sábado, 16 de fevereiro de 2013

Terremotos atigem países neste sábado


Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu o centro de Roma por volta das 19h15 (horário de Brasília) deste sábado (16), de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e de Vulcanologia da Itália.

O epicentro do tremor foi a 90 quilômetros a sudoeste de Roma, próximo das cidades de Sora e Isola del Liri, e foi sentido na capital. Moradores de Nápoles e da região de Abruzzo também sentiram a terra tremer.

Até o momento, as autoridades não souberam precisar os danos causados pelo tremor e nem se houve vítimas.

A área onde o terremoto foi registrado é considerada como uma zona de alta periculosidade sísmica.

Mais tremores

Neste sábado, Filipinas e Nova Zelândia foram atingidas por terremotos. Um tremor de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas ou a possibilidade de um tsunami se forma.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro do sismo a 99,2 km de profundidade no mar e a 83 km da cidade de General Santos.

Já a Nova Zelândia foi atingida por um terremoto de magnitude 6,3, mas as autoridades também não lançaram nenhum alerta de tsunami nem anunciaram vítimas.

No último terremoto de grandes proporções no país, em fevereiro de 2011, 185 pessoas morreram depois que um sismo de magnitude 6,3 sacudiu a cidade de Christchurch, no sul, e danificou 30 mil construções.