos".

Seguindo o exemplo da garota, outras famílias da cidade de Spokane, em Washington, onde eles moravam, também passaram a celebrar o dia. Tamanha a popularidade, a festa tornou-se oficial em todo o país em 1972 quando o então presidente, Richard Nixon, oficializou o Dia dos Pais americano. Em terras tupiniquins, logo após a proposta de Sylvio Bhering, o jornal ¿O Globo¿ difundiu a data para atrair anunciantes do comércio. Dois anos mais tarde, veículos de imprensa se reuniram para festejá-la também em São Paulo.

Na ocasião, foi organizado um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais idoso e aquele com o maior número de filhos. "Houve dois mil inscritos e os vencedores foram, respectivamente, um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem que tinha a incrível soma de 31 filhos", acrescenta Marcelo.

Desde então, a comemoração passou a ser feita no dia 16 de agosto, data em que se celebra o dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. No entanto, alguns anos depois, a festa foi finalmente transferida para o segundo domingo do mês.

Atualmente, o Dia dos Pais continua sendo celebrado com muito sucesso, principalmente pelo comércio, que em recente pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) colocou a data como a terceira recordista em vendas - disputando, ano a ano, o posto com o Dia dos Namorados - e atrás apenas do Natal e Dia das Mães.

Agência Hélice



Na verdade o que emporta mesmo não são os presentes, mais sim toda a demonstração de carinho e respeito que temos a essa pessoa que Deus confiou a nossa guarda.

(Palavras do editor)